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Promover interações sociais num aluno com perturbação do espectro do autismo

dc.contributor.advisorRamalho, Anabela Bárbara Domingues Panão Góis, 1956-
dc.contributor.authorMarcelino, Isabel Maria Fernandes Simões dos Santos
dc.date.accessioned2016-03-04T14:37:22Z
dc.date.available2016-03-04T14:37:22Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstract“Promover as interações sociais num aluno com Perturbação do Espectro do Autismo – Estudo de Caso” é a temática do nosso trabalho, no qual pretendemos conhecer a especificidade desta problemática, através de uma investigaçãofundamentada séria e rigorosa. Nas crianças/jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), as capacidades para desenvolver interações sociais recíprocas são limitadas, caracterizando-se pela existência de um ou mais padrões de interesses comportamentais por vezes invulgares, pela ausência de iniciações sociais com os seus companheiros e falta de sensibilidade às iniciativas dos outros. Evitam, frequentemente, o contacto social e isolam-se. Estas características dificultam o convívio e o jogo com os pares. A revisão da literatura sobre esta problemática vai mostrando consistentemente, que os melhores contextos para aprender são os inclusivos. Contudo, adverte para o facto da simples colocação em cenários inclusivos, não é garantia de qualidade interativa ou educativa. É necessário que as escolas assumam e valorizem os seus conhecimentos e as suas práticas, que encarem a diferença como um desafio e uma oportunidade para a criação de novas situações de aprendizagem, que sejam capazes de inventariar o que está a impedir a participação de todos, que se disponibilizem para utilizar os recursos disponíveis e para gerar outros. O nosso estudo passou pela implementação de treino de pares, após sensibilização para a problemática, dotando o grupo/turma de competências na tentativa de os tornar mais aptos socialmente na interação com o seu colega. Pretendeu-se também proporcionar ao aluno com PEA experiencia social positiva, suscetível de o tornar mais competente, mais participativo e autónomo na comunidade em que está inserido. Os resultados obtidos, vêm corroborar o nosso objetivo, indo ao encontro da nossa pretensão um aumento das interações sociais - resultado de uma triangulação de estratégias: treino de pares, trabalho com o aluno e agentes educativos.pt_PT
dc.identifier.tid201334402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11711
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrianças Autistaspt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectEstudos de Casopt_PT
dc.titlePromover interações sociais num aluno com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.title.alternativeestudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

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