Repository logo
 
Publication

O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e a sua perceção quanto à importância da atividade física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Fernando
dc.contributor.authorMarques, Catarina
dc.date.accessioned2023-04-06T09:51:54Z
dc.date.available2023-04-06T09:51:54Z
dc.date.issued2023-01-16
dc.description.abstractA Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Desta forma, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da Educação Física seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) caracteriza o ano curricular ao qual o professor estagiário aplica as suas aprendizagens num contexto real de ensino, sob orientação de um Orientador Cooperante, assim como todo o envolvimento na vida da comunidade educativa onde se realiza o estágio. Ao longo do processo é esperado que o professor estagiário desenvolva a sua capacidade para refletir acerca dos seus conhecimentos e práticas. A PES responsabiliza de forma progressiva o professor estagiário pelas atividades letivas, iniciando com uma primeira fase de observação e registo das aulas e outras atividades do Orientador Cooperante (OC), passando por uma fase de partilha da organização e gestão da aula entre estagiário e OC, e por último, a fase onde o professor estagiário assume todas as responsabilidades da regência das aulas, sob a supervisão do Orientador Cooperante. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final tem por base o Decreto-Lei nº 240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário, e é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido ao longo da PES e tem como título “O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da Educação Física no Ensino Secundário e a sua perceção quanto à importância da Atividade Física.” Os objetivos deste artigo são perceber a preferência que as raparigas têm em relação à oferta formativa da Educação Física escolar e a sua perceção quanto à importância da atividade física, através da aplicação de dois questionários. O estudo incluiu uma amostra de 146 raparigas das escolas do concelho de Alcobaça. Como resultados, foi possível verificar que o Badminton e o Voleibol são as modalidades com maior grau de preferência e que as raparigas consideram que a atividade física é um contributo fundamental para um estilo de vida saudável.pt_PT
dc.identifier.tid203255178pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44455
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectAtividade físicapt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleO grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e a sua perceção quanto à importância da atividade físicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Catarina Marques.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: