Repository logo
 
Publication

Educação para a igualdade de género: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorMota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
dc.contributor.authorRosa, Cátia Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2020-01-31T09:54:07Z
dc.date.available2020-01-31T09:54:07Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente relatório apresenta um estudo realizado para cumprir as exigências académicas do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio no 1.º Ciclo, numa turma de 2.º ano e enquadra-se na temática da igualdade de género. Partindo da questão central “Que estratégias/atividades posso promover para contribuir para alterar os estereótipos de género das crianças?” definiram-se como objetivos de investigação: Identificar estereótipos de género associados ao vestuário, às brincadeiras e às tarefas domésticas; promover atitudes positivas face à igualdade de género; planificar e implementar atividades lúdico-pedagógicas que tenham como objetivo a modificação de estereótipos de género; avaliar a receção das atividades lúdico – pedagógicas implementadas. Recorrendo à investigação qualitativa, adotou-se como estratégia geral de investigação, a investigação-ação, com recurso a notas de campo e à entrevista semiestruturada dirigida aos alunos e à professora cooperante. Partindo da análise das entrevistas realizadas aos alunos e às alunas, cujos dados foram sujeitos a análise de conteúdo, elaborou-se uma sequência didática, desenvolvida com o grupo de crianças e cuja avaliação se centrou, para além da observação, na atividade “Quem pode fazer o quê?”. No final recorreu-se novamente à entrevista, desta vez, à professora cooperante, para perceber a sua perspetiva sobre o projeto. Discutimos e refletimos sobre os resultados obtidos e avaliamos até que ponto as atividades lúdico-pedagógicas contribuíram para alcançar os objetivos da investigação. A realização desta investigação permite compreender que de alguma forma houve uma mudança positiva nas conceções evidenciadas pelas crianças, demonstrada pela diminuição dos estereótipos de género associados ao vestuário, às brincadeiras e as tarefas domésticaspt_PT
dc.identifier.tid202381382pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31145
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIgualdade de Géneropt_PT
dc.subjectIntervenção Educativapt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.titleEducação para a igualdade de género: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CATIA_ROSA.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: