Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Sexualidade e género no discurso dos media : um projecto de investigação no CIDTFF
    Publication . Teixeira, Filomena; Martins, Isabel P.; Veiga, M. Luísa; Couceiro, Fernanda; Sá, Patrícia; Correia, Maria Rui; Marques, Fernando M.; Folhas, Dulce; Portugal, Sílvia; Vilaça, Teresa; Silva, Isolina Virgínia Pereira da; Cardoso, Sofia
    Neste poster será apresentado um projecto de investigação em curso no Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF da Universidade de Aveiro, que tem por objectivos: i) analisar o repertório das representações de sexualidade e de género simbolizado no discurso dos media enquanto estratégia de constituição de identidades e subjectividades culturais; ii) integrar nas competências profissionais dos(as) professores(as) a abordagem didáctica de novos suportes, conteúdos e linguagens dos media que as crianças e jovens usam no seu quotidiano; iii) avaliar o impacte de dispositivos metodológicos de questionamento do currículo cultural desenhado pelos media na qualidade da formação inicial e contínua de professores(as).
  • Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores
    Publication . Rodrigues, Ana V.; Galvão, Cecilia; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Teixeira, Filomena; Sá, Patrícia; Neto, Teresa; Vieira, Rui; João, Patrícia
    O estudo que se apresenta teve como principaL finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvoLvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de pLanificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formaL em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de anáLise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curricutares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvoLver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.