Repository logo
 
Publication

Novas tendĂȘncias de consumo nos Mercados Municipais: impacto da sustentabilidade na compra de produtos de origem local no Mercado do Livramento em SetĂșbal

dc.contributor.advisorCarvalho, LuĂ­sa Cagica
dc.contributor.advisorNunes, Sandra
dc.contributor.authorDurĂŁo, Paulo Jorge de Sousa
dc.date.accessioned2022-01-03T14:08:53Z
dc.date.available2022-01-03T14:08:53Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractA sustentabilidade tem sido referenciada como uma das tendĂȘncias que nas prĂłximas dĂ©cadas mais influenciarĂĄ os hĂĄbitos de consumo e as opçÔes de compra dos consumidores. A maior consciencialização dos impactos causados no ambiente pelas grandes cadeias de distribuição alimentar, tem impulsionado os consumidores a adotar atitudes mais positivas em relação ao consumo sustentĂĄvel e a procurarem modelos alternativos de consumo, direcionando as suas preferĂȘncias para alimentos mais saudĂĄveis e sustentĂĄveis, provenientes da produção local. Facto que tem contribuĂ­do para a discussĂŁo em torno do processo de revitalização dos Mercados Municipais. Este trabalho exploratĂłrio, pretende compreender se as preocupaçÔes dos consumidores com as questĂ”es da sustentabilidade influenciam a intenção de comprar mais alimentos de origem local nos Mercados. Foi escolhida uma metodologia de estudo de caso e trabalhada uma amostra (N=500), de consumidores do Mercado do Livramento em SetĂșbal (MLS), que responderam a um questionĂĄrio no Ăąmbito de um projeto designado “Mercados Municipais como Dinamizadores da Economia Local”. Os resultados quantitativos obtidos demonstraram que os consumidores do MLS sĂŁo consumidores conscientes e preocupados com as questĂ”es ambientais na esfera do consumo e as questĂ”es da sustentabilidade mostraram ser preditoras da intenção de comprar mais produtos de origem local, no Mercado.pt_PT
dc.description.abstractSustainability has been referenced as one of the trends that in the coming decades will most influence consumers' consumption habits and purchasing options. Increased awareness of the impacts caused on the environment by large food distribution chains has driven consumers to adopt more positive attitudes towards sustainable consumption and to seek alternative consumption models, directing their preferences towards healthier and more sustainable foods from local production. A fact that has contributed to the discussion around the revitalization process of the Municipal Markets. This exploratory work aims to understand if consumers' concerns about sustainability issues influence their intention to buy more locally-sourced foods in Municipal Markets. A case study methodology was chosen and a sample (N=500) of consumers at the Livramento Market in Setubal (LMS) answered a questionnaire as part of a project called "Municipal Markets as Local Economic Enablers". The quantitative results obtained showed that LMS consumers are conscious and concerned with environmental issues in the consumption sphere and sustainability issues have been shown to be predictors of the intention to buy more locally sourced products at the Market.pt_PT
dc.identifier.tid202816168pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38524
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectAlimentos locaispt_PT
dc.subjectConsumo sustentĂĄvelpt_PT
dc.subjectMercado do Livramento em SetĂșbalpt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectLocal foodpt_PT
dc.subjectSustainable consumptionpt_PT
dc.subjectLivramento Market in Setubalpt_PT
dc.titleNovas tendĂȘncias de consumo nos Mercados Municipais: impacto da sustentabilidade na compra de produtos de origem local no Mercado do Livramento em SetĂșbalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal
thesis.degree.nameMestrado em CiĂȘncias Empresariaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_MCE_PAULO DURAO.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format