Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
22.01 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Ao longo das minhas vivências pessoais e percurso académico fui-me deparando
com injustiças para com aqueles que num “golpe de azar “ nasceram com algum problema
que os fazia necessitar de estratégias pedagógicas especiais. A igualdade não é sinónima de
justiça. E tratar com justiça é tratar cada um segundo as suas circunstâncias. Esta
perspectiva fez-me ter vontade de me especializar em Educação Especial para estar melhor
preparada, de forma a contribuir para atenuar as necessidades educativas de cada criança.
Escolhi o tema Perturbação do Espectro do Autismo por ser um desafio. Neste
sentido optei por verificar a importância da Expressão Plástica na socialização de crianças
com Perturbações do Espectro do Autismo porque a arte é a forma como o ser humano
apreende a realidade e é interessante ver como ela pode ou não influenciar o indivíduo na
sua socialização, principalmente, quando ele é portador autismo .
O meu trabalho terá como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a influência
da Expressão Plástica no Autismo, nomeadamente, na socialização de crianças.
A interação social das crianças autistas em casa é limitada, faltando-lhes iniciativa e
sensibilidade para com os outros. Evitam o contato social refugiando-se nelas mesmas.
Será a Expressão Plástica um meio importante para a estimulação e inclusão das crianças
autistas? Esta área, através de métodos e técnicas específicas, ajuda estas crianças nas
suas limitações e na interação social permitindo-lhes adquirir novos conhecimentos?
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Autismo Expressão plástica