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Ribeiro da Silva, Cláudia

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  • Avaliação direta e indireta dos níveis de atividade física dos alunos de fisioterapia
    Publication . Bustorff-Silva, Maria do Carmo; Mendes, Jéssica; Horta, Luís; Carvalho, Maria Beatriz; Cunha, Rita; Alves Lopes, António; Silva, Cláudia Ribeiro da
    Introdução e Objetivos: A promoção da atividade física (AF) é um dos principais objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da World Physiotherapy (World Physio) no âmbito da prevenção de doenças não transmissíveis e a implementação de hábitos de vida saudáveis. Em Portugal reforçou-se este objetivo com o Programa Nacional de Atividade Física (PNAF), destacando que os profissionais de saúde terem um papel privilegiado na promoção de AF. Encontra-se descrito na literatura que os níveis de AF se alteraram ao longo do ciclo de vida, nomeadamente com a entrada no Ensino Superior, existindo um elevado nível de sedentarismo entre os estudantes em Portugal. Tendo isto em consideração desenvolvemos um estudo descritivo com o objetivo de recolher e analisar os níveis de AF nos alunos do primeiro ano de Licenciatura de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) no ano letivo 2020/21, e identificar os seus possíveis condicionantes, entre eles o contexto pandémico que foi vivido ao longo deste ano. Material e Métodos: A metodologia consistiu na avaliação dos indivíduos, ao longo de uma semana, através de medidas diretas de AF, utilizando o acelerómetro e indiretas, através da utilização do IPAQ-SF. Para avaliação dos possíveis condicionantes da AF foram utilizados dois questionários, o NEWS-CFA e o WHOQOL-Bref. Resultados: Nos indivíduos avaliados (N=12), a maioria apresenta um peso normal, segundo os parâmetros definidos pela OMS, e cumprem também as recomendações internacionais de AF, quando avaliada através do IPAQ-SF. O IPAQ-SF e o acelerómetro apresentam uma correlação positiva, revelando o IPAQ valores de MET/Minutos por Semana Totais mais elevados comparativamente aos valores recolhidos pelo acelerómetro. Relativamente à WHOQOL-Bref o domínio Psicológico foi o que se revelou mais comprometido nesta amostra. Conclusões: Como principais conclusões do nosso estudo destacamos que 66,7% dos estudantes apresentam um peso normal dentro dos parâmetros definidos pela OMS e que 58,7% dos participantes cumprem as recomendações internacionais de AF quando avaliada através do IPAQ-SF. Observámos também que o IPAQ-SF apresentou valores de MET/Minutos por Semana Totais mais elevados comparativamente aos valores recolhidos pelo acelerómetro. No entanto são necessários mais estudos, pois devido ao número reduzido da amostra não foi possível identificar o impacto dos possíveis condicionantes da AF.
  • Influência de um ano académico atípico nos níveis de atividade física de alunos de Fisioterapia do 1º ano
    Publication . Teles, Clara; Ramalho, Ana; Marçal, Telmo; Bernardino, João; Gameiro, Joana; Alves Lopes, António; Ribeiro da Silva, Cláudia
    Introdução: Portugal é um dos países da União Europeia com menor taxa de Atividade Física (AF), com apenas 40% da população ativa. Durante o período universitário, ocorre uma coincidência de aumento da autonomia e tomada de decisão dos alunos e mudanças de hábitos de vida, geralmente associadas à diminuição da prática de AF. Em termos percentuais, 30% dos estudantes universitários são considerados fisicamente inativos. São poucos os estudos sobre os níveis de AF em alunos do ensino superior, nomeadamente no curso de Fisioterapia, e menos ainda que relacionem esta temática com as medidas de contenção impostas, devido à pandemia do COVID-19. Objetivo: Descrição e comparação dos níveis de AF dos alunos matriculados no 1.º ano do Curso de Fisioterapia, no ano letivo 2019/2020. Entender se há diferenças na prática de AF, em diferentes épocas do ano letivo, uma delas é o período de lockdown. Métodos: os dados foram recolhidos por meio do “Questionário Internacional de Atividade Física” (IPAQ). Foi dividido em 3 momentos (período letivo sem avaliações, período de exames e lockdown), sendo um estudo longitudinal. Resultados: Os estudantes de fisioterapia parecem ser ativos quanto ao parâmetro de frequência de AF. Com o lockdown, houve aumento do nível de AF em 20% dos alunos em relação ao período letivo sem avaliações, com 14,3% sendo elevado para nível alto de AF. Destaca-se a grande percentagem de alunos (42,9%) que mantêm nível alto de AF. Houve diferença significativa do 1º para o 2º momento, no nível do IPAQ, com diminuição da AF (p = 0,03) no período de exames. Discussão: No período de exames, embora a carga horária seja menor, parece ter havido uma diminuição dos níveis de AF. No lockdown presume-se que os aspetos foram retirados, o que em uma situação normal comprometeria a prática da AF, levando a melhores resultados em algumas das variáveis. O lockdown não parece ter tido um impacto negativo na AF. Conclusão: O objetivo deste estudo foi alcançado, estabelecendo um ponto de partida para a avaliação dos níveis de AF, em estudantes universitários, no período do COVID-19. Como a amostra é composta por futuros profissionais de saúde, é importante que eles sejam os primeiros a adotar um estilo de vida ativo, promovendo-o assim.