Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Estimular a Ciência Aberta : comunicando com docentes e investigadoresPublication . Sanches, TatianaOs bibliotecários do ensino superior têm desenvolvido estratégias formativas direcionadas aos estudantes. No entanto, é premente um apoio mais direto aos docentes e investigadores, especialmente no que se refere à Ciência Aberta, às suas ferramentas e às competências que podem contribuir para a produção, organização e difusão do conhecimento. É, pois, importante fazer chegar a estes atores-chave os benefícios da Ciência Aberta. Quaisquer oportunidades de divulgação dos conceitos, práticas associadas e proveitos da Ciência Aberta devem ser transmitidos, ativando assim uma melhor comunicação e estimulando boas práticas focadas na pesquisa de fontes abertas, na organização de dados abertos e na publicação e divulgação do conhecimento científico em acesso aberto. O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e o seu contributo para a Ciência Aberta, através do fornecimento de ferramentas e informação aos docentes e investigadores de ensino superior. O estudo centra-se numa revisão da literatura que elenca os benefícios e ferramentas da Ciência Aberta, a par das competências requeridas para os investigadores, a partir da qual é feito o relato de uma experiência desenvolvida por bibliotecários de ensino superior em Portugal. Esta experiência mostra como se pode fomentar a circulação de conhecimento em torno da Ciência Aberta e, por consequência, estimular boas práticas que envolvam o bom uso da informação, particularmente em acesso aberto, junto de professores e investigadores. O estudo revela uma estratégia de divulgação que tem como objetivo dar suporte a docentes e investigadores nos seus objetivos académicos e científicos: a folha volante em formato virtual SABIA QUE… A biblioteca disponibiliza formação tutorial e divulga esta documentação de apoio, o que permite o desenvolvimento de competências em áreas como: pesquisa de informação avançada, fatores de impacto, escolha de revistas para publicação, criação e gestão de perfis de investigador, autoarquivo da produção científica, gestão de dados científicos, entre outras. O principal desafio que o estudo revela é que os docentes e investigadores possam aceder a ferramentas práticas que os ajudem no seu quotidiano, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais autónomos, reflexivos e críticos no que toca à Ciência Aberta. Estas são aprendizagens essenciais para os participantes deste movimento, potenciando o progresso da investigação e a sua difusão em larga escala.