Publication
AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR EM ACOLHIMENTO RESIDENCIAL
dc.contributor.author | Miranda, Sandra Isabel | |
dc.contributor.author | Cruz-Santos, Anabela | |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T10:30:24Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T10:30:24Z | |
dc.date.issued | 2023-07-01 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento adequado da linguagem é central para que a criança desenvolva aprendizagens académicas e sociais. Objetivo: Avaliação da linguagem em 35 crianças em acolhimento residencial em quatro instituições sociais através da Grelha de Observação da Linguagem. De natureza quantitativa. Do total das estruturas da GOL-E (2ªEdição) três crianças encontram-se no percentil 50 e/ou acima deste. A maioria das crianças encontra-se em percentis inferiores aos expetáveis para a sua faixa etária. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças avaliadas revelaram um desempenho inferior ao nível das competências linguísticas quando comparadas com os resultados normativos expectáveis para a sua idade. Verificou-se a existência de crianças que apresentam perturbações da linguagem sem estarem formalmente identificadas no sistema educativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Miranda, S., Cruz-Santos, A. (2023) | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.58086/8cyw-8j72 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48504 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | acolhimento residencial; alunos em risco educacional; avaliação; dificuldades de linguagem | pt_PT |
dc.title | AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR EM ACOLHIMENTO RESIDENCIAL | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 72 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 50 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 26 | pt_PT |
person.familyName | Miranda | |
person.familyName | Cruz-Santos | |
person.givenName | Sandra Isabel | |
person.givenName | Anabela | |
person.identifier | A-6250-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 6C15-15C7-DA96 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3336-4268 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9985-8466 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55486913400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8162d3f1-0199-4988-8268-ef35640473c3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1139573d-e383-4439-a5cc-eaee5f9e3c65 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8162d3f1-0199-4988-8268-ef35640473c3 |