Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Torres, João Vítor

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • As tecnologias digitais na aula de matemática
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    O estudo que se apresenta centra-se nas práticas curriculares do professor de Matemática e pretende contribuir para a compreensão da utilização de Tecnologias Digitais (TD) no ensino desta disciplina, perspetivando a sua integração na prática letiva pela ótica dos docentes. Há já alguns anos que o processo de introdução das TD no ensino começou. Esperava-se que estas alterassem profundamente as metodologias e que tivessem implicações ao nível da comunicação na sala de aula, bem como nos papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem (Papert, 2000). No entanto, dados recentes indicam que, apesar de poderem constituir uma mudança de metodologia de ensino estas ferramentas são apenas absorvidas e integradas nos métodos que já eram utilizados pelos professores. Em termos metodológicos, optámos por realizar três estudos de caso, usando como critérios para a escolha dos professores a sua experiência profissional (mais de 15 anos) e o nível de ensino que lecionam. Solicitámos aos professores que respondessem a um conjunto de questões relacionadas com o modo como perspetivam a utilização das tecnologias e como caraterizam as suas práticas letivas. Para a recolha de dados foram utilizados três tipos de fontes: (i) observação de práticas letivas, (ii) entrevistas e (ii) análise documental. Para a análise dos dados recorreremos ao suporte teórico proposto por Mishra e Koehler (2006) - conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK) – e ao modelo “orquestração instrumental” proposto Trouche (2004). A fase de recolha de dados decorreu no ano letivo 2013/2014, estando neste momento centrados na sua análise. Nesta comunicação apresentamos alguns dos resultados preliminares do estudo que a suporta.
  • Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição no 1º ano de escolaridade
    Publication . Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Chambel, Ana Filipa
    A experiência relatada teve como principal objetivo perceber como a Robótica Educativa (RE) pode contribuir para o desenvolvimento de sentido de número e para o desenvolvimento do raciocínio em alunos que iniciam o seu percurso escolar. De entre as várias atividades desenvolvidas pelos alunos, houve uma em que usaram robôs, que também são vendidos como brinquedos, para aprender enquanto realizavam uma tarefa de caracter lúdico. Os resultados sugerem que os alunos se envolveram na atividade desenvolveram algumas competências no domínio da Matemática que estavam previstas e ainda outras com que não se contava inicialmente, como o desenvolvimento de estratégias para subtrair que não faziam parte da planificação da atividade. Além disso, por trabalharem a pares, melhoraram as suas competências sociais, reflexo de trabalho em grupo e de partilha de opiniões e conjeturas.