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Authors
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Abstract(s)
Os sistemas de avaliação de desempenho, como é o caso do Balanced Scorecard (BSC),
promovem a monitorização da atividade organizacional, garantindo uma resposta
adequada e atempada aos desvios e uma correta alocação dos recursos às atividades e/ou
processos, resultando daí um melhor desempenho e criação de valor para os stakeholders.
O presente trabalho descreve o processo de implementação de um BSC, numa PME
portuguesa. Através do desenvolvimento deste instrumento de apoio à gestão pretende-se
otimizar o desempenho organizacional, melhorar os procedimentos internos criando para
o efeito uma base sólida de acompanhamento e controlo sustentável da estratégia. O
cruzamento de diferentes fontes de informação, como as entrevistas, a consulta de
documentos internos, a perceção das atividades desenvolvidas permitiu construir uma
ferramenta que se espera que dê o seu contributo para a melhoria da performance e
alcance dos resultados pretendidos.
Considerando a formulação estratégica seguida e, as análises efetuadas ao ambiente
externo e interno foi possível, a par com o CEO, definir um conjunto de objetivos que se
ajustam aos ideais da empresa. Tais como o crescimento da faturação internacional; o
aumento da carteira de clientes internacionais; a retenção de clientes; o controlo de
qualidade da produção; o melhor acompanhamento das vendas e dos seus clientes; a
melhoria das competências linguísticas e dos conhecimentos técnicos e, a melhoria da
comunicação interna.
Description
Keywords
Balanced scorecard Estratégia Gestão de desempenho