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Educação para a igualdade de género: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico
| dc.contributor.advisor | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- | |
| dc.contributor.author | Rosa, Cátia Filipa Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-31T09:54:07Z | |
| dc.date.available | 2020-01-31T09:54:07Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório apresenta um estudo realizado para cumprir as exigências académicas do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio no 1.º Ciclo, numa turma de 2.º ano e enquadra-se na temática da igualdade de género. Partindo da questão central “Que estratégias/atividades posso promover para contribuir para alterar os estereótipos de género das crianças?” definiram-se como objetivos de investigação: Identificar estereótipos de género associados ao vestuário, às brincadeiras e às tarefas domésticas; promover atitudes positivas face à igualdade de género; planificar e implementar atividades lúdico-pedagógicas que tenham como objetivo a modificação de estereótipos de género; avaliar a receção das atividades lúdico – pedagógicas implementadas. Recorrendo à investigação qualitativa, adotou-se como estratégia geral de investigação, a investigação-ação, com recurso a notas de campo e à entrevista semiestruturada dirigida aos alunos e à professora cooperante. Partindo da análise das entrevistas realizadas aos alunos e às alunas, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo, elaborou-se uma sequência didática, desenvolvida com o grupo de crianças e cuja avaliação se centrou, para além da observação, na atividade “Quem pode fazer o quê?”. No final recorreu-se novamente à entrevista, desta vez, à professora cooperante, para perceber a sua perspetiva sobre o projeto. Discutimos e refletimos sobre os resultados obtidos e avaliamos até que ponto as atividades lúdico-pedagógicas contribuíram para alcançar os objetivos da investigação. A realização desta investigação permite compreender que de alguma forma houve uma mudança positiva nas conceções evidenciadas pelas crianças, demonstrada pela diminuição dos estereótipos de género associados ao vestuário, às brincadeiras e as tarefas domésticas | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202381382 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31145 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Igualdade de Género | pt_PT |
| dc.subject | Intervenção Educativa | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Estudo do Meio | pt_PT |
| dc.title | Educação para a igualdade de género: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
