Loading...
14 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 14
- Quadro referencial teórico do raciocínio clínico em fisioterapia neurológica: NeuroQRPublication . Santos, Hugo; Baleia, Isabel; Almeida, Patrícia; Brandão, RA Fisioterapia Neurológica (FN), intervém nos indivíduos que sofrem de doenças que afetam o sistema nervoso e que provocam distúrbios motores, que se traduzem em alterações complexas do movimento e da funcionalidade. A FN é uma área científica que evoluiu fortemente nas últimas décadas. O conhecimento adquirido ao longo dos anos exige um raciocínio clínico sólido e uma gestão bem estruturada para a sua incorporação adequada na prática clínica. Embora a literatura atual forneça muitas informações sobre o raciocínio clínico e a tomada de decisão em fisioterapia, são poucos os artigos que discutem o raciocínio clínico específico da FN. O objetivo deste artigo é apresentar um quadro referencial teórico para o raciocínio clínico do fisioterapeuta que atua junto aos utentes com disfunções motoras e funcionais decorrentes de distúrbios neurológicos. O modelo descrito está dividido em 4 níveis – conceitos, abordagens, métodos e técnicas, foi construído pelo grupo de FN do departamento da ESSAlcoitão e tem por base outros quadros referenciais previamente publicados.
- Projeto SIENHA – Rede europeia estratégica e inovadora para a educação no envelhecimento saudávelPublication . Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Patrícia; Almeida, Patrícia; Lopes, António M F; Carrillo, Elena; Vilaró, Jordi; Tuomi, Sirpa; Jarvinen, Sari; Kozakiewicz, Mariusz; Kedziora-Kornatowska, Kornelia; Hoxha, Adnan; Pekaric, Jasmin; Gruneberg, ChristianIntrodução e Objetivos: Os desafios em saúde relacionados com o envelhecimento da população, que a Europa enfrenta, obrigam a mudança das medidas e políticas sociais e de saúde nos seus estados-membros. O paradigma de Envelhecimento Saudável (ES) exige a inovação dos ambientes educacionais, sociais e de saúde e a preparação dos seus profissionais, nomeadamente os Fisioterapeutas, para a atuação com foco na promoção e da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida. Assim torna-se essencial promover o ES no espaço europeu através do desenvolvimento de competências dos estudantes, profissionais de saúde e de serviço social. Material e Métodos: Com esse objetivo estabeleceu-se um projeto de cooperação académica multilateral, com a duração de 36 meses, com a participação de sete Instituições de Ensino Superior (IES), financiado pelo programa ERASMUS+, constituído pelos seguintes produtos intelectuais: identificação de um quadro de competências profissionais em ES; desenvolvimento de um currículo em ES; desenvolvimento de um toolkit de inovação e investigação em ES. Resultados: Prevê-se assim no período de vigência do projeto, a criação de um currículo educativo, centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida, dirigido à comunidade educativa das IES parceiras, onde se incluem os cursos da ESSAlcoitão. Os conteúdos desenvolvidos podem ser adaptados a vários níveis de educação para assegurar a sustentabilidade e impacto. Tem como objetivo a longo prazo o desenvolvimento de um mestrado conjunto pelas IES parceiras. Conclusões: O projeto SIENHA poderá contribuir assim para: (i) a expansão do conhecimento sobre o envelhecimento saudável; (ii) O desenvolvimento contínuo de competências de estudantes, professores e profissionais; (iii) Inovação, desenvolvimento e a utilização das tecnologias para suportar a promoção da saúde na Europa; (iv) O desenvolvimento da investigação aplicada em contexto internacional, e a transferência efetiva da teoria na prática; (v) O intercâmbio de conhecimentos entre os setores sociais e os cuidados de saúde europeus para o desenvolvimento de práticas de qualidade.
- SIENHA Project - Strategic and Innovative European Network for Education in Healthy Aging: project updatePublication . Pekarić, Jasmin; Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Carrillo, Elena; Gruneberg, Christian; Kozakiewicz, Mariusz; Hirvonen, Armi; Nimani, Endrit
- Acesso direto em fisioterapia: um serviço inerente ao profissional autónomoPublication . Almeida, Patrícia; Alves Lopes, António; Lopes, António M F; Pires, Diogo; Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa
- Acesso direto: projeto de desenvolvimento de um instrumento para a realização de triagem em Fisioterapia para diagnóstico diferencialPublication . Almeida, Patrícia; Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Rosado, Maria Da Lapa; Pires, Diogo; Lopes, António M F
- On-the-job education training for life-long learning – opportunities for HEIs.Publication . Almeida, Patrícia
- Using capstone approach to develop a curriculum in healty ageing: SIENHA ProjectPublication . Almeida, Patrícia; Alves Lopes, António; Carrillo, Elena; Pekaric, Jasmin; Gruneberg, Christian; Kozakiewicz, Mariusz; Hirvonen, Armi; Nimani, Endrit
- Promoção de competências para o envelhecimento saudável: projeto SIENHAPublication . Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Ana Patrícia; Carrillo, Elena; Scherpenseel, Meike van; Hirvonen, Armi; Gruneberg, Christian; Kozakiewicz, Mariusz; Nimani, EndritIntrodução: Face aos desafios sociais e de saúde de uma população em envelhecimento, é necessário a atualização das políticas sociais e de saúde na Europa (WHO, 2020; Rudnicka, 2020). O paradigma do Envelhecimento Saudável (HA) sublinha a necessidade de inovação nos sectores educativo, de saúde e social e a devida formação dos profissionais implicados. Objectivos: O projecto Strategic Innovative Educational Network for Healthy Ageing (SIENHA) - www.sienha.eu, visa desenvolver educação a nível superior e o desenvolvimento de competências em estudantes e profissionais dos sectores de saúde e social na Europa. Este projeto envolveu uma cooperação académica multilateral ao longo de 36 meses entre sete Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, e foi financiado pelo programa ERASMUS+. Material e Métodos: Foram estabelecidos quatro principais resultados intelectuais: 1) Identificação de um quadro de competências profissionais em HA; 2) Desenvolvimento de um currículo de ensino superior; 3) Criação de um kit de ferramentas para inovação e investigação em HA; e 4) Produção de uma ferramenta de disseminação, um Manual em Envelhecimento Saudável. Com base numa revisão exploratória, foram estabelecidas listas de competências fundamentais e desenvolvido as estratégias de avaliação e o programa de estudos. Foi também elaborado um kit de ferramentas com vista à aplicação de investigação de implementação e estratégias pedagógicas inovadoras. Resultados: O projeto culminou na identificação de competências relevantes, na conceção de um kit de ferramentas baseado nas melhores práticas e na criação de um currículo educacional centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida. Este currículo foi concebido para melhor preparar os profissionais de saúde e sociais, incluindo fisioterapeutas, promovendo a saúde e bem-estar ao longo da vida. Conclusões: O projeto SIENHA proporciona uma abordagem integrada e estratégica para enfrentar os desafios do envelhecimento saudável na Europa, trazendo inovações na formação e prática profissional. Esta colaboração pode representar um avanço significativo para a melhoria da formação e preparação de profissionais nos sectores de saúde e social na Europa.
- Environmental physiotherapy education project: a student's viewPublication . Noronha, Miguel; Santana, Duarte; Dias, Matilde; Vieira, Ana Isabel; Almeida, Patrícia; Alves Lopes, AntónioThis session will aim to provide an overview of the implementation process for a student-led project that is focused on adapting the content and posters of an Environmental Physiotherapy website to the Portuguese context. The goal will be to ensure that the educational materials are culturally relevant and linguistically accessible to Portuguese-speaking physiotherapists. During the session, presenters will discuss the various phases of the project, along with the strategies that will be utilized for translating and contextualizing the information. The anticipated results of the project will be emphasized, illustrating how the adapted materials could serve as a valuable resource for Portuguese physiotherapists interested in environmentally informed practice.
- Creating an educational program to promote healthy agingPublication . Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia