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Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

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  • Hipersexualização, género e media
    Publication . Teixeira, Filomena
    No âmbito do projeto “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores/as” realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, foram analisados pela equipa de investigação e por outras investigadoras envolvidas em projetos de mestrado e de doutoramento, anúncios publicitários, videojogos, séries televisivas, desenhos animados, revistas, jornais e videoclips. Para cada um dos media objeto de estudo desenharam-se e implementaram-se dispositivos metodológicos de questionamento dos conteúdos de sexualidade e género presentes no currículo cultural. Elaboraram-se guiões didáticos, utilizados e validados numa oficina de formação de professores/as. Os resultados obtidos permitem constatar que os media analisados veiculam representações de sexualidade e género; que naturalizam estereótipos e formas de dominação; que as crianças e jovens aderem a uma educação que integre questões de sexualidade e media no currículo escolar; e que os/as professores/as, quando sensibilizados para a temática, sentem que a sua abordagem educativa se torna premente. Esta comunicação ao divulgar os resultados do referido projeto, pretende ainda sinalizar uma outra problemática, no quadro de uma educação em sexualidade que privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos – a hipersexualização do espaço público – enquanto fenómeno social e mediático que afeta sobretudo crianças e jovens do sexo feminino.
  • Ressignificar os processos de subjetivação das questões de género e sexualidade em agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro : uma proposta construtivista para docentes e estudantes do ensino secundário
    Publication . Pereira Junior, Marcus Vinicius de Paula |; Teixeira, Filomena; Nacimento, Tatiana Galieta
    A humanidade tem atravessado importantes transformações onde se ressaltam avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade e a rutura de práticas que permeiam a heteronormatividade e o binarismo. Tais mudanças têm ocorrido em diferentes contextos, incluindo a escola e onde, no âmbito deste projeto, importa entender como esta se vem adaptando às mudanças no universo das relações de género e sexualidade e como pensam e se posicionam docentes e estudantes, muitas vezes reprodutores/as de discursos discriminatórios. Este projeto tem por objetivos: i) apreender sobre a ressignificação de pensamentos, comportamentos e práticas de docentes e estudantes do ensino secundário de agrupamentos de escolas do Distrito de Aveiro, relativamente às questões de género e sexualidade; ii) avaliar através de entrevistas semiestruturadas e numa perspetiva interdisciplinar e transdisciplinar como docentes reproduzem ou ressignificam as relações de género e sexualidade, com influência direta na construção de um processo educacional mais inclusivo; iii) analisar, através de inquéritos específicos, como estudantes reproduzem atitudes excludentes que, muitas vezes, resultam de comportamentos sustentados no próprio meio escolar. A partir da coleta e análise de dados e pensando em estratégias de intervenção, propõe-se: i) a implementação de atividades de formação destinadas a docentes e estudantes que, no quadro dos direitos humanos, contribuam para o acompanhamento das mudanças atuais nas políticas de subjetivação das questões de género e sexualidade; ii) a promoção de uma consciencialização extra-muros, através de propostas de sensibilização da comunidade local, envolvendo ativamente o público estudantil. Tratando-se de um projeto que une investigação através de estudos de caso e intervenção, de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se a aplicação de inquéritos e entrevistas centrados na temática, bem como atividades de formação e divulgação que contem com a participação ativa do espaço escolar e que se integrem à comunidade. Pretende-se desta forma que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas quanto às relações de género e sexualidade, com reflexo na comunidade, confirmando o papel da Educação na promoção da inclusão, do respeito mútuo e da diversidade, com um olhar mais crítico sobre atitudes direcionadas às mulheres e a pessoas LGBTQIAP+.