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Torres, João Vítor

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  • A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    Os desenvolvimentos tecnológicos têm aberto caminho para a utilização de novas formas de trabalho e de organização. Este artigo tem como objectivo contribuir para a percepção do papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ter em projectos de desenvolvimento curricular. Apresentamos os resultados de um estudo empírico que analisou o modo como um conjunto de professores que integraram um projecto de desenvolvimento curricular em Matemática utilizaram as TIC para facilitar a comunicação entre si no processo de desenvolvimento de materiais curriculares. Fazemos uma breve análise de literatura sobre a utilização das tecnologias, após o que apresentamos a metodologia e os resultados obtidos. Estes apontam para a importância das TIC em projectos de âmbito curricular mas para uma predominância de utilização de tecnologias que os professores já conhecem e utilizam no seu quotidiano levando-nos a pensar que, em relação a novas ferramentas como as Plataforma de Comunicação (PC) é necessário ainda algum tempo de apropriação para que se tire partido de todo o seu potencial.
  • De consumidores a produtores
    Publication . Torres, João; Figueiredo, Miguel
    As tecnologias podem alterar o modo como o aluno se posiciona face aos conhe cimentos que adquire ou tenta adquirir. As próprias tecnologias podem ser usadas pelos alunos de diferentes modos e para diferentes fins. A Escola pode ajudar os alunos a encon trar modos de utilização para que passem de meros consumidores a produtores do seu conhecimento. Neste texto apresentamos as experiências levadas a cabo, no âmbito do Cen tro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e em particular do seu Projeto EduScratch, que colocam o aluno no centro do desenvolvimento do seu conhecimento. Depois de uma fase de aprendizagem de uma ferramenta de programação, os alunos, em grupo, devem desenvolver os seus próprios pro jetos originais que serão apresentados em grupo. Pelo caminho, ajudados por uma equipa de professores, terão que pesquisar e criar.
  • O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    Esta comunicação pretende apresentar alguns dos resultados obtidos num estudo, no âmbito da preparação de uma dissertação de mestrado em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O estudo foi levado a cabo pelo primeiro proponente da comunicação, sob orientação do segundo, e tinha como principal objectivo compreender o modo como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram utilizadas, por um conjunto de professores e investigadores de diversos níveis de ensino, no âmbito de um projecto de desenvolvimento curricular. Começaremos por enquadrar a importância que é dada hoje em dia à utilização das TIC em diversos sectores da nossa sociedade e na Educação em particular, para de seguida apresentar o contexto, as questões e alguns dos resultados obtidos no estudo.
  • Vamos stratchar juntos?
    Publication . Torres, João; Figueiredo, Miguel; Grácio, João; Romano, Helena
    Com o fecho das Escolas, em janeiro de 2021, os alunos ficaram em casa, sem aulas, por um período de duas semanas. Neste contexto, o Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal decidiu promover um curso de programação Scratch, totalmente a distância, para alunos dos 5.º e 6.º anos, com 12 horas de duração, tendo em conta a responsabilidade deste Centro de Competência, face ao desenvolvimento das competências dos alunos assim como da ocupação, com qualidade, dos seus tempos livres. Funcionou de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021, a um ritmo de duas horas de formação, em cada dia útil deste período. O trabalho foi desenvolvido de forma síncrona, deixando apenas alguns desafios que os alunos podiam resolver de forma autónoma, entre sessões. Os principais objetivos desta iniciativa foram (i) a divulgação da linguagem de programação Scratch e ainda (ii) testar metodologias de ensino a distância com alunos destas idades. Para avaliarmos a iniciativa, foram objeto de análise, para além dos registos dos formadores, os produtos realizados pelos alunos, um questionário de avaliação respondido pelos mesmos intervenientes e outro dirigido aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos foram muito animadores, tendo havido uma procura muito grande para o curso o que comprova o interesse e a necessidade deste tipo de proposta, confirmada pelo número de inscrições, que esgotou as 25 vagas disponíveis em poucas horas. Os alunos, oriundos de todo o país, conseguiram, na sua maioria, desenvolver os trabalhos propostos e criar um projeto original em grupo. As sessões tiveram momentos em que os alunos trabalharam em grande grupo e outros em que trabalharam em pequenos grupos, constituídos aleatoriamente e/ou de acordo com as suas afinidades, para desenvolverem algumas atividades e para a elaboração dos trabalhos finais.
  • Aprender a programar ou programar para aprender matemática?
    Publication . Torres, João; Figueiredo, Miguel; Marques, Teresa Moutinho
  • Online training of higher education teachers: an experience in times of pandemic
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Ferreira, Elsa; Torres, João; Baía, Mário
    This article appears as an opportunity to reflect on the practice of a group of Higher Education teachers who conceived, developed and tested an online pilot course as part of an ERASMUS + KA2 project. The group of teachers and course participants, also teachers of higher education, made a very positive assessment of this work. However, there are aspects that could be improved. In future sessions, special attention should be paid to explaining the objectives of the course and the tasks to be performed by the participants, and there should also be more opportunities for interaction between the participants and between them and the trainers.
  • As tecnologias digitais na aula de matemática
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    O estudo que se apresenta centra-se nas práticas curriculares do professor de Matemática e pretende contribuir para a compreensão da utilização de Tecnologias Digitais (TD) no ensino desta disciplina, perspetivando a sua integração na prática letiva pela ótica dos docentes. Há já alguns anos que o processo de introdução das TD no ensino começou. Esperava-se que estas alterassem profundamente as metodologias e que tivessem implicações ao nível da comunicação na sala de aula, bem como nos papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem (Papert, 2000). No entanto, dados recentes indicam que, apesar de poderem constituir uma mudança de metodologia de ensino estas ferramentas são apenas absorvidas e integradas nos métodos que já eram utilizados pelos professores. Em termos metodológicos, optámos por realizar três estudos de caso, usando como critérios para a escolha dos professores a sua experiência profissional (mais de 15 anos) e o nível de ensino que lecionam. Solicitámos aos professores que respondessem a um conjunto de questões relacionadas com o modo como perspetivam a utilização das tecnologias e como caraterizam as suas práticas letivas. Para a recolha de dados foram utilizados três tipos de fontes: (i) observação de práticas letivas, (ii) entrevistas e (ii) análise documental. Para a análise dos dados recorreremos ao suporte teórico proposto por Mishra e Koehler (2006) - conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK) – e ao modelo “orquestração instrumental” proposto Trouche (2004). A fase de recolha de dados decorreu no ano letivo 2013/2014, estando neste momento centrados na sua análise. Nesta comunicação apresentamos alguns dos resultados preliminares do estudo que a suporta.
  • A aprendizagem da estatística de estudantes da licenciatura em comunicação social alicerçada num projeto de investigação: potencialidades e desafios
    Publication . Delgado, Catarina; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Marôpo, Lidia
    Este artigo foca-se numa experiência de formação de ensino da estatística envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Comunicação Social da ESE/IPS. Decorre de um estudo de cariz exploratório cujos objetivos são identificar potencialidades para a aprendizagem da estatística pelo envolvimento dos estudantes num projeto de investigação e desafios que se colocam no ensino desta área do conhecimento, tendo por base esta opção, num contexto de pandemia. Este estudo constitui uma investigação sobre a própria prática da formadora (primeira autora deste artigo). Os dados foram recolhidos através da observação participante das aulas, da recolha documental e de questionários realizados aos estudantes. O envolvimento dos estudantes no projeto de investigação resultou num maior interesse pela aprendizagem da estatística e no desenvolvimento das suas capacidades de transnumeração, de raciocínio com modelos e de integração da estatística no contexto. Destacam-se como desafios: (i) a gestão do tempo de aula de modo a responder às diferentes solicitações dos grupos de estudantes, (ii) a antecipação de possíveis questões que apoiem e suscitem a reflexão sobre a análise dos dados realizada por eles e (iii) a necessidade de, simultaneamente, dar resposta a dificuldades relacionadas com o uso da ferramenta Excel e com conceitos de estatística.
  • Reflections on a scratch summer course: students' perspectives
    Publication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Figueiredo, Miguel
    The GEN10S Portugal project has been offering Scratch programming courses, with a 15-hour duration, in face-to-face mode, to groups of students and two or more teachers of each class, from schools that are project members. Two Scratch teachers per class, hired by the project, have also participated in 12 of these 15 hours, supporting the activities. When the schools’ face-to-face activities stopped, in January 2021, a 12- hour Scratch course was tested. This course was then replicated eleven times, between July and August 2021, involving 132 students. In this paper, we will use a qualitative methodology to analyse the perceptions of the students involved about the course they had the opportunity to participate. We will also look at the teachers' evaluation of their final work, carried out in groups, to try to understand if a methodology, totally based on online training, can have satisfactory results with students attending the 5th and 6th grade. The results achieved point out to the success of the courses, having obtained very positive opinions from the students who attended it and most of the final works, done by the students, have been classified above average, when comparing them with all those that were carried out throughout the GEN10S project.