Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Torres, João Vítor

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    Os desenvolvimentos tecnológicos têm aberto caminho para a utilização de novas formas de trabalho e de organização. Este artigo tem como objectivo contribuir para a percepção do papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ter em projectos de desenvolvimento curricular. Apresentamos os resultados de um estudo empírico que analisou o modo como um conjunto de professores que integraram um projecto de desenvolvimento curricular em Matemática utilizaram as TIC para facilitar a comunicação entre si no processo de desenvolvimento de materiais curriculares. Fazemos uma breve análise de literatura sobre a utilização das tecnologias, após o que apresentamos a metodologia e os resultados obtidos. Estes apontam para a importância das TIC em projectos de âmbito curricular mas para uma predominância de utilização de tecnologias que os professores já conhecem e utilizam no seu quotidiano levando-nos a pensar que, em relação a novas ferramentas como as Plataforma de Comunicação (PC) é necessário ainda algum tempo de apropriação para que se tire partido de todo o seu potencial.
  • O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    Esta comunicação pretende apresentar alguns dos resultados obtidos num estudo, no âmbito da preparação de uma dissertação de mestrado em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O estudo foi levado a cabo pelo primeiro proponente da comunicação, sob orientação do segundo, e tinha como principal objectivo compreender o modo como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram utilizadas, por um conjunto de professores e investigadores de diversos níveis de ensino, no âmbito de um projecto de desenvolvimento curricular. Começaremos por enquadrar a importância que é dada hoje em dia à utilização das TIC em diversos sectores da nossa sociedade e na Educação em particular, para de seguida apresentar o contexto, as questões e alguns dos resultados obtidos no estudo.
  • A internet no ensino e aprendizagem da matemática
    Publication . Duarte, José; Portela, José; Torres, João
  • Ligar foros do trapo
    Publication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João
    O projecto «Ligar Foros do Trapo» parte do pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser utilizadas para ligar a comunidade escolar, ajudando a estabelecer uma ponte entre professores, pais e alunos. São três os seus principais objectivos: fomentar o envolvimento da família no processo educativo, contribuir para a aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. O projecto integra uma investigação segundo uma metodologia de carácter qualitativo, com características de estudo de caso. Os resultados apontam para uma participação activa dos pais e alunos em algumas das actividades propostas. O projecto, os desafios e até as dificuldades inerentes à utilização das tecnologias têm sido um factor de partilha entre pais e filhos mas também entre os pais e os professores. Os pais, motivados pelos filhos, têm-se deslocado à escola para superar dificuldades inerentes à utilização dos recursos online. Quanto aos alunos, observa-se uma evolução positiva das suas competências de leitura e escrita.
  • Le rôle des technologies de l'informations et de la communication dans un projet de développement curriculaire
    Publication . Torres, João; Brocardo, Joana
    Cette communication prétend présenter des résultats obtenus dans une étude, dans le contexte de la préparation d'une dissertation de Diplôme d'études approfondies dans Éducation dans la Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. L'étude a été pris en oeuvre par le premier soumissionnaire de la communication, sous orientation de second, et avait comme principal objectif comprendre la manière comme les Technologies des Informations et Communication (TIC) ont été utilisées, par un ensemble d'enseignants et d'investigateurs de divers niveaux d'enseignement, dans le contexte d'un projet de développement curriculaire. Nous commencerons à encadrer l'importance qui est donnée de nos jours à l'utilisation de TIC dans de divers secteurs de notre société et dans l'Éducation en particulier, pour de suivante présenter le contexte, les questions et certains des résultats obtenus dans l'étude.
  • AS TIC na formação de professores: do pacote Office ao pacote Moodle
    Publication . Duarte, José; Torres, João; Brito, Conceição
    Esta comunicação é apresentada por três docentes com experiências diferentes na formação de professores, embora com um interesse comum: o desenvolvimento profissional dos professores e a utilização contextualizada das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Dois, mais velhos, a ‘consciência crítica’ do MINERVA e outro, mais novo, da nova geração Nónio, igualmente crítico mas mais arrojado e tolerante perante fenómenos tecnológicos rodeados de efeitos promissores para a educação. O trabalho desenvolvido nos últimos anos com plataformas de comunicação e ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores e em projectos colaborativos de desenvolvimento curricular, fez crescer a necessidade de uma ‘paragem’ para reflexão, numa altura em que o quadro da formação de professores para o uso das TIC, em Portugal, pretende desafiar o status firmado de cerca de dezena e meia de anos com o pacote Office. Agora que este perdeu terreno em detrimento da formação em contexto, poderemos estar perante um novo pacote que mais uma vez iludirá os professores e lhes consumirá energia, deixando de novo os alunos sozinhos (com as TIC) em casa e adiando mais uma vez a integração curricular das TIC como uma mais valia para a aprendizagem. Mais do que trazer respostas, esta comunicação pretende levantar questões partindo das experiências destes três professores neste domínio.
  • Os Sabichões da Azeda: um blogue de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Torres, João; Besugo, Cília
    Nesta comunicação será apresentada uma experiência educativa da utilização de blogues com alunos do primeiro ciclo. A experiência será relatada pela professora da turma e por um elemento da equipa CRIE1, do Centro de Competência da Escola Superior de Educação de Setúbal, que tem acompanhado este projecto. Serão apresentados dados provenientes da análise das mensagens e comentários enviados para o blogue e de um questionário a que os alunos responderam, no final da experiência. Com base nessa informação será feita uma breve reflexão sobre as potencialidades desta ferramenta tendo por base a experiência vivida pela turma ao longo de dois anos lectivos.