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Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

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  • Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
    Publication . Purificação, Marcelo Máximo; Teixeira, Filomena; Catarino, Elisângela Maura; Santana, Maria Luzia Da Silva; Soares, Katielly Vila verde Araújo; Pereira, Vanessa Alves
    Este texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpodo Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil –ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores -Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogiado Corpo -o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho –funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais.
  • Educação em ciências: interações e desafios
    Publication . Teixeira, Filomena; Paixão, Fátima; Frias, Ana; Silveira, Susana; Vaz, Dulce; Morgado, José
  • Processos de organicidade e integração da educação brasileira 4
    Publication . Máximo, Marcelo; Teixeira, Filomena; Borges, Guilherme Sousa
  • Questões sobre gênero : novos paradigmas e horizontes
    Publication . Bortolozzi, Ana Cláudia; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal; Teixeira, Filomena; Chagas, Isabel; Vilaça, Teresa; Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira; Melo, Sonia Maria Martins de; Rossi, Célia Regina; Martins, Isabel P.
  • Novas configurações nas relações de género e sexualidade na escola: uma investigação-ação com docentes e estudantes do ensino secundário
    Publication . Junior, Marcus Vinicius de Paula Pereira; Teixeira, Filomena; Rodrigues, Ana V.; Nacimento, Tatiana Galieta
    A humanidade tem atravessado importantes transformações ressaltando-se avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade a par da rutura de práticas machistas, binárias e heteronormativas. Tais mudanças têm ocorrido, ativamente, em diferentes contextos sociais incluindo a escola, onde importa entender as dinâmicas de adaptação às alterações nas relações de género e sexualidade através de pensamentos e posicionamentos quer de estudantes quer de docentes, muitas vezes, reprodutores de discursos misóginos e LGBTfóbicos. O estudo que se apresenta tem por objetivos: i) identificar práticas escolares no âmbito da educação em sexualidade; ii) diagnosticar conceções de docentes e estudantes sobre as relações de género e sexualidade; iii) desenvolver um projeto de intervenção sobre questões de género e sexualidade no ensino secundário; iv) avaliar os efeitos do projeto nas conceções de docentes sobre a organização de novas configurações das questões de género e sexualidade; v) avaliar o projeto através da voz dos e das participantes, estendendo-o à comunidade. Tratando-se de uma investigação-ação de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se, logo no início, auscultar os e as participantes, através de questionários e entrevistas centrados em questões de género e sexualidade, construindo, em seguida, um plano de intervenção através de atividades extramuros que contem com a participação ativa da escola. Por ser ainda um projeto a desenvolver, espera-se que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas, com reflexo na comunidade, quanto à necessidade de repensar comportamentos direcionados para mulheres e população LGBTQIAP+.
  • Nem Sagrada, Nem Profana – Simplesmente Geni: Representações culturais no canto de Chique Buarque de Holanda / Nor Sacred, Nor Profan - Simply Geni: Cultural Representations on the music from Chique Buarque de Holanda
    Publication . Purificação, Marcelo Máximo; Catarino, Elisângela Maura; Muller, Fabiano Hector Lira; Gonçalves, Ronne Clayton De Castro; Teixeira, Filomena; Paz, Claudia Denis Alves da
    A personagem Geni de Chique Buarque de Holanda, aparece como uma das figuras mais emblemáticas da música popular brasileira; vista e analisada por diversas áreas do conhecimento, Geni é alvo de várias verdades e conceitos. Este trabalho, não pretende desvendar quem é Geni, mas sim, suscitar diálogos e reflexões sobre as representatividades que essa figura nos traz, vistas a partir da letra da canção em liames com o aparato teórico dos Estudos Culturais (EC).
  • A construção da horta vertical : um projeto de aprendizagens integradas no 1.º ciclo do ensino básico com uma abordagem CTSA
    Publication . Fernandes, Sílvia; Silveira, Susana; Teixeira, Filomena
    "De que modo a construção de uma horta vertical poderá contribuir para a promoção de aprendizagens integradas e convergentes com as políticas educativas para a sustentabilidade ambiental no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico implementação de um projeto, enquadrado numa investigação-ação de natureza qualitativa, realizado com crianças de uma turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) de Coimbra, que adotava como modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Utilizou-se a Metodologia de Trabalho por Projeto numa abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados, através da observação participante, notas de campo, fotografias, vídeos e produções das crianças. As atividades desenvolvidas ao longo do estudo, tomando em consideração os interesses e motivação das crianças, possibilitaram aprendizagens ativas, integradas e convergentes com as políticas educativas para a sustentabilidade ambiental no currículo do 1.º CEB. Os resultados revelaram uma evolução na compreensão de conceitos relacionados com a agricultura e o uso sustentável de água. A natureza da metodologia de trabalho por projeto permitiu desenvolver o currículo numa perspetiva de integração disciplinar, contextualizada por questões societais e ambientais, bem como o desenvolvimento de competências transversais que facilitaram a sua compreensão holística.
  • Trabalho por projeto com estudantes de formação inicial em educação básica, no domínio da ação climática
    Publication . Silveira, Susana; Teixeira, Filomena; Martins, Filomena
    A complexidade científica e o grau de incerteza implicados nos processos de alterações climáticas têm sido apontados como fatores limitantes na implementação de práticas de professores/as no Ensino Básico neste domínio temático. Trata-se de um tema emergente e que integra os referenciais de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, que requer a sua aplicação no desenvolvimento curricular. Antecipando-se o reconhecido isomorfismo da formação, importa, durante a formação inicial de professores/as do Ensino Básico, proporcionar práticas letivas que fomentem o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes, no domínio temático das alterações climáticas que habilitem para uma intervenção pedagógica. Neste contexto, incentivou-se o envolvimento dos/as estudantes numa abordagem de Trabalho por Projeto com os objetivos seguintes: a) reconhecer as conceções de estudantes do 3º ano da licenciatura em Educação Básica sobre os processos inerentes às alterações climáticas; b) promover o desenvolvimento de aprendizagens e de competências-chave na educação para o desenvolvimento sustentável, focado neste tema; e c) fomentar a conceção de estratégias de intervenção pedagógica em contexto educativo no domínio da ação climática, que permitam o desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, socioemocional e comportamental fundamentais para a operacionalização da aclamada transformação socioambiental. Durante o desenvolvimento do projeto resultaram processos de envolvimento dos/as estudantes na construção do seu conhecimento e propostas de intervenção educativa convergentes com o desenvolvimento de competências cruciais à educação no âmbito da ação climática.