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Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

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  • Sexuality education and teacher training in Portugal
    Publication . Teixeira, Filomena; Rodrigues, Ana V.; Oliveira, Diana
    In 2017 we started a study on sexuality education (SE) involving two Public Higher Education Institutions (HEI) with master's degree courses for kindergarten and primary education teachers in Portugal. The objectives of the study are: i) to determine if the study plans of teacher training (both for kindergarten and primary education teachers) of the different HEI include curricular units of SE; ii) to verify whether the legal framework in Portugal includes issues directly related to SE; iii) to identify specific contents of SE as part of curricular guidelines in pre-school and primary education; iv) to identify what knowledge, attitudes and behaviours about sexuality exist among future kindergarten and primary education teachers; and v) to develop and evaluate curricular proposals through the design of didactic resources to support educational practices that promote an integrated approach to the different dimensions of SE. In this free paper presentation, the results related to the first three objectives of the study will be presented and discussed. Although there is a legal framework in Portugal that integrates SE from the 1st to the 12th year of schooling, data analysis revealed that only a limited number of HEIs explicitly integrate curricular units directly associated with SE. In addition, the recent guidelines for curriculum support continue to give little or no relevance to the subject. Since kindergarten and primary education teacher training is the responsibility of HEIs, it is urgent to ask questions like these: 1. Are the teachers scientifically and pedagogically prepared to teach SE in schools? 2. How do HEIs plan to meet SE training needs? Is the political power conscious of the situation? Will there be a political will to think about SE strategies that involve schools, families and the community?
  • Novas configurações nas relações de género e sexualidade na escola: uma investigação-ação com docentes e estudantes do ensino secundário
    Publication . Junior, Marcus Vinicius de Paula Pereira; Teixeira, Filomena; Rodrigues, Ana V.; Nacimento, Tatiana Galieta
    A humanidade tem atravessado importantes transformações ressaltando-se avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade a par da rutura de práticas machistas, binárias e heteronormativas. Tais mudanças têm ocorrido, ativamente, em diferentes contextos sociais incluindo a escola, onde importa entender as dinâmicas de adaptação às alterações nas relações de género e sexualidade através de pensamentos e posicionamentos quer de estudantes quer de docentes, muitas vezes, reprodutores de discursos misóginos e LGBTfóbicos. O estudo que se apresenta tem por objetivos: i) identificar práticas escolares no âmbito da educação em sexualidade; ii) diagnosticar conceções de docentes e estudantes sobre as relações de género e sexualidade; iii) desenvolver um projeto de intervenção sobre questões de género e sexualidade no ensino secundário; iv) avaliar os efeitos do projeto nas conceções de docentes sobre a organização de novas configurações das questões de género e sexualidade; v) avaliar o projeto através da voz dos e das participantes, estendendo-o à comunidade. Tratando-se de uma investigação-ação de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se, logo no início, auscultar os e as participantes, através de questionários e entrevistas centrados em questões de género e sexualidade, construindo, em seguida, um plano de intervenção através de atividades extramuros que contem com a participação ativa da escola. Por ser ainda um projeto a desenvolver, espera-se que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas, com reflexo na comunidade, quanto à necessidade de repensar comportamentos direcionados para mulheres e população LGBTQIAP+.
  • Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores
    Publication . Rodrigues, Ana V.; Galvão, Cecilia; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Teixeira, Filomena; Sá, Patrícia; Neto, Teresa; Vieira, Rui; João, Patrícia
    O estudo que se apresenta teve como principaL finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvoLvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de pLanificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formaL em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de anáLise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curricutares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvoLver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.