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Abstract(s)
O presente estudo centra os seus objectivos na análise da escolarização e formação nos estabelecimentos prisionais como meio facilitador da reintegração de ex-reclusos aquando da sua libertação.
O seu enquadramento teórico envolve as temáticas referentes ao funcionamento de instituições fechadas, a reinserção social, a educação de adultos e à escola na prisão.
As metodologias utilizadas nesta investigação são de carácter qualitativo, sendo aplicadas entrevistas semi-abertas a um pequeno número de oito ex-reclusos provenientes do Estabelecimento Prisional Regional de Angra do Heroísmo e a duas voluntárias de duas entidades diferentes (Casa de São Jorge e Grupo Vicentino da Obra da Cadeia) que prestam apoio junto dos reclusos deste estabelecimento prisional.
A partir dos resultados obtidos, o estudo revela-nos que a escola na prisão parece ser agente facilitadora de reinserção social tanto dentro como fora do estabelecimento prisional: promove o bem-estar do indivíduo, assim como a sua auto-estima e auto-confiança, incentivando-o para uma mudança de vida pela positiva e tornando-o participativo na comunidade como cidadão; promove um ambiente menos hostil dentro do estabelecimento pois leva a melhorias de comportamento. O aumento da escolaridade facilita a obtenção de emprego e melhoria no desempenho do mesmo. Os laços estabelecidos com os formadores permite ao recluso sentir algum apoio durante o período de encarceramento, podendo usufruir desse, mesmo em liberdade.
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Keywords
Educação de Adultos Integração Social Presos