Repository logo
 
Publication

Perspetiva do consumidor sobre o marketing de base de dados direto segurador português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Mafalda
dc.contributor.authorCaleira, João Pedro Borrego
dc.date.accessioned2021-04-27T10:29:15Z
dc.date.available2021-04-27T10:29:15Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.description.abstractCom o mundo cada vez mais digital é possível que a comercialização de seguros continue assente no modelo tradicional dos mediadores físicos? Para um millennial a resposta é um claro não, mas a indústria seguradora tem sido lenta na transição do modelo de negócio. Até muito recentemente, para contratar um seguro com uma das grandes seguradoras, o consumidor era obrigado a deslocar-se a um mediador físico para proceder à respetiva contratação. Todavia o mundo está a mudar e o marketing está a evoluir. Nesta dissertação será abordado o que é o marketing de base de dados direto, as suas práticas, a estrutura de uma estratégia que esteja em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e será analisado o panorama do mercado segurador português. Esta revisão de literatura providencia uma base para o estudo desta forma de marketing no mercado segurador. Adotada uma abordagem mista, a pesquisa efetuada através de um método qualitativo de observação participante permite identificar como as seguradoras portuguesas estão a utilizar os dados dos seus potenciais clientes para finalidades de marketing e se, ao fazê-lo, respeitam as regras do RGPD. Quanto à vertente quantitativa, o questionário realizado a uma amostra da população de clientes de seguradoras portuguesas demonstra qual a perceção do consumidor relativamente ao marketing destas organizações e revela as suas preferências quanto aos canais marketing de base de dados direto.pt_PT
dc.identifier.tid202707601pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36295
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de base de dadospt_PT
dc.subjectMarketing diretopt_PT
dc.subjectMercado segurador portuguêspt_PT
dc.subjectRGPDpt_PT
dc.subjectProteção de dadospt_PT
dc.titlePerspetiva do consumidor sobre o marketing de base de dados direto segurador portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
joao_caleira.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format