Loading...
12 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 12
- O ensino de gramática pela descoberta: o projeto PergramPublication . Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Pinto, Mariana Oliveira; Silva, Maria Encarnação
- Language awareness in the 1st grade of Primary SchoolPublication . Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Pinto, Mariana Oliveira
- Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunosPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Pereira, Luísa ÁlvaresEste artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.
- A produção de textos nos 2º e 4º anos de escolatidade - que desenvolvimento da consciência (meta)linguística evidenciam as crianças?Publication . Pereira, Luísa Álvares; Pinto, Mariana Oliveira
- Modelo didático do género exposição escrita: identificação e avaliação dos resultados da sua implementação na qualidade dos textos que os alunos produzemPublication . Pinto, Mariana OliveiraNeste texto são apresentados alguns resultados de um estudo no qual procurámos analisar e perceber de que modo as práticas de escrita que os professores implementam influenciam a qualidade dos textos que os alunos produzem. Para tal, definimos um objetivo geral: avaliar se um dispositivo didático, o Modelo Didático do Género (MDG), implementado de forma explícita e intencional, pode refletir-se, e a que níveis, na qualidade dos textos que os alunos produzem. O estudo foi realizado no contexto de um programa de formação e envolveu 14 professores dos três ciclos do ensino básico. Os resultados apresentados neste artigo procuram evidenciar as características dos textos produzidos pelos alunos do 4º. ano, antes e depois da implementação do MDG.
- Estratégias didáticas para escrever para aprenderPublication . Pinto, Mariana Oliveira
- Ler e Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunosPublication . Pinto, Mariana Oliveira
- Contributos para uma didática da escrita académica no ensino superior: um percurso centrado no artigo científicoPublication . Cardoso, Adriana; Pinto, Mariana Oliveira
- Pergram: o ensino da gramática pela descobertaPublication . Pereira, Susana; Pinto, Mariana Oliveira; Cardoso, Adriana