Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

ROSAS DA SILVA, SOFIA DE LURDES

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • Gordura corporal, autoconceito físico geral, autoestima e aparência física em estudantes universitários
    Publication . Silva, Sofia; Vicente, Catarina; Amaro, Samuel; Campos, Francisco
    O objetivo do presente estudo é caracterizar e comparar os estudantes da UCLM (Campus de Cuenca) praticantes e não praticantes de atividade física desportiva regular, relativamente às dimensões: (1) gordura corporal; (2) auto-conceito físico geral; (3) auto-estima; (4) aparência física. Foi utilizado o Physical Self Description Questionnaire (PSDQ), de Marsh (1996), traduzido e adaptado para a cultura Espanhola (versão reduzida de 20 itens, agrupados em 4 dimensões). Participaram no estudo 266 estudantes, 175 praticantes de atividade física desportiva e 91 não praticantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (M ± DP = 21,80 ± 3,31). De acordo com a falsidade (gordura corporal, auto-estima) ou veracidade (autoconceito físico geral, aparência física) das respostas aos diferentes itens, é possível verificar que nas 4 dimensões existe uma maior positividade e uma melhor forma de encarar estes problemas pela parte dos praticantes de atividade desportiva [gordura corporal (M=2,27), autoconceito físico geral (M=4,49), auto-estima (M=1,67), aparência física (M=4,37)], havendo mesmo diferenças estatisticamente significativas, entre os dois grupos de participantes, em 3 das 4 dimensões: [gordura corporal (p=0,05), auto-conceito físico geral (p=0,02), auto-estima (p=0,01)].
  • Sentimento de comunidade e bem-estar em contexto institucional : perceção das pessoas idosas
    Publication . Silva, Sofia; Marques, Filipa Daniela; Soeiro, Dina; Parreiral, Sílvia; Tavares, João; Atalaia, Leonor; Raposo, Daniel
    Os estudos sobre o sentimento de comunidade (SdC) revelam que este conceito está associado a uma maior participação ou envolvimento na vida da comunidade, satisfação com a vida, capacidade para mobilização na resolução dos problemas pessoais e coletivos, autoestima, suporte social percebido e qualidade das relações sociais. A investigação sobre o SdC em contexto gerontológico é ainda parca, mas a literatura sugere a sua relação com o envelhecimento bem-sucedido. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o SdC e bem-estar em contexto institucional dirigido à pessoa idosa. A amostra é constituída por 274 pessoas com mais de 60 anos a frequentar diversos contextos gerontológicos: centros de dia, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e escolas séniores. Os principais resultados indicam um elevado sentimento de comunidade nas três tipologias de instituições consideradas, sendo as diferenças estatisticamente significativas mais elevadas em centros de dia e ERPI. O SdC apresentou uma relação positiva moderada com a satisfação com a vida, satisfação com suporte social e afetividade positiva. A pertinência desta investigação relaciona-se com a possibilidade de dar voz à perceção da pessoa idosa em contexto institucional e compreender medidas de planeamento e intervenção social no contexto gerontológico que promovam o SdC que poderá ser um catalisador para o envelhecimento bem-sucedido.
  • O projecto OPDES e a valorização da pedagogia do ensino superior
    Publication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, Sofia
    O objectivo deste artigo é contribuir para a valorização da pedagogia do Ensino Superior, através da apresentação do projecto de intervenção Orientações Pedagógicas para Docentes do Ensino Superior, desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, que teve como ponto de partida uma avaliação de necessidades de formação e um curso piloto. Com vista a contribuir para a inovação, qualidade e excelência no Ensino Superior, os produtos deste projecto (workshops, publicações, página de internet, consultadoria) envolvem aspectos tão diversos como o ensino em sala de aula, tutoria, e-learning, métodos de avaliação, motivação e aprendizagem, diversidade dos estudantes, entre outros. As publicações sobre Pedagogia no Ensino Superior e a disponibilização online de orientações pedagógicas têm sido um complemento importante para a partilha de métodos pedagógicos e ideias inovadoras para o Ensino Superior.
  • Ambiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superior
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes Alves
    Aliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.
  • Vivências no ensino superior e perceções de desenvolvimento : dados de um estudo com estudantes do ensino superior politécnico
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves; Ferreira, António Gomes Alves
    A investigação sobre os estudantes do ensino superior tem demonstrado que um conjunto de vivências académicas e sociais assume um papel de relevo na explicação do desenvolvimento intelectual, académico e psicossocial do estudante. Tais vivências incluem, de um modo global, os relacionamentos interpessoais de qualidade com os professores e com o grupo de pares, não apenas nos contextos académicos como sociais, a existência de ambientes institucionais intelectualmente estimulantes e apoiantes e a participação ativa do estudante nas experiências educativas curriculares e extracurriculares que lhe são providenciadas. A partir de um conjunto de instrumentos construídos para o efeito, o presente estudo procurou avaliar, junto de uma amostra de conveniência de 576 estudantes de uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Coimbra, o efeito de um conjunto de variáveis relativas a vivências académicas e sociais sobre a perceção de ganhos obtidos nos domínios cognitivo, autonomia e autoconfiança, interpessoal, valores, e competências académicas, controlando os efeitos do ano e do sexo. Os resultados das regressões múltiplas revelaram que as variáveis envolvimento académico, estímulo intelectual, perceção de suporte - professores, perceção de suporte - pares, qualidade da relação pedagógica e participação em atividades recreativas com os pares foram as que mais poder explicativo apresentaram considerando as diferentes variáveis de resultado. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões e implicações a nível educativo e avançadas algumas propostas de intervenção ao nível das políticas e práticas educativas institucionais tidas como impulsionadoras de envolvimento e desenvolvimento do estudante.
  • Construção e Estudo Exploratório do Questionário de Interação com os Pares em Contexto de Ensino Superior
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Amando Gomes; Ferreira, António Gomes
    Neste estudo construímos e testámos o Questionário de Interação com os Pares (QIP). A partir de uma revisão da literatura e apoiados na análise de conteúdo de 31 entrevistas semi-estruturadas realizadas junto de estudantes do ensino superior politécnico, procedemos à construção dos itens do QIP. Sucessivas análises fatoriais exploratórias resultaram numa versão final constituída por duas dimensões: i) Perceção de Suporte (PS) e Participação em Atividades Recreativas (PAR), soluçãocom sentido teórico e com valores de consistência interna aceitáveis para ambos os fatores (PS: α =.92; PAR: α=.73).
  • Questionário de perceção de competências académicas: Resultados do estudo exploratório
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Amando Gomes; Ferreira, António Gomes
    Quando se analisa a literatura sobre ensino superior, o domínio da aquisição de conhecimentos e competências disciplinares e académicas fundamentais tem merecido destaque. O objetivo desta investigação prendeu-se com o desenvolvimento de um questionário de auto avaliação de competências académicas (Questionário de Perceção de Competências Académicas - QPCA) alcançadas durante os anos de ensino superior, considerando as características culturais/educativas do P olitécnico. Assim, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e do seu confronto com a literatura. A versão final do QPCA resultou numa solução de um fator, com um nível de consistência interna bastante aceitável(α=.91).
  • Dinâmica da interação professor-estudante em contexto de ensino superior: construção e estudo exploratório do questionário da interação professor-estudante
    Publication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes Alves
    O presente estudo procurou, a partir da análise das perceções de professores e estudantes do ensino superior sobre o que são para si interações de qualidade, construir o Questionário da Interação Professor-Estudante (QIPE). Para o efeito, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e de 21 professores e do seu confronto com a literatura. A versão final do QIPE resultou numa solução de três fatores, com um nível de consistência interna bastante aceitável: Gestão da Relação Pedagógica (α=.90), Contacto com os Professores (α=.87) e Perceção de Suporte (α=.84).