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- ALGORITMOS PARA OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE DISTRIBUIÇÃOPublication . Martinho, DomingosAtualmente vem-se assistindo a um aumento dos serviços de entregas de mercadorias a clientes que são oferecidos pelas organizações de diversos setores de modo a aumentar a oferta dos seus produtos e serviços e a combater a concorrência no mercado. O consumo de tempo, atrasos devido a trânsito e outras circunstâncias fazem também com que este tipo de serviços aumente os seus custos de forma muito significativa. Surge assim a oportunidade para o desenvolvimento de soluções que permitam a otimização das rotas de modo a minimizar os custos inerentes ao processo o que tem levado muitos investigadores a estudarem o problema e ao surgimento no mercado de diversas aplicações que pretendem ajudar as empresas nesse tipo de serviços, fazendo uso de algoritmos desenvolvidos para a otimização de rotas. Neste contexto este trabalho tem como objetivo a criação de uma plataforma que permita a inserção de encomendas de clientes e posteriormente otimizar as rotas para as entregas associadas a cada veiculo. Esta plataforma vai permitir ainda que os vendedores possam efetuar as encomendas dos clientes em qualquer lugar, bastando para isso ter acesso à internet. Após as encomendas estarem inseridas, serão agrupadas por data e distribuídas pelas viaturas que as irão entregar aos clientes de áreas próximas. Através das moradas dos clientes o sistema irá calcular a melhor rota que a logística da empresa poderá utilizar, tendo em conta fatores como portagens e caminho mais rápido. Espera-se assim implementar uma solução que possa ter uma utilização universal sem os constrangimentos das soluções proprietárias e as limitações das soluções open source.
- PREVISÃO DE ABANDONO DE ALUNOS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, DomingosO abandono é um problema nas instituições de ensino superior que tem vindo a aumentar a sua visibilidade, onde se verifica pouca investigação recorrendo a técnicas de Machine Learning. Neste estudo procuramos desenvolver um modelo para prevermos o abandono dos alunos, utilizando os dados históricos dos alunos de uma instituição de ensino superior. Os dados foram utilizados nos algoritmos de classificação Two class logistic regression, Two class boosted decision, Two class neural network e Two class support vector, onde avaliarmos a sua exatidão através da matriz de confusão e análise do Receiver Operating Characteristic curve. Os resultados obtidos permitiram identificar Two class neural network como o mais adequado para os dados que estamos a tratar. No entanto, verificamos que necessitamos de aumentar a representatividade do abandono na amostra e incorporarmos mais variáveis, como satisfação com a instituição e oportunidades de trabalho.
- ANÁLISE DE CLUSTERS PARA SEGMENTAÇÃO DE ESTUDANTES NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, DomingosA segmentação do mercado é um tema importante para os administradores das instituições de ensino superior. A segmentação dos alunos permite a diferenciação e a definição de ações personalizadas de acordo com cada segmento e pode ser realizada recorrendo a dados existentes de alunos para serem posteriormente utilizados no desenvolvimento de ações de comunicação ou para realização de um acompanhamento interno diferenciado. A metodologia utilizada para realizarmos a segmentação dos alunos (n=280) recorreu à análise de clusters utilizando o algoritmo k-means disponível na biblioteca scikit. O k-means é um algoritmo não supervisionado para a determinação dos clusters, que requer que o investigador determine à priori o número de clusters pretendidos, utilizando uma aproximação iterativa calculando o centro ótimo de cada cluster. A identificação do número de clusters foi baseada no método elbow, que utiliza o pressuposto de que o número de clusters ótimo é aquele em que adicionando mais clusters não reduz significativamente a variância entre clusters. Depois de obtivermos cada cluster realizamos a sua caraterização utilizando as variáveis existentes para termos uma melhor compreensão dos dados. Os resultados obtidos permitiram identificar três clusters, onde obtivemos no cluster um 89 alunos, cluster dois 16 alunos e cluster três 175 alunos. Para facilitar a compreensão dos resultados obtidos realizamos a redução das variáveis existentes através de do Principal Components Analysis, uma redução de dimensões para podemos projetar os dados num espaço dimensional menor de duas dimensões, num gráfico de dispersão x,y. Realizamos a caraterização (média±desvio padrão) das variáveis idade, ano, estado civil e sexo. Os resultados obtidos evidenciam que nos clusters um, dois e três as médias de idades são aproximadamente iguais 28,29 e 31, o estado civil é maioritariamente solteiros com 80%, 81% e 75% e o sexo feminino representa 49%, 51% e 50% respetivamente. Os resultados conseguidos não são elucidativos considerando os indicadores obtidos em cada cluster. Para podermos retirar melhores conclusões deveriam ser incluídas mais variáveis, como cursos frequentados, resultados obtidos na frequência do curso e aumentar a amostra. Um aspeto que poderia ter sido equacionado seria a normalização dos dados, reduzindo impacto de variáveis em escalas diferentes na determinação do número de clusters. Por último seria interessante explorar as diferenças entre os alunos nos clusters existentes realizando a análise das variáveis existentes.
- Os fatores que determinam a decisão dos estudantes na escolha de cursos de pós-graduação onlinePublication . Martinho, Domingos; Cordeiro, Dina; Miguel, IsabelA investigação sobre os fatores que levam os candidatos a optar por ensino online pode fornecer informação muito relevante para os decisores das IES ajustarem essas ofertas aos interesses e necessidades dos estudantes. Com essa finalidade desenvolveu-se uma investigação que envolveu os estudantes que frequentaram, formação pós graduada numa instituição de ensino superior em regime totalmente online nos últimos quatro anos letivos. Os resultados obtidos permitem concluir que a maioria dos inquiridos prefere o ensino totalmente online e que a sua decisão no momento de optarem por este tipo de cursos, é influenciada, sobretudo, pela flexibilidade na gestão do tempo, não serem necessárias deslocações à escola e pelo interesse no currículo do curso. Constatou-se ainda que aspetos tais como: curiosidade em saber como funciona o ensino online e a possibilidade de trabalhar com professores ou estudantes de outras escolas não são considerados relevantes no momento de decidir sobre a frequência de um curso online.
- Sales forecast in an IT company using time seriesPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, Domingos; Pratas, AntonioThe sales forecast is fundamental for the planning of the activity of the companies providing, important indicators for the support of the decisions of the managers. This study aims to explore the potential of time series prediction algorithms in an IT company. The forecast was based on the company's billing data for 192 months of activity. The analysis of the data was based on the Cross Industry Standard Process for Data Mining approach and for the treatment; we used the Anaconda IPython and Pandas. We developed the prediction with three models using R: Exponential Smoothing (Holt-Winters), autoregressive integrated moving average (ARIMA) and artificial neural networks (ANN). The comparison of the performance of each of the methods shows that the model based on artificial neural networks has a greater accuracy in the prediction. These results need deepening the study to broaden the universe of the studied contexts. However, the simplicity in the application of the artificial neural networks model makes possible its use in computer applications without specific knowledge, giving a reliable instrument that allows the supporting decision-making by managers.
- FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA ONLINE: CONTRIBUTOS PARA UM MODELO DE ACEITAÇÃOPublication . Martinho, Domingos; Cordeiro, DinaCom este estudo pretende-se contribuir para a definição de um modelo de aceitação do ensino pós graduado online. O trabalho de campo foi desenvolvido durante o primeiro trimestre de 2017 junto dos estudantes que frequentaram formação pós-graduada online numa instituição de ensino superior nos últimos quatro anos letivos. A partir de estudos anteriores sobre esta temática construiu-se um modelo de aceitação do ensino online (MAEO) tendo por base cinco dimensões: Utilidade percebida, Atitude, Facilidade de uso, Experiência tecnológica e Intenção de uso. Os resultados obtidos, com recurso à modelação de equações estruturais, revelaram que a Atitude em relação ao ensino online e a perceção de Utilidade constituem fatores de predição da Intenção de uso. Verificou-se ainda que a Facilidade de uso induz um efeito direto e indireto sobre a Intenção de uso e que a experiência tecnológica tem efeito, com significado estatístico, sobre a Facilidade de uso e em menor grau sobre a Utilidade percebida e a Atitude.
- BUSINESS INTELLIGENCE IN THE TOOL MANAGEMENT USED BY THE CUT AND CNC MACHINES OF THE ORNAMENTAL ROCKS INDUSTRYPublication . Martinho, Domingos; TERESO, MARCO; Sobreiro, Pedro; Pratas, AntonioIn the ornamental stone industry, improving production processes is a constant challenge for managers looking for solutions that improve the competitiveness of the companies. The management of cutting and computerized cut command machine tools is one of the areas where this improvement in management processes can have a positive effect on the competitiveness and productivity of companies. With this purpose, a model based on business intelligence methodologies was developed to systematize and automate the management process. The proposed model consists of the following layers: acquisition, extract, transform and load, storage and access and analysis. The acquisition layer consists of the interface with data available in various formats. The extract, transform and load process aims to extract data from these repositories and load them into a data warehouse. While the access and analysis phase is based on the use of software tools with graphical user interface with advanced analysis reporting features. The technology infrastructure is supported by the open source Tibco Jaspersoft Community Edition software package, which provides tools for the practical implementation of the defined model. With this work, it is hoped to implement the defined business intelligence model thus giving answers to the problems identified by providing information for the decision-making that corresponds to the needs of the managers.
- Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino onlinePublication . Martinho, Domingos; Jorge, IdalinaAs instituições de ensino superior portuguesas têm necessidade de diversificar a sua oferta formativa de modo a adequá-la aos novos públicos para os quais as formas de ensino e de aprendizagem que incluam ensino online são cada vez mais aliciantes. Apesar desta necessidade, não existem muitos estudos que analisem a forma como os professores encaram a adoção de formas de ensino e de aprendizagem que incluam o ensino online. O estudo realizado através da investigação por questionário em 11 instituições de ensino superior privado português, pretendeu identificar os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online e o impacto dessa adoção no seu desenvolvimento profissional. Os resultados revelam que o aumento do tempo que dedicam às atividades letivas constitui o maior constrangimento referido pelos professores em relação à adoção do ensino online. A análise fatorial exploratória identificou seis dimensões relacionadas com os constrangimentos dos professores: aumento do trabalho letivo; apoio institucional; reconhecimento social do ensino online; disponibilidade pessoal e apoio interpares; interação online; problemas relacionados com direitos de autor. Os professores manifestam pouca receptividade e um preconceito elevado em relação ao ensino online, verificando-se que, na sua maioria, apresentam reticências em relação à sua adoção e ao impacto que a mesma pode ter no seu desenvolvimento profissional. A criação de estratégias motivacionais orientadas para a melhoria das competências tecnológicas e pedagógicas pode ajudar os professores a envolverem-se em formas de ensino e aprendizagem que incluam o ensino online.
- PREVISÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA EM DOIS LARES DO DISTRITO DE SANTARÉMPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, Domingos; Pratas, Antonio; TERESO, MARCOA previsão do tempo de permanência por parte dos utentes de lares, baseada na análise dos dados existentes, constitui um indicador da maior importância para os gestores deste tipo de equipamentos ajudando-os a planear os recursos necessários. Neste estudo desenvolveu-se uma análise para determinar o tempo de permanência de um idoso num lar e quais são as variáveis que influenciam esse tempo de permanência. Os dados foram analisados tendo por base o modelo de regressão de Cox onde se verificou que as variáveis faturação acumulada, Idade e distância da residência ao lar têm impacto no tempo de permanência. Na aplicação do teste log-rank encontramos diferenças na sobrevivência nas variáveis faturação acumulada e idade. Os resultados obtidos podem ser úteis para avaliação do tempo que decorre até ao abandono e dessa forma permitir planear os recursos necessários para acompanhar os utentes dos lares.
- OS FATORES QUE LEVAM OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR A ADOTAR O ENSINO ONLINEPublication . Martinho, Domingos; Jorge, IdalinaEstudos anteriores sobre modelos de aceitação das tecnologias sugerem que o sucesso da aprendizagem online depende de atitudes dos professores em relação às tecnologias e aprendizagem online. Assim, a identificação de um modelo de aceitação é fundamental para compreender e prever as atitudes e comportamentos dos professores em relação às tecnologias digitais e aprendizagem online. Nesta investigação, desenvolvida através da técnica de inquérito por questionário, participaram 289 professores de 11 instituições de ensino superior (IES) privadas portuguesas. Os resultados obtidos revelam que os fatores mais valorizados pelos professores para adotar o ensino online estão relacionados com a preocupação em atingir novos públicos, diversificar a oferta formativa da escola e a possibilidade de desenvolver novas estratégias pedagógicas. A análise fatorial exploratória levou a agrupar em cinco os aspectos considerados pelos professores para a adoção do ensino online. O aprofundamento do estudo passa pela utilização de uma amostra mais representativa que possibilite a generalização das conclusões ao universo de todas as instituições de ensino superior portuguesas. Palavras