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  • Relação entre frequência de prática e importância atribuída pelos praticantes
    Publication . Gomes, Ricardo; Franco, Diana; Dias, Maria; M. L. Martins, Fernando; Damásio, António Sérgio; Campos, Francisco
  • Livro de resumos do 3º Forum REDESPP : desporto para um futuro sustentável - território e comunidades
    Publication . Damásio, António Sérgio; Martins, Artur; Rebelo Leandro, Cristina; M. L. Martins, Fernando; Campos, Francisco; Dias, Gonçalo; Mendes, Pedro; Gomes, Ricardo; Melo, Ricardo; Mendes, Rui
  • Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis portuguesas : proposta de recriação e trabalho interdisciplinar
    Publication . Campos, Francisco; Rebelo Leandro, Cristina; M. L. Martins, Fernando; Gomes, Ricardo; Mendes, Rui; Damásio, António Sérgio
  • Interdisciplinary and Intergenerational Project, Ulisses’ Pirate: An Empirical Study in the Context of Basic Education
    Publication . Cabral Mendes, Pedro; Rebelo Leandro, Cristina; Campos, Francisco; Mónico, Lisete; Parreira, Pedro; Gomes, Ricardo
    The aim of this study was to analyse the impact of an interdisciplinary and intergenerational educational experience in the elderly, in teachers, students and their parents or guardians. Creative Dance and Drama Workshops were articulated with Portuguese, PE, Arts and IT subjects. A total of 20 6th graders, their parents or guardians, five teachers and 15 elders participated in the study. An analysis of 194 free evocations based in the free word association technique was performed, along with 17 semi-structured interviews. From the literary texts “Os Piratas” and “Ulisses”, an expressions-based work was proposed, where drama and movement games were explored. Evocations of the central core were of Friendship, Learning, Affection, Solidarity and Interaction. Of the 264 text units analysed, interaction with the elders was highlighted. In the teachers’ perception about the subjects and workshops involved in the project, a valorisation of IT and of Portuguese was registered. It is also relevant the amount of references to values and to the Interaction with the elders. This interdisciplinary and intergenerational project has revealed itself valuable for the integral and humanistic training of the students, having also given rise to corporeal artistic and emotional experiences relevant to their well-being.
  • Formiga : atividade físico-desportiva, alimentação e estilos de vida saudável em crianças dos 3 aos 9 anos de idade
    Publication . M. L. Martins, Fernando; Campos, Francisco; Melo, Ricardo; Rebelo Leandro, Cristina; Gomes, Ricardo; Mendes, Rui; Damásio, António Sérgio
  • Desporto, lazer e educação : uma perspetiva a partir dos desportos de natureza
    Publication . Melo, Ricardo; Damásio, António Sérgio; Rebelo Leandro, Cristina; M. L. Martins, Fernando; Campos, Francisco; Gomes, Ricardo; Mendes, Rui
  • A perceção dos praticantes de hidroginástica em relação à qualidade do instrutor
    Publication . Campos, Francisco; Craveiro, Damien; Corrêa, Daniel Alves; Bernardo, Francisco; Cardoso, Francisco; M. L. Martins, Fernando; Mendes, Rui; Gomes, Ricardo
    O instrutor de hidroginástica, responsável pela prestação do serviço, desempenha um papel muito importante na perceção de qualidade, satisfação e fidelização dos praticantes. Pretende-se com o presente estudo: a) determinar e comparar a perceção dos praticantes de hidroginástica, relativamente à qualidade dos instrutores, de acordo com a idade; b) determinar e comparar a perceção dos praticantes de hidroginástica, relativamente à qualidade dos instrutores, de acordo com a experiência de prática. Foi aplicado um questionário (QIF-AG) de avaliação da qualidade do instrutor de atividades de fitness de grupo a 163 praticantes. De acordo com a idade, há diferenças significativas nas categorias comunicação, boa disposição e assiduidade, provenientes, na sua generalidade, dos praticantes com [40 a 50[ anos de idade, os quais apresentam uma perceção de qualidade mais baixa comparativamente com os restantes grupos em estudo. Em relação ao segundo objetivo, segundo a experiência de prática, as diferenças ocorrem nas categorias motivação, pontualidade, domínio musical, inovação, dedicação, execução técnica, bem como na dimensão qualidade técnico-pedagógica, provenientes do grupo de [3 a 4[ anos de experiência, os quais apresentam, igualmente, uma perceção de qualidade inferior quando comparada com os outros grupos em análise. Considerando os resultados obtidos, é possível concluir que a qualidade é percebida de uma forma diferente, segundo as características dos praticantes (idade e experiência), e que o instrutor de hidroginástica deve adaptar a intervenção considerando tal perceção, no sentido de manter os praticantes satisfeitos e fidelizados, evitando dessa forma o abandono da prática.
  • Importância atribuída no fitness segundo o rendimento líquido mensal dos praticantes
    Publication . Campos, Francisco; M. L. Martins, Fernando; Gomes, Ricardo; Zylberberg, Tomás; Mendes, Stefan; Damásio, António Sérgio
    A participação em health clubs e academias de fitness tem ganho prevalência nos índices de prática desportiva em Portugal ao longo dos últimos anos, e os proprietários dos ginásios e health clubs competem, para atrair para as suas instalações, cada vez mais clientes. O conhecimento acerca do que os clientes esperam do serviço desempenha um papel-chave na adequação do serviço prestado em função do público-alvo. O objetivo deste estudo é caracterizar e comparar a importância atribuída à qualidade dos instrutores, qualidade dos serviços e motivos para a prática, segundo o rendimento líquido mensal. Participaram no estudo 560 praticantes de atividades de fitness, divididos em 7 grupos. Foi utilizado o questionário «Importância Atribuída no Fitness - Motivos de Prática, Qualidade do Serviço e Qualidade do Instrutor». Em termos gerais, os resultados mostram que os praticantes com maior rendimento apresentam valores mais altos de importância atribuída, nas três dimensões do questionário, particularmente nos Motivos de Prática. «Para melhorar a minha saúde em termos gerais» é mais importante para os clientes com rendimento superior (F = 2.440; p = 0.025; η2 = 0.027), como «para relaxar em termos mentais» (F = 3.815; p = 0.001; η2 = 0.042). Na dimensão Qualidade do Instrutor, «empatia» é mais relevante para clientes com maior rendimento (F = 2.196; p = 0.042; η2 = 0.024). Os proprietários de ginásios e health clubs podem utilizar estes resultados para adaptar o serviço às necessidades e expectativas dos clientes.