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- Ambiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes AlvesAliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.
- Construção e Estudo Exploratório do Questionário de Interação com os Pares em Contexto de Ensino SuperiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Amando Gomes; Ferreira, António GomesNeste estudo construímos e testámos o Questionário de Interação com os Pares (QIP). A partir de uma revisão da literatura e apoiados na análise de conteúdo de 31 entrevistas semi-estruturadas realizadas junto de estudantes do ensino superior politécnico, procedemos à construção dos itens do QIP. Sucessivas análises fatoriais exploratórias resultaram numa versão final constituída por duas dimensões: i) Perceção de Suporte (PS) e Participação em Atividades Recreativas (PAR), soluçãocom sentido teórico e com valores de consistência interna aceitáveis para ambos os fatores (PS: α =.92; PAR: α=.73).
- Questionário de perceção de competências académicas: Resultados do estudo exploratórioPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Amando Gomes; Ferreira, António GomesQuando se analisa a literatura sobre ensino superior, o domínio da aquisição de conhecimentos e competências disciplinares e académicas fundamentais tem merecido destaque. O objetivo desta investigação prendeu-se com o desenvolvimento de um questionário de auto avaliação de competências académicas (Questionário de Perceção de Competências Académicas - QPCA) alcançadas durante os anos de ensino superior, considerando as características culturais/educativas do P olitécnico. Assim, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e do seu confronto com a literatura. A versão final do QPCA resultou numa solução de um fator, com um nível de consistência interna bastante aceitável(α=.91).