Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Percepção de enfermeiros sobre as 3S –Smart Safe Shoes: meias para prevenção de quedas
    Publication . Martins, MM; Ribeiro, Olga; Rodrigues, Cecília Maria; Santos, Célia; Gomes, Bárbara; Silva, João Miguel Almeida Ventura
    Objetivo: analisar a percepção dos enfermeiros sobre o uso das 3S - Smart Safe Shoes na sua fase de protótipo e os resultados da avaliação do seu uso por idosos internados. Método: estudo de carater exploratório, descritivo e misto, entre novembro de 2021 e março de 2022. Incluiu idosos internados com capacidade de deambulação e identificados com risco de queda; e enfermeiros especialistas. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva e os qualitativos a partir de análise temática. Resultados: participaram 28 idosos e sete enfermeiros, ambos concordaram que as 3S – Smart Safe Shoes são confortáveis. Os enfermeiros consideram que as meias se adaptaram perfeitamente às diferentes regiões anatômicas do pé e que apresentam propriedades antiderrapantes nos pisos testados; e na maioria das situações, permitem uma boa mobilidade dos dedos, em todos os movimentos tibiotársicos (86%). Todos os enfermeiros destacam a facilidade de calçar as meias e consideram que estas devem ser incluídas como um elemento em estratégia de prevenção de quedas. Conclusão: as 3S - Smart Safe Shoes reunem as características necessárias para garantir uma marcha segura em idosos internados e o seu uso deve ser considerado em outros contextos.
  • Ensinando enfermagem de família em contexto hospitalar recorrendo a um instrumento lúdico
    Publication . Fernandes, Carla Sílvia; Martins, MM; Gomes, Bárbara
    Este trabalho consiste no relato de uma experiência na utilização de um jogo para refletir na Família como Foco dos Cuidados de Enfermagem em Meio Hospitalar. Cientes da importância da inclusão da família no contexto de cuidados, foi planeado um programa educativo num grupo de duzentos enfermeiros de um hospital, com a inclusão de um jogo. Esta estratégia fundamenta-se na crença da existência de uma relação entre o jogo e a aprendizagem. O jogo causa prazer, interacção no grupo e desafia, permitindo a aprendizagem através da própria descoberta e provocando curiosidade e pesquisa. O jogo intitulado Family Nursing Game tem como finalidade o ensino sobre Enfermagem de Família, divulgando a implementação do Modelo de Calgary de Avaliação e Intervenção em Família (MCAIF).