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- Educação para o desenvolvimento sustentável no domínio das alterações climáticas : a formação de professores do ensino básicoPublication . Silveira, Susana Maria Mendes; Teixeira, FilomenaO estado de emergência planetário impôs o desenvolvimento de um quadro referencial estratégico em matéria de ambiente a nível internacional, no qual se destaca a Educação para o Desenvolvimento Sustentável no domínio climático. Sustentado numa metodologia de revisão, o presente estudo tomou como objetivo analisar referências atuais indicativas de problemas e de respostas na educação científica no domínio da alteração climática, em particular na formação de professores. Como reflexão final, evidencia-se que as instituições de ensino superior que formam professores/as devem assumir a formação em domínios científicos e pedagógicos que os/as habilitem na sua futura prática docente a usar metodologias de ensino e de aprendizagem adequadas para a promoção da literacia ambiental e ecológica. Tais práticas devem possibilitar aprendizagens a nível cognitivo, procedimental e atitudinal, convergentes com os processos de mitigação e adaptação à Alteração Climática.
- O meio co(n)vida : relato de uma prática integrada de ciências naturais e matemática na formação docentePublication . Teixeira, Filomena; Silveira, Susana Maria Mendes; Vaz, Dulce Maria Simões Santos; Santiago, A.; Cruz, CatarinaEste relato de práticas apresenta uma oficina de formação desenvolvida, durante o ano letivo 2020-2021, na Escola Superior de Educação de Coimbra por uma equipa multidisciplinar e funcionalmente diferenciada que a implementou com cooperantes e estagiárias do 2.º Ciclo do Ensino Básico em três escolas públicas de Coimbra, no âmbito da Prática Educativa do Curso de Mestrado de Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A ação intitulada “O Meio Co(n)VIDA: As Ciências Naturais e a Matemática na Formação de Professores” teve como finalidades: i) construir práticas integradas envolvendo domínios de Ciências Naturais e de Matemática; ii) conceber recursos pedagógicos e/ou didáticos para utilizar em sala de aula; iii) implementar e avaliar, em sala de aula, práticas, metodologias e materiais desenvolvidos; e iv) refletir sobre o modelo integrado de prática pedagógica. Os resultados revelaram a apropriação de práticas integradas entre Ciências Naturais e Matemática, facilitando a mobilização de conteúdos entre as duas disciplinas, em sala de aula, e ainda, a articulação curricular com outras áreas. Conclui-se que a articulação da formação contínua e inicial, que propusemos e vivenciámos nesta ação, se constituiu potenciadora de múltiplas aprendizagens, para estagiárias, cooperantes e formadores/as, refletidas nos alunos e alunas das escolas participantes.