Repository logo
 
Publication

Aprender como criança, viver com sabedoria : relatório final

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.advisorLoff, Philippe Bernard, 1955-
dc.contributor.authorJesus, Sónia Margarida Oliveira
dc.date.accessioned2016-09-22T10:51:30Z
dc.date.available2016-09-22T10:51:30Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o papel do jardim de infância nos primeiros anos de vida de uma criança. É nesta fase que o desenvolvimento e a aprendizagem estão no seu auge, sendo fundamental um acompanhamento que visa complementar a ação educativa da família. Através de uma aprendizagem diversificada, a criança desenvolve habilidades cognitivas, sociais e motoras. A partir da observação e interação com grupos de crianças de diferentes idades foi possível estudar o seu desenvolvimento, recorrendo a diversas estratégias. Enfatizou-se o papel dos pais e do acompanhamento familiar, demonstrando que este tem fortes implicações no processo de aprendizagem. É também de realçar a importância do educador no sentido de motivar, aconselhar e conduzir a aprendizagem em direção a propósitos pré estabelecidos. Um dos objetivos fundamentais dos estágios passou por despertar a curiosidade intrínseca das crianças para que, ao invés das práticas comuns de ensino, fossem elas a procurar o conhecimento. Ambos os grupos demonstraram a curiosidade e interesse próprios da sua idade, procurando saber cada vez mais sobre os temas abordados. Foram também evidenciados os benefícios de permitir que a criança explore o seu ambiente, de forma livre, na configuração da pedagogia de participação. Da mesma forma, estudaram-se as preferências das crianças relativamente aos espaços e à organização do espaço pedagógico, com o intuito de melhorar as condições físicas inerentes à prática educativa. Os grandes marcos no desenvolvimento das crianças bem como os fatores que os impulsionaram são descritos e analisados em detalhe.pt_PT
dc.identifier.tid201516543
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14818
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectExperiências de Aprendizagempt_PT
dc.subjectParticipação Ativapt_PT
dc.titleAprender como criança, viver com sabedoria : relatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SONIA_JESUS.pdf
Size:
2.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: