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A doação, por legado de Maria da Conceição Veloso Salgado, ao Museu Nacional de Arte
Contemporânea – Museu do Chiado do espólio artístico outrora pertencente ao seu avô, o
pintor José Veloso Salgado, proporcionou a oportunidade única de estudar e intervencionar
obras de grande valor artístico do próprio, e de artistas como José Malhoa, Luciano Freire,
Adriano Sousa Lopes, entre outros. O presente documento tem como objetivo expor o
trabalho desenvolvido no espólio, em contexto de estágio curricular do Mestrado de
Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, realizado no Laboratório José de
Figueiredo – Direção-Geral do Património Cultural.
Numa primeira parte deste relatório, aborda-se a identificação e descrição do espólio, a sua
caracterização técnica e material, levantamento do estado de conservação das peças que
contribuíram para a definição das metodologias de intervenção a adotar. As intervenções
realizadas, que não abrangeram todo o espólio por constrangimentos logísticos e temporais,
seguiram critérios, quer conservativos, quer de restauro, com o intuito não só de estabilizar
as obras a nível material, como conferir uma melhor leitura, tendo em mente a sua
incorporação numa instituição museológica e exposição futura. É feita uma reflexão crítica
que expõe a necessidade de uma investigação mais aprofundada que complemente as lacunas
do presente trabalho, assim como a urgência de intervenções conservativas futuras nas
restantes obras do espólio. Aborda-se ainda o futuro do espólio após a sua incorporação num
contexto museológico como o do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do
Chiado.
A segunda parte consiste na apresentação de outras intervenções de conservação e restauro
realizadas no contexto do estágio curricular, nas instalações do Museu Nacional de Arte
Contemporânea – Museu do Chiado.
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Keywords
Espólio Veloso Salgado Conservação; Restauro