Publication
Aprender como criança, viver com sabedoria : relatório final
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.advisor | Loff, Philippe Bernard, 1955- | |
dc.contributor.author | Jesus, Sónia Margarida Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T10:51:30Z | |
dc.date.available | 2016-09-22T10:51:30Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o papel do jardim de infância nos primeiros anos de vida de uma criança. É nesta fase que o desenvolvimento e a aprendizagem estão no seu auge, sendo fundamental um acompanhamento que visa complementar a ação educativa da família. Através de uma aprendizagem diversificada, a criança desenvolve habilidades cognitivas, sociais e motoras. A partir da observação e interação com grupos de crianças de diferentes idades foi possível estudar o seu desenvolvimento, recorrendo a diversas estratégias. Enfatizou-se o papel dos pais e do acompanhamento familiar, demonstrando que este tem fortes implicações no processo de aprendizagem. É também de realçar a importância do educador no sentido de motivar, aconselhar e conduzir a aprendizagem em direção a propósitos pré estabelecidos. Um dos objetivos fundamentais dos estágios passou por despertar a curiosidade intrínseca das crianças para que, ao invés das práticas comuns de ensino, fossem elas a procurar o conhecimento. Ambos os grupos demonstraram a curiosidade e interesse próprios da sua idade, procurando saber cada vez mais sobre os temas abordados. Foram também evidenciados os benefícios de permitir que a criança explore o seu ambiente, de forma livre, na configuração da pedagogia de participação. Da mesma forma, estudaram-se as preferências das crianças relativamente aos espaços e à organização do espaço pedagógico, com o intuito de melhorar as condições físicas inerentes à prática educativa. Os grandes marcos no desenvolvimento das crianças bem como os fatores que os impulsionaram são descritos e analisados em detalhe. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201516543 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14818 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Experiências de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Participação Ativa | pt_PT |
dc.title | Aprender como criança, viver com sabedoria : relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |