Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • PASSE.pro - Manual do dinamizador da dimensão curricular do secundário
    Publication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, Nuno
    O PASSE pretende, através de uma visão integrada e multifacetada do que é o comportamento e as escolhas alimentares, propor uma série de linhas de intervenção para o nível secundário – isto é, englobando o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Existe uma série de constrangimentos que se põem à aplicação de um programa de promoção da saúde nestes níveis de escolaridade, que passamos a nomear: elevada carga horária e baixa disponibilidade dos professores; disparidade de disciplinas, áreas curriculares e percursos de aprendizagem dos próprios alunos com exames que determinam o futuro próximo.
  • A gestão das técnicas de dinâmica de grupo em contextos de promoção da saúde: um mapeamento de competências
    Publication . Tinoco, Rui; Sousa, Nuno Pereira de; Cláudio, Débora
    O presente artigo pretende sistematizar aspectos no trabalho de educação e promoção da saúde, nomeadamente quando se trata de intervenções em grupo. Num primeiro momento, realçamos a importância da adopção de um modelo da psicologia da saúde que conceptualize os comportamentos sobre os quais pretendemos intervir. De seguida sublinhamos a importância de se saber adaptar dinâmicas de grupo e jogos aos objectivos anteriormente delineados. Entramos de seguida em diversos aspectos que reputamos como cruciais no trabalho com grupos: as competências de dinamizador; as técnicas de aumento de expressividade do grupo, assim como a importância de se manter uma continuidade na intervenção. Chama-se igualmente a atenção para a importância das súmulas e de momentos de reflexão, quer sejam elas realizadas no meio de uma actividade, no seu fim ou ainda para sistematizar aprendizagens em momentos chave da intervenção. Finalmente, chamamos a atenção para a importância de se pensar um programa integrado, em que a intervenção em contexto de sala de aula é complementado por outras dimensões na comunidade.