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  • Educação de infância em Portugal: discursos, projetos e práticas (1834 -1974)
    Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
    O presente trabalho constitui um bosquejo dos caminhos da educação de infância em Portugal, ao longo de 150 anos, entre 1834 e o fim do Estado Novo, em abril de 1974. Visa produzir uma leitura compreensiva da evolução do pensamento e ação sobre o cuidar e educar das crianças na primeira infância. Centra-se na análise do discurso oficial, no pensamento e debate pedagógico, bem como na sua concretização. O corpus documental é constituído pela produção legislativa e por uma coletânea de textos sobre a educação infantil, compilados na imprensa de educação e ensino. Estas fontes oferecem uma aproximação às ideias, propostas, projetos e iniciativas que, seja por via do Estado ou corporizadas pela sociedade civil, se foram esboçando, estiilando ou concretizando no longo período de construção da modernidade em Portugal. Ao Sujeitas ao método crítico e à análise de conteúdo, o seu escrutínio permitiu observar que a difusão das ideias e a concretização de políticas e instituições educativas destinadas a esta faixa etária, profundamente marcadas pelas condições materiais e simbólicas da formação social portuguesa, foi morosa e eivada de dificuldades. Em larga medida, expressão do locus nacional, traduziu uma apropriação de teorias e práticas internacionais.
  • Discursos sobre a emergência da educação de infância formal em Portugal (1880-1950)
    Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
    Neste artigo busca-se uma compreensão das ideias sobre a educação da segunda infância em Portugal, entre finais do século XIX e meados do seguinte. Compulsaram-se um conjunto de revistas de educação publicadas em Portugal. A análise detetou tendências e nuances do processo de modernização pedagógica. Certos autores defendem o ambiente familiar como o mais adequado para a educação da infância, destacando a mulher como mãe e educadora, outros denunciam a sua impreparação, advogando a sua formação e sustentavam a conveniência da educação de infância em instituições, segundo as modernas propostas pedagógicas. Estes últimos tenderam a manifestar posicionamentos idênticos aos que se expressam em outros países europeus sobre os modelos pedagógicos direcionados especificamente à segunda infância.
  • Early childhood education in Portugal : discourses, projects and practices (1834-1974)
    Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
    O presente trabalho constitui um bosquejo dos caminhos da educação de infância em Portugal, ao longo de 150 anos, entre 1834 e o fim do Estado Novo, em abril de 1974. Visa produzir uma leitura compreensiva da evolução do pensamento e ação sobre o cuidar e educar das crianças na primeira infância. Centra-se na análise do discurso oficial, no pensamento e debate pedagógico, bem como na sua concretização. O corpus documental é constituído pela produção legislativa e por uma coletânea de textos sobre a educação infantil, compilados na imprensa de educação e ensino. Estas fontes oferecem uma aproximação às ideias, propostas, projetos e iniciativas que, seja por via do Estado ou corporizadas pela sociedade civil, se foram esboçando, estiilando ou concretizando no longo período de construção da modernidade em Portugal. Ao Sujeitas ao método crítico e à análise de conteúdo, o seu escrutínio permitiu observar que a difusão das ideias e a concretização de políticas e instituições educativas destinadas a esta faixa etária, profundamente marcadas pelas condições materiais e simbólicas da formação social portuguesa, foi morosa e eivada de dificuldades. Em larga medida, expressão do locus nacional, traduziu uma apropriação de teorias e práticas internacionais.