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Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

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  • Educação em ciências: interações e desafios
    Publication . Teixeira, Filomena; Paixão, Fátima; Frias, Ana; Silveira, Susana; Vaz, Dulce; Morgado, José
  • A construção da horta vertical : um projeto de aprendizagens integradas no 1.º ciclo do ensino básico com uma abordagem CTSA
    Publication . Fernandes, Sílvia; Silveira, Susana; Teixeira, Filomena
    "De que modo a construção de uma horta vertical poderá contribuir para a promoção de aprendizagens integradas e convergentes com as políticas educativas para a sustentabilidade ambiental no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico implementação de um projeto, enquadrado numa investigação-ação de natureza qualitativa, realizado com crianças de uma turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) de Coimbra, que adotava como modelo pedagógico o Movimento da Escola Moderna. Utilizou-se a Metodologia de Trabalho por Projeto numa abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados, através da observação participante, notas de campo, fotografias, vídeos e produções das crianças. As atividades desenvolvidas ao longo do estudo, tomando em consideração os interesses e motivação das crianças, possibilitaram aprendizagens ativas, integradas e convergentes com as políticas educativas para a sustentabilidade ambiental no currículo do 1.º CEB. Os resultados revelaram uma evolução na compreensão de conceitos relacionados com a agricultura e o uso sustentável de água. A natureza da metodologia de trabalho por projeto permitiu desenvolver o currículo numa perspetiva de integração disciplinar, contextualizada por questões societais e ambientais, bem como o desenvolvimento de competências transversais que facilitaram a sua compreensão holística.
  • Trabalho por projeto com estudantes de formação inicial em educação básica, no domínio da ação climática
    Publication . Silveira, Susana; Teixeira, Filomena; Martins, Filomena
    A complexidade científica e o grau de incerteza implicados nos processos de alterações climáticas têm sido apontados como fatores limitantes na implementação de práticas de professores/as no Ensino Básico neste domínio temático. Trata-se de um tema emergente e que integra os referenciais de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, que requer a sua aplicação no desenvolvimento curricular. Antecipando-se o reconhecido isomorfismo da formação, importa, durante a formação inicial de professores/as do Ensino Básico, proporcionar práticas letivas que fomentem o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes, no domínio temático das alterações climáticas que habilitem para uma intervenção pedagógica. Neste contexto, incentivou-se o envolvimento dos/as estudantes numa abordagem de Trabalho por Projeto com os objetivos seguintes: a) reconhecer as conceções de estudantes do 3º ano da licenciatura em Educação Básica sobre os processos inerentes às alterações climáticas; b) promover o desenvolvimento de aprendizagens e de competências-chave na educação para o desenvolvimento sustentável, focado neste tema; e c) fomentar a conceção de estratégias de intervenção pedagógica em contexto educativo no domínio da ação climática, que permitam o desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, socioemocional e comportamental fundamentais para a operacionalização da aclamada transformação socioambiental. Durante o desenvolvimento do projeto resultaram processos de envolvimento dos/as estudantes na construção do seu conhecimento e propostas de intervenção educativa convergentes com o desenvolvimento de competências cruciais à educação no âmbito da ação climática.
  • Contributos da literatura para a infância e do trabalho por projeto na promoção da literacia ambiental no 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Metela, Beatriz; Silveira, Susana; Teixeira, Filomena
    A sensibilização ambiental é uma etapa essencial no desenvolvimento da literacia ambiental em crianças. A sua participação ativa em processos de construção de saberes e hábitos ambientalmente sustentáveis, abre novos caminhos a aprendizagens significativas. A literatura para a infância, pela sua capacidade de criar redes de sentido sobre a realidade, joga um papel de ancoragem no processo educativo. Com base nestes pressupostos desenvolveu-se um projeto de investigação de natureza qualitativa com o objetivo de reconhecer as potencialidades da literatura para a infância na promoção da sensibilização ambiental. O estudo centrou-se na metodologia de trabalho por projeto com uma turma do 4° ano de escolaridade, cujas dinâmicas se baseavam no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A questão inicial procurou potenciar o efeito de inter-relação das três dimensões do projeto "Poderá a literatura para a infância, aliada à metedologia de trabalho por projeto, contribuir para o desenvolvimento da literacia ambiental em crianças de uma turma de 1.ºCEB? O ponto de partida do projeto foi a leitura do livro "Planeta Azul?" de Isabel de Magalhães. As crianças planificaram e implementaram, cooperativamente, as diversas fases: pesquisaram, selecionaram e analisaram informação sobre factos ambientais e sociais; elaboraram e apresentaram cartazes informativos; produziram e ilustraram pequenos textos compilados num livro de turma. A análise do processo e dos resultados expressos nos textos produzidos permitiu reconhecer que as crianças compreenderam as problemáticas ambientais em análise e a premência da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis. Conclui-se que as crianças, ao se envolverem com as tarefas por elas assumidas, desenvolveram capacidades investigativas e argumentativas necessárias a um/a cidadão/ã competente, responsável e informado/a, bem como competências intrínsecas à literacia ambiental.