Repository logo
 
Publication

Escola de inclusão vs sociedade integradora

dc.contributor.authorSilva, Luís Fernando de Madureira Ferrás da
dc.date.accessioned2012-10-27T09:33:06Z
dc.date.available2012-10-27T09:33:06Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractO presente trabalho visa proporcionar uma visão global do processo de integração de crianças portadoras de deficiência no ensino público, bem como as perspetivas futuras e respetiva integração profissional. O objetivo basilar foi abordar a inclusão escolar na sua dimensão psicossocial, legal e educativa, por um lado. Numa segunda fase procurou-se recolher dados relativos à integração profissional, às medidas legislativas existentes, bem como as críticas/sugestões de portadores de deficiência a exercer algum tipo de atividade profissional. Neste ponto também se recolheram informações junto de profissionais intervenientes no processo (professores, psicólogos, terapeutas, intérpretes, assistentes sociais, pais/responsáveis legais, empregadores), com vista a uma maior abrangência e objetividade de todo o processo. As entrevistas recolhidas visam essencialmente recolher o testemunho pessoal de quem é afetado diretamente quer pela deficiência, quer pelas medidas legislativas que têm vindo a ser implementadas. A inclusão escolar, de acordo com os testemunhos recolhidos, tem sido um sucesso, embora ainda existam arestas a limar. Por outro lado, a integração no mundo laboral nem sempre é fácil. É neste ponto que as maiores falhas continuam a sentir-se, como se poderá evidenciar nas entrevistas realizadas. Contudo, há a salientar que, aquando da escolarização dos entrevistados, o ensino especial ainda não era ministrado em regime de inclusão. No entanto, a maioria reconhece que a escola de inclusão é uma mais-valia para uma integração social e profissional de sucesso. Embora os resultados recolhidos da amostra se reportem à realidade açoriana, existem elos comuns com a realidade nacional. As dificuldades sentidas na conquista profissional só tende a ser dificultada em contexto nacional, onde a procura é muito mais significativa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2600
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectProfissão docentepor
dc.subjectDeficientepor
dc.subjectPapel do estadopor
dc.titleEscola de inclusão vs sociedade integradorapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LuisSilva.pdf
Size:
5.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: