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  • Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizado
    Publication . Pinto, Jorge; Sequeira, Ana Pires
    Na formação inicial dos futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico o estágio aufere uma centralidade no projeto formativo. Contudo, o estágio é um local de encontro entre duas culturas institucionais, mais ou menos divergentes. Este estudo procura perceber como é que os estudantes vivem e lidam, em termos da sua aprendizagem, com esta complexidade. É um estudo de natureza qualitativa que envolveu 22 estudantes. Os dados revelaram que apesar dos sentimentos de ambiguidade se reconhece a ocorrência de aprendizagens importantes, a importância do supervisor da instituição de formação, e a necessidade de valorização do professor cooperante
  • Utilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: perspetivas das estudantes
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pinto, Jorge
    Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na formação inicial de professores sobre a utilização de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e avaliação. No estudo, com características de estudo de caso interpretativo, foram entrevistadas estudantes que vivenciaram experiências de utilização de portefólios digitais em diferentes momentos da sua vida acadêmica, onde se pretendeu perceber a relação entre estas experiências, o processo de aprendizagem e a avaliação. Os resultados evidenciam os contributos positivos do portefólio digital para a aprendizagem e a avaliação das estudantes, bem como as principais dificuldades que revelam.
  • Projeto de formação
    Publication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
    Este artigo constitui uma reflexão em torno de um projeto desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Ao entendermos a escola inclusiva como a que garante não só o acesso mas, também, a participação na vida coletiva e o apoio às aprendizagens do maior número possível de alunos/as, as nossas preocupações com a formação dos/as futuros/as docentes complexifica-se pois não basta conhecer profundamente os saberes e pô-los em ação. É necessário envolver os/as estudantes nas suas aprendizagens, criando dispositivos de apoio à aprendizagem de todos. Agir nesta perspetiva, desenvolve-se através do fazer refletido. É, neste quadro, que a formação em contexto ganha significado na nossa proposta formativa. Ao reconhecermos que os/as estudantes quando chegam à formação inicial trazem convicções muito fortes sobre a escola, e em particular sobre o que é ensinar e aprender leva-nos a encarar o espaço da prática pedagógica, também, como uma experiência de desconstrução e reconstrução de modos de ação pedagógica que possibilite aos/às estudantes construírem o seu próprio referencial profissional pessoal.
  • A construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professores
    Publication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
    Nesta comunicação apresentamos os princípios e as lógicas de ação que estiveram na base do modelo de formação de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico na ESE de Setúbal, bem como de alguns aspetos da sua implementação. Assumimos que o modelo de formação a desenvolver tinha como quadro de referência a formação em alternância interativa. Que lógicas de ação que então foram seguidas para chegar ao referencial profissional prescrito? Como construir uma relação frutuosa entre teoria e prática? Qual o papel da análise de práticas para a formação do um profissional que se conhece a si próprio no seu agir profissional? Quais os principais problemas que enfrentamos na consecução do desenvolvimento deste modelo de formação?