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- Turismo e educação: uma reflexão sobre o passado e os desafios da era pós-COVID 19Publication . Simoes, J. T.Os efeitos da globalização, planetarização e democratiação do turismo, levaram à expansão da atividade turística e, por consequência, a uma necessidade permanente de formação de profissionais dotados de competências adequadas à nova realidade, num mercado em plena mutação e cada vez mais exigente. A pandemia COVID 19 ajudou, neste sentido, a dar lugar a importantes desafios no que diz respeito aos processos, metodologias e desenvolvimento dos programas curriculares das mais diversas áreas educacionais, em turismo. Deste modo, este artigo apresenta uma análise sobre a necessidade de adaptar a realidade educacional aos desafios que enfrentamentos na atualidade, evidenciando, com base numa revisão da literatura, o trajeto apresentado por outros autores, enquanto exemplos de sucesso.
- A Conceptual Framework Proposal Regarding the Engagement of Hotels in the Modern Fight against Unsustainable Food PracticesPublication . Simoes, J. T.The ecological crisis that emerged rapidly in the 2000s because of vertiginous economic growth is still one of the dominant themes today. This unprecedented phenomenon has led to intense political-economic and social tensions over reconsidering the priorities of “post-industrial capitalism”. The main issues here are increasing inequalities in the distribution of resources and high dependence on non-renewable energies. In response, valuable policies have been developed with the intention of creating new economic models that satisfy environmental and ecological needs. However, the literature shows that the effectiveness of the global schemes proposed to achieve sustainable behaviors and techniques has been very low. In the hospitality sector, particularly in the food and beverage department, pollution and consumption of scarce resources remain issues. In this paper, we propose a structural framework for analyzing the commitment of hotels regarding sustainable practices in the F&B department, centered on standards set by relevant institutions. To enhance understanding, an extension of the theory of planned behavior (TPB) is proposed. The use of this conceptual framework will enable us firstly to gain a perception of how a hotel acts through its F&B administrator in the light of relevant standard practices. Secondly, it will allow us to understand the role of the common internal and external factors behind the theories describing the behavior adopted. In this way, this research aims to contribute to a global understanding of the factors that influence the commitment of hotels to sustainable practices in their F&B department.
- PATRIMÔNIO GASTRONÔMICOPublication . Simoes, J. T.
- Uma revisão crítica da trilogia problemática: Sustentabilidade – Alimentação - TurismoPublication . Simoes, J. T.Este artigo de revisão crítica examina a problemática trilogia da sustentabilidade, alimentação e turismo, explorando as interconexões e tensões entre estas três áreas. O artigo fornece uma visão abrangente do conceito de sustentabilidade e da sua importância no contexto da alimentação e do turismo. Examina depois os vários desafios sociais, económicos e políticos que se colocam para garantir práticas de consumo sustentável, avaliando de forma crítica o papel da alimentação na promoção do turismo sustentável, enquanto discute os potenciais problemas ligados aos sistemas alimentares sustentáveis para um impacto positivo no ambiente, equidade social, e saúde humana. O artigo destaca a necessidade de abordagens mais robustas e integradas com a sustentabilidade nas indústrias alimentares e turísticas e sugere algumas estratégias para as alcançar.
- Nautical Tourism in Medio Tejo (Portugal): the wakeboard activityPublication . Simoes, J. T.Nautical tourism is a growing product in Portugal, following a long tradition related to aquatic products. The wakeboard activity gained important visibility, especially due to the rst world championship, in 2017, on the Zêzere river. The study now presented focuses mainly on the importance of valuing river-water resources and the Zêzere river, through wakeboard activity, for the consolidation of an e cient tourism product in the dynamic promotion of tourist and cultural attractiveness. For this purpose, as a methodology, a questionnaire survey was applied in areas of the Zêzere river equipped with a cable park, to understand the importance of wakeboarding in the development of river tourism in the territory. This study aims to enrich the knowledge of the wakeboard activity integrated into the nautical tourist product of the Medio Tejo. The results point to a growing trend in demand for this activity by residents and tourists, who combine leisure with knowledge of the heritage resources (material and immaterial) of this territory. The appreciation of the activity can lead local agents and actors to know and invest in the territory, making wakeboarding an activity of great economic, social, cultural, and environmental importance, contributing to the promotion and development of this territory.
- Destinos turísticos: sistemas de gestão e certificaçãoPublication . Simoes, J. T.A Certificação é atualmente um tema incontornável nas mais diversas estratégias de gestão competitiva, na medida em que, reduz os custos de produção dos bens e serviços por um lado, e garante Qualidade ao consumidor, por outro. Para obter uma Certificação, os agentes têm de cumprir determinadas Normas (nacionais ou internacionais) que, variam consoante os objetivos dos diferentes tipos de sistemas de gestão (ambiental, alimentar, saúde, etc..) dos operadores. Sendo o Destino turístico o palco da atividade turística, este poderá abranger um extenso número de variadíssimos operadores, pois não existe limitação quanto à sua dimensão nem quanto ao número de agentes que possa conter. Desta forma, torna-se difícil a Certificação integral do Destino, uma vez que além de estar afeto a praticamente todos os tipos de sistemas de gestão, não existe atualmente uma Norma que abranja todo o sistema turístico, assistindo-se atualmente à certificação de apenas uma parte dos sistemas que mais se manifestam na atividade turística. Neste artigo pretende-se fazer a analogia entre os três eixos: Destinos, Sistemas de Gestão e Certificação.
- TURISMO E OS NOVOS TIPOS DE CONSUMO ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIAPublication . Simoes, J. T.Este estudo exploratório pretende ser um contributo para o tema pois, a escassez de trabalhos académicos dedicados ao estudo do turismo e gastronomia é apontado por vários autores como uma lacuna nesta área do conhecimento. Pretendeu-se apresentar neste documento algumas considerações e suscitar o interesse da academia sobre uma nova abordagem entre a relação do turismo e a alimentação, iniciando desta forma um estudo exploratório acerca dos novos hábitos alimentares e, mais concretamente, acerca do perfil do “novo consumidor alimentar”. Procedeu-se a uma revisão exploratória da bibliografia mais relevante através do motor de pesquisa Scopus® e, posteriormente, pesquisou-se informação que permitisse apurar algumas considerações sobre os novos hábitos alimentares (a sua definição, tipologia e caraterização). Com esta pesquisa, obtiveram-se alguns resultados, nomeadamente dados relacionados com o desperdício alimentar. Este estudo abordou e delimitou conceitos, explorando hipóteses, e intentando a apresentação de um contributo técnico-científico através de potenciais medidas de aplicação para a indústria turística na dinâmica dos “novos consumos alimentares”. Os novos hábitos de consumo que surgiram recente e rapidamente relativamente à alimentação, são ainda pouco explorados na área do turismo. Os agentes e até alguma parte da população, apesar de uma noção, desconhece na integra a génese e caraterização de todos os regimes que integram o consumo consciente. O que leva a que os agentes económicos, possam não conseguir responder eficazmente às adaptações que a resposta a este tipo de consumo (consciente) exige.
- CONTRIBUIÇÕES DE UM ROTEIRO MILITAR PORTUGUÊS PARA O DESTINO TURÍSTICO: PERSPETIVA DOS STAKEHOLDERSPublication . Simoes, J. T.O desenvolvimento científico e tecnológico permite capacitar tanto os territórios como quem os visita. Se por um lado o aumento destas ferramentas permite aos turistas um enriquecimento das suas próprias expectativas, tornando-os mais informados e exigentes, também, por sua vez, os agentes turísticos locais deverão planear e gerir as atividades de forma a oferecer produtos culturais de excelência, com grande valor pedagógico e, ao mesmo tempo, contribuir para o aproveitamento económico desta atividade. A pertinência deste cenário está em linha com o Roteiro do Turismo Militar (RTM), criado sob uma plataforma digital pela Associação de Turismo Militar Português (ATMPT), e onde os vários parceiros têm acesso a informação e ferramentas privilegiadas na gestão de conteúdos que permitem a criação e promoção de produtos turísticos de qualidade. Num estudo desenvolvido anteriormente pelo grupo de investigadores que compõem o Projeto INSIGNIA, no Centro de Investigação TECHN&ART, do Instituto Politécnico de Tomar, os resultados apresentados foram demonstrativos de uma correlação muito forte no que se refere visão sobre a eficácia e eficiência que os parceiros têm do RTM, e a sua pertinência para o destino turístico. No presente trabalho, adensaram-se esses resultados através de uma análise fatorial. Os resultados indicam que a maioria dos participantes avaliou a rota positivamente e que ela foi bem-sucedida em promover valores positivos para o município, incluindo a criação de valor acrescentado, desenvolvimento de clusters e aumento do fluxo de turistas. Os fatores importantes para o sucesso da rota incluem a sua adaptabilidade às necessidades dos visitantes, a qualidade da experiência turística e a clareza e personalização da rota pelos operadores turísticos.
- Turismo Cultural e Atividade(s) Museológica(s)Publication . Simoes, J. T.; Lopes, EuniceO turismo cultural tem vindo a consolidar-se como uma atividade económica importante na valorização de territórios onde o setor produtivo tradicional se encontra cada vez mais enfraquecido. Os museus têm-se transformado em ativos de salvaguarda do património através do desenvolvimento de atividades que promovem dinâmicas turístico-culturais de intercâmbio cultural, social e ambiental, projetando a promoção patrimonial e museológico dos territórios. O presente trabalho pretende explorar as dinâmicas do turismo e do património cultural e realçar as relações entre estes dois domínios no contexto da atividade museológica. É imperativo que o turismo conheça os espaços museológicos no sentido de enriquecer e valorizar a(s) atividade(s) museológica(s), e os museus se integrem no processo de oferta turística estruturada e diferenciada no mercado e serviços turísticos para atratividade cultural e turística. Nos últimos anos, a região centro de Portugal tem apresentado um aumento significativo de visitantes, todavia o número total de visitantes não apresenta uniformidade entre visitação a museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC). Segundo os dados emitidos pela PORDATA, o mesmo se repercute no número total de visitantes do Médio Tejo (nacional e estrangeiros). Este trabalho pretende trazer à consideração estas duas linhas de reflexão, configurando o estudo na relação do turismo cultural com as atividades museológicas, enquanto domínios de atuação âncora no desenvolvimento do(s) território(s).