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- Qualidade de Vida e Participação em Iniciativas de Base Comunitária: Um estudo num município da zona centro de PortugalPublication . Silva, Sofia Rosas; Marques, Filipa Daniela; Lavado, Nuno; Parente, Liliana Filipa Dias; Rafael, Ana Catarina Mendes; Gonçalves, Delphine Paolo; Bastos, AliceFace ao reconhecimento da importância da participação social como fator promotor de envelhecimento bem-sucedido, procura-se, através de um estudo de natureza quantitativo, analisar os efeitos de variáveis sociodemográficas e da participação social em atividades/programas de base comunitária, promovidas por um município da zona centro de Portugal, ao nível da qualidade de vida de pessoas com mais de 56 anos, residentes no concelho.
- Trajetórias e vida de pessoas idosas ex-emigrantes portugueses : a construção da integridade familiarPublication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, LilianaA construção da integridade familiar é um desafio desenvolvimental para as pessoas idosas. Este estudo exploratório analisa as trajetórias de emigração de pessoas, agora idosas, que emigraram e retornaram ao país de origem (Portugal), para compreender como a emigração influencia a construção do sentimento de integridade familiar versus desconexão e alienação. Os resultados sugerem que a emigração potencia a construção de diversas filosofias de vida determinantes na construção da integridade familiar.
- A VIVÊNCIA DOS MAIS VELHOS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA GUARANI MBYÁPublication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana Marques; Vizzotto, Marilia Martins; Bonfim, Tania ElenaÉ possível entender que o aumento de pessoas idosas no mundo requer uma perspectiva transcultural da adultez e da velhice. Assim, este estudo exploratório procurou compreender a dinâmica cultural de uma comunidade indígena, destacando o papel da pessoa mais velha. Para tal foram realizadas entrevistas abertas com roteiro semi-estrurado com seis interlocutores do Conselho de Anciãos do povo Guarani-Mbyá, de uma tradicional aldeia de São Paulo que se dispuseram a participar; e outras informações e impressões foram registradas ao longo da pesquisa num diário de campo. A análise do conteúdo sugeriu que "ser Guarani-Mbyá" é um modo de viver e estar, orientado para a preservação da tradição através da educação e religião; o papel dos mais velhos como guardiões e transmissores das tradições. Os resultados contribuem para olhar o envelhecimento sob outras perspectivas culturais.
- Sentimento de comunidade e bem-estar em contexto institucional : perceção das pessoas idosasPublication . Silva, Sofia; Marques, Filipa Daniela; Soeiro, Dina; Parreiral, Sílvia; Tavares, João; Atalaia, Leonor; Raposo, DanielOs estudos sobre o sentimento de comunidade (SdC) revelam que este conceito está associado a uma maior participação ou envolvimento na vida da comunidade, satisfação com a vida, capacidade para mobilização na resolução dos problemas pessoais e coletivos, autoestima, suporte social percebido e qualidade das relações sociais. A investigação sobre o SdC em contexto gerontológico é ainda parca, mas a literatura sugere a sua relação com o envelhecimento bem-sucedido. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o SdC e bem-estar em contexto institucional dirigido à pessoa idosa. A amostra é constituída por 274 pessoas com mais de 60 anos a frequentar diversos contextos gerontológicos: centros de dia, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e escolas séniores. Os principais resultados indicam um elevado sentimento de comunidade nas três tipologias de instituições consideradas, sendo as diferenças estatisticamente significativas mais elevadas em centros de dia e ERPI. O SdC apresentou uma relação positiva moderada com a satisfação com a vida, satisfação com suporte social e afetividade positiva. A pertinência desta investigação relaciona-se com a possibilidade de dar voz à perceção da pessoa idosa em contexto institucional e compreender medidas de planeamento e intervenção social no contexto gerontológico que promovam o SdC que poderá ser um catalisador para o envelhecimento bem-sucedido.
- Construindo a integridade familiar no fim da vidaPublication . Silva, Ana Raquel; Marques, Filipa Daniela; Santos, Liliana; Sousa, LilianaA integridade familiar constitui um desafio normal no desenvolvimento das pessoas idosas, fortemente influenciado por factores do sistema familiar. Este estudo pretende aprofundar o conhecimento sobre o que contribui para o desenvolvimento do sentimento de integridade familiar em pessoas idosas. A recolha de dados efectuou-se com a aplicação de uma entrevista semi-estruturada (baseada em King & Wynne, 2004), administrada a 8 indivíduos com idade superior a 64 anos (5 mulheres e 3 homens), que vivem em contexto familiar. Os principais resultados sugerem que o sentido de integridade familiar na pessoa idosa é influenciado por: i) redefinição da identidade pessoal sustentada por uma filosofia de vida; ii) existência de proximidade afectiva nas relações; iii) aceitação de conflitos; iv) satisfação com a transmissão de legado; v) continuidade das relações familiares; vi) existência de projectos de vida futuros. A integridade não exclui contrariedades e amarguras, mas envolve-as num significado de paz com a vida. Na intervenção as pessoas idosas devem ser apoiadas no processo de aceitação de si e do outro, pois este é um mecanismo facilitador da integridade familiar.
- Integridade familiar e o idoso pobre : valores e significadosPublication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana Xavier Marques deRever e integrar a vida é uma das tarefas desenvolvimentais mais relevantes no fim da vida, que pode conduzir a pessoa idosa à integridade, desconexão ou alienação familiar. Neste estudo, aprofunda-se a construção da integridade familiar (versus desconexão e alienação) em pessoas idosas com história de pobreza ao longo da vida explorando o seu mundo de significados e valores. A amostra envolve doze participantes com idades entre os 65 e os 89 anos. Adoptou-se a técnica de contagem de palavras simples, recorrendo ao programa de análise de dados qualitativa N-Vivo7. Os resultados sugerem que os significados e valores atribuídos a ser pobre influenciam a re/interpretação da identidade ao longo da vida: a integridade familiar ocorre quando ser pobre é encarado pelas conquistas; a desconexão/alienação familiar emerge quando ser pobre é acompanhado de sentimentos de desvalorização e inferioridade. A intervenção familiar e comunitária deverá considerar estes significados e valores para adequar-se às vivências das pessoas idosas pobres.
- Portuguese Older Gay Men: Pathways to Family IntegrityPublication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, LilianaResearch in the field of older gay men remains scarce. This exploratory study examines older gay men's experiences in the construction of family integrity (versus disconnection and alienation). The family integrity approach is a developmental perspective that links ego integrity to a larger process of constructing meaning within the family system. The sample comprises ten participants (from 60 to 88 years old). A semi-structured interview was conducted and submitted to content analysis. The main findings suggest three experiences in older gay men's construction of family integrity: (i) influence of homosexuality throughout life; (ii) establishing a family of choice; (iii) creating a legacy associated with homosexuality. Family integrity in older gay men seems to evolve from disclosure at a young age to making homosexuality a legacy in old age.
- Integridade familiar : especificidades em idosos pobresPublication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, LilianaA construção da integridade familiar constitui um desafio desenvolvimental normativo para o idoso, influenciado por fatores dos sistemas familiar e social. Este estudo teve por objetivo analisar as trajetórias de vida de pessoas idosas que viveram pobres ao longo da vida e como elas influenciaram as suas rotas no sentido da integridade ou da desconexão familiar. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, centrada na integridade familiar, a 12 participantes com mais de 64 anos (seis de cada sexo), sendo que três em cada grupo foram considerados como vivendo situação de integridade ou desconexão familiar. Os principais resultados sugerem que algumas circunstâncias comuns na vida de famílias pobres, tais como: conflito e/ou distância familiar, violência doméstica e/migração, múltiplas doenças crônicas severas, emprego temporário e baixos rendimentos, podem dificultar a conquista da integridade familiar e promover a desconexão familiar. Contudo, os participantes que reenquadraram os acontecimentos negativos de forma positiva evoluíram no sentido da integridade familiar.
- Famílias envelhecidas : percursos e diversidadePublication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana Xavier Marques deO conhecimento sobre famílias envelhecidas é ainda escasso. Neste âmbito, a pesquisa tem incidido nos cuidados familiares a idosos dependentes, focando os problemas de saúde, dependência funcional e declínio cognitivo. Esta investigação pretende contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as famílias envelhecidas, assumindo uma perspetiva normativa e desenvolvimental, e contemplando a diversidade de contextos de vida e envelhecimento. O capítulo 1 centra casais compostos por pessoas idosas, e tem por objetivos: caracterizar a estrutura, dinâmica e valores do agregado familiar dos casais idosos; evidenciar valores e dinâmica relacional dos casais idosos. A amostra compreende 136 participantes, a quem foi administrado um questionário sobre a fase última do ciclo de vida familiar (Cerveny,1997). A análise de dados efetuou-se com recurso ao programa de análise de dados estatística SPSS 17.1. Os resultados indicam que os casais vivem predominantemente em casal, com uma dinâmica relacional do agregado caracterizada pelo respeito, diálogo e carinho; dinâmica relacional do casal caracterizada por clima afetuoso, amizade e diálogo, e valores assentes no amor, diálogo e convívio familiar. A dinâmica relacional do casal é pautada por atividades de lazer realizadas em conjunto e vida sexual tão boa como antes; os valores dão ao casamento significados de realização pessoal e perpetuação através dos filhos na juventude, e adaptação e descoberta na velhice. O capítulo 2 foca a construção da integridade familiar considerando a diversidade de contextos socioeconómicos (pessoas idosas que viveram em contexto de pobreza ao longo da vida), socioculturais (ex-emigrantes portugueses) e novas formas de famílias (homens homossexuais). Foi aplicada uma entrevista semiestruturada (King & Wynne, 2004) a uma amostra de 12, 20 e 10 pessoas, respetivamente. A análise de dados foi efetuada com base na análise de conteúdo com recurso a juízes independentes baseada na grounded theory, contudo no caso do contexto socioeconómico recorreu-se ao programa de análise de dados qualitativa N-Vivo 7. Os resultados sugerem que a diversidade de contextos analisada coloca desafios à rutura familiar o que pode potenciar o caminho da desconexão e alienação. Contudo, o contexto das significações exerce um papel fundamental na construção da integridade familiar. A redefinição da identidade associada a uma filosofia de vida que enfatize as forças em vez dos fracassos parece determinar a construção da integridade familiar, contudo existem especificidades. Relativamente ao contexto socioeconómico: as pessoas idosas no caminho da integridade revelam um sentido de autovalorização (ter vivido uma vida significativa) apesar da pobreza; as pessoas idosas no caminho da desconexão/alienação alimentam sentimentos de insignificância devido à escassez de recursos económicos. Ainda neste contexto, os valores (princípios de conduta) reinterpretam a identidade ao longo da vida e permitem compreender que a integridade familiar ocorre quando ser pobre é encarado pelas conquistas; a desconexão/alienação emerge quando ser pobre incorpora sentimentos de desvalorização e inferioridade. No contexto sociocultural, as pessoas idosas ex-emigrantes cujo processo de emigração se desenvolveu em família (a família está envolvida no processo de emigração e funciona como um pilar desde a fase de decisão até ao regresso) desenvolveram uma filosofia de vida assente numa atitude ativa e solidária e estão em integridade familiar; as pessoas em desconexão relatam episódios de conflito familiar que marcam a trajetória de emigração, e uma atitude passiva na resolução desses conflitos até à atualidade; as pessoas em alienação familiar, cujo processo de emigração se desenrolou de forma solitária, desenvolvem uma filosofia de vida assente na luta solitária: a sua força e identidade estão em enfrentar tudo sem precisar de ninguém. Relativamente às novas formas de família, a integridade familiar evolui desde a revelação da homossexualidade (em idade jovem) e conclui-se na velhice quando a homossexualidade se torna um legado. A desconexão parece evoluir da luta constante da falha da aceitação da homossexualidade pela família e outras pessoas significativas. O capítulo 3 analisa as trajetórias de vida de homens homossexuais atualmente idosos, para compreender melhor a influência da homossexualidade e os principais eventos. Adotou-se a técnica da linha de acontecimentos de vida (Acquaviva et al., 2007), aplicada a 10 participantes com 60 anos ou mais. Os resultados sugerem que vários eventos de vida influenciam o curso de vida: i) o autoconhecimento da homossexualidade; ii) tentar passar por heterossexual; iii) assumir a homossexualidade (explicita ou implicitamente); iv) sentir limitações e desafios relacionados com o ser idoso e homossexual. O capítulo 4 procurou alargar a perspetiva do envelhecimento considerando uma abordagem transcultural. Assim, realizou-se um estudo numa comunidade indígena (Guarani Mbya, Brasil). Neste estudo analisase o modo de viver e ser idoso nessa comunidade. A amostra compreende 6 participantes a quem foi administrada uma entrevista aberta. Este estudo contemplou ainda a observação com registo etnográfico e realização de um diário de bordo. A análise de conteúdo efetuou-se com apoio do software de dados qualitativa WebQDA 1.4.3. Os resultados sugerem o papel das pessoas idosas na preservação de uma cultura ágrafa, garantindo que as tradições estejam presentes nas gerações atuais através da oralidade. A adoção de lentes normativas no estudo e compreensão das famílias envelhecidas permite compreender as tarefas desenvolvimentais e normativas no fim da vida.