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Formação do atirador Explorador no Sec XXI: adaptação à complexidade do Campo de Batalha

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Abstract(s)

O presente Trabalho de Investigação Aplicada é um estudo no âmbito da formação do Atirador Explorador, militar da categoria de praças, que integra as Unidades de Reconhecimento. Atualmente, não há um referencial aceite pelo Exército onde a formação de Atirador Explorador se encontre conceptualizada. É importante a criação deste Referencial de Curso, aprovado e adaptado à complexidade atual dos teatros de operações e cuja relevância não só é elevada para o Exército Português como também, e essencialmente, para a Arma de Cavalaria. O objetivo do presente trabalho é compreender como se processa a formação do Atirador Explorador no Exército Português, bem como compreender de que forma é concretizada pelos Exércitos dos Estados Unidos da América e da Espanha. A análise dos requisitos do Atirador Explorador segundo a proficiência técnica, o desembaraço tático e a capacidade física permitem compreender a adaptação do militar às necessidades do campo de batalha atual e ainda comparar os três países em estudo. Para a concretização da presente investigação foram utilizadas diferentes ferramentas, tais como a pesquisa bibliográfica, a análise dos diferentes planos de estudos do Atirador Explorador de cada país e a análise qualitativa das respostas obtidas através de uma entrevista realizada a Oficiais de Cavalaria do Exército Português. Com o desenvolvimento do projeto foi possível compreender que o Exército Português atribui uma elevada importância à capacidade técnica do Atirador Explorador, bem como o Americano, contudo o Exército Espanhol atribuí mais importância ao desembaraço tático. Foi também neste sentido que se entendeu a necessidade de alteração da formação do Atirador Explorador com um Referencial de Curso atualizado que combinasse um intervalo de tempo maior de formação com uma atualização das competências do Atirador Explorador. O desenvolvimento do presente trabalho possibilitou o surgimento de uma proposta para o Referencial de Curso que se constituí como um primeiro passo, para todo o processo da criação do mesmo, adaptado ao contexto atual.

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Proficiência Técnica Desembaraço Tático Condição Física

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