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A influência da inteligência artificial no processo de decisão de compra online do consumidor

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio
dc.contributor.authorAlves, Gabriela Mesquita Martins
dc.date.accessioned2023-05-16T10:38:23Z
dc.date.available2023-05-16T10:38:23Z
dc.date.issued2023-05-10
dc.date.submitted2023-03-09
dc.description.abstractA Inteligência Artificial está cada vez mais presente na atualidade, sendo que os profissionais de marketing têm recorrido à IA como forma de aplicar estratégias para melhorar o contacto com o consumidor. A presente dissertação tem como objetivo compreender a influência da Inteligência Artificial no processo de decisão de compra online, considerando a perspetiva do consumidor. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre os conceitos e ferramentas do marketing. De seguida, foi caracterizada a evolução e comportamento do consumidor, os processos de decisão de compra online e as Gerações X, Y e Z com o intuito de as diferenciar e compreendê-las em contexto de e-commerce. O último ponto da revisão da literatura foi dedicado à Inteligência Artificial, em que foi abordada a sua definição e conceitos relacionados. No contexto desta dissertação foi adotada a metodologia de abordagem qualitativa, recorrendo-se à realização de um focus group. Constatou-se que a implementação de estratégias de marketing com a aplicação de tecnologias de IA pode propiciar uma experiência personalizada, satisfatória e completa no processo de decisão de compra do consumidor. No entanto, o estudo realizado também revelou que existem consumidores que apresentam sentimentos de incómodo e invasão, devido à utilização excessiva de anúncios e propagandas por parte das empresas e marcas. A investigação traz um contributo para o enriquecimento do conhecimento científico de investigadores, profissionais e organizações. Os resultados poderão servir como base para o desenvolvimento e implementação de estratégias de inteligência artificial, tanto em lojas físicas como em ambientes digitais.pt_PT
dc.identifier.tid203289463pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44779
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInteligência Artificialpt_PT
dc.subjectProcesso de Decisão de Compra Onlinept_PT
dc.subjectConsumidor Onlinept_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleA influência da inteligência artificial no processo de decisão de compra online do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Comercial e Marketingpt_PT

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