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- “Teve que ser online!”: percursos e percalços de uma investigação remota de emergênciaPublication . Manuel, Maria Adelina; Lima-Rodrigues, LuziaA crise pandémica da COVID-19 que se vive a nível global fez com que nos confrontássemos com inúmeros desafios, obrigando à alteração dos percursos que julgávamos mais planeados. Utilizando a metodologia de “história de vida”, esta investigação traz a narrativa de uma investigadora em educação que, em pleno confinamento, realizou a sua dissertação de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas. Procuraremos dar significados para a experiência de transição de uma investigação presencial – com observação direta, entrevistas e focus group a realizar dentro de escolas, com os seus diretores e líderes – para uma “investigação remota de emergência” – realizada por canais digitais em momentos síncronos e assíncronos. O objetivo é contribuir para uma reflexão crítica sobre os processos de formação do investigador em tempos de pandemia, evidenciando barreiras e facilitadores encontrados ao longo desta experiência. Esperamos dar corpo para a construção de uma identidade emergente em educação, como é o caso do investigador em confinamento e em distanciamento físico.
- Investigação remota de emergência em educação: excertos da história de uma investigadora em confinamentoPublication . Manuel, Maria Adelina; Lima-Rodrigues, LuziaAtualmente, estamos perante uma crise pandémica da COVID-19 que levou a Humanidade a confrontar-se com vários desafios, ou seja, muitos dos percursos de vida planeados tiveram de ser adaptados ou mesmo alterados. Perante este cenário, esta investigação relata a narrativa de uma investigadora em educação que perante a pandemia, e em confinamento, realizou a sua dissertação de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas, no Instituto Politécnico de Setúbal. A metodologia utilizada foi a “história de vida”, com recurso à autobiografia, e procuraremos dar significados para a experiência de transição de uma investigação presencial – com observação direta, entrevistas e Focus Group a realizar dentro de escolas, com os seus diretores e líderes – para uma “investigação remota de emergência” – realizada por canais digitais em momentos síncronos e assíncronos. Assim, foram operacionalizados os seguintes objetivos da investigação: (1) encontrar sentidos para a experiência de “investigação remota de emergência” e (2) dar corpo para a construção de uma identidade emergente em educação, como é o caso do investigador em confinamento e em distanciamento físico. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados a análise documental e o questionário. Com esta investigação pretendemos contribuir para a reflexão sobre os processos de formação e a identidade emergente do investigador em educação, em contextos delimitados pela pandemia.
- Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de casoPublication . Manuel, Maria Adelina; Lima-Rodrigues, LuziaEm Portugal, com a publicação dos Decreto-Lei 54/2018 e 55/2018, o grande desafio aponta para que as escolas se tornem cada vez mais inclusivas para responderem às necessidades e potencialidades de todos os alunos, quer na participação nas escolas quer na vida da sociedade. Esta legislação reforça a importância da autonomia e flexibilidade curricular, para que todos os alunos alcancem o sucesso educativo e atinjam as competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A questão central desta investigação é saber quais são os níveis de inclusão e equidade em dois Agrupamentos de Escolas do distrito de Setúbal, um que participou no Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica e outro que participou no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, segundo os seus diretores e líderes intermédios? Os objetivos são verificar os níveis de inclusão e equidade das escolas e identificar os níveis de progresso, nas seguintes dimensões: “conceitos”, “diretrizes políticas”, “estruturas e sistemas” e “práticas”. A abordagem é qualitativa recorrendo ao Estudo de Caso. Para isso foi feita a análise documental dos projetos educativos das escolas e realizada a adaptação do “Manual para garantir Inclusão e Equidade na Educação” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - 2019, para o formato de questionário, a ser respondido pelos Diretores e Lideranças Intermédias das escolas. Após a recolha e análise dos dados, que evidenciarão quais os níveis de inclusão de cada escola, realizar-se-á um Focus Group com os participantes para compreender com maior profundidade os dados recolhidos. Com esta investigação, realizada no Mestrado em Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal, pretendemos contribuir para a reflexão do processo de implementação desta legislação, uma vez que identificará dimensões onde a Inclusão e a Equidade revelam fragilidades e outras onde existirão avanços significativos.