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- A PERFORMANCE DE EXPORTAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PORTUGUESAPublication . Frade, Rui; Vieira, JorgeO contexto específico da indústria farmacêutica representa um elevado desafio para a internacionalização das empresas portuguesas, dada a sua reduzida dimensão, carências es truturais do setor e reduzida representatividade no cenário mundial. A balança comercial de medicamentos é fortemente negativa e bastante desequilibrada, denotando a elevada de pendência do nosso país em alguns recursos, em particular matérias-primas e inovação, num setor estratégico em que a expansão internacional se tornou num imperativo de sobrevivên cia. Com base neste enquadramento e atendendo à importância de adquirir conhecimentos sobre este setor empresarial, foram definidos como objetivos do estudo, caraterizar o setor farmacêutico exportador português, efetuar uma adequada revisão bibliográfica sobre a in ternacionalização, identificando as principais variáveis e determinantes da sua performance, criando por fim um quadro de hipóteses passíveis de serem testadas empiricamente num estudo futuro. Considera-se que foram cumpridos os objetivos pretendidos, utilizando uma metodologia que se baseou numa extensa e pormenorizada revisão da literatura de carater científico, estabelecendo desta forma as bases de um futuro modelo conceptual, que per mita a obtenção de elementos para utilização futura nos meios académico e empresarial. Suportada na diversa informação recolhida, foi igualmente possível verificar a importância da internacionalização com particular foco no setor farmacêutico exportador português, num contexto de globalização cada vez mais abrangente, sendo igualmente possível confir mar o interesse crescente dos investigadores sobre o estudo da internacionalização e as suas diferentes estratégias de gestão empresarial.
- Generation Z and Key-Factors on E-Commerce: A Study on the Portuguese Tourism SectorPublication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Prates, Inês; Martinho, FilipaIn recent years, tourism has experienced remarkable growth worldwide. This sector is rapidly becoming the main export activity and the most important source of GDP growth in several countries. In Portugal, it represented around 19.7% of exports in 2019. The internet and online platforms contributed decisively to this growth. Generation Z already represents a considerable portion of society and, in the coming years, will become the central consumer segment. With this research, we intend to identify the key factors in the decision to purchase online, in Generation Z individuals, in the Portuguese tourism sector. We carried out a characterization of the sector, a bibliographic review and the identification of key variables. We applied a structured questionnaire to a sample of 233 individuals aged between 10 and 25 years. Subsequently, the data were processed using descriptive methodologies and association tests between variables. The key factors in the decision to purchase tourism products/services in Generation Z are Trust, Price, the use of aggregating websites, WOM/EWOM, the Offer of products/services online and the Online experience. In the opposite direction, it was given less importance to Convenience, Reviews on tourism websites, Tourism Advertising, Social networking and the possibility of Canceling the reservation. This study allows us to establish the bases for future research, to help researchers to understand Generation Z consumption habits.
- Determinants of Internationalization as Levers for Sustainability: A Study of the Portuguese Pharmaceutical SectorPublication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Martinho, Filipa; Martinho, DomingosThe pharmaceutical industry is facing the pressure of a global economy, loss of value in local markets and the highly intense innovation that characterizes this sector. This has a heavy impact, particularly in smaller economies. With this investigation, we intend to identify the determinants of internationalization as levers for sustainability in the pharmaceutical export sector of a small economy. Data was collected from a sample representing 63% of the total universe, Portuguese pharmaceutical organizations with exporting activity. A contextualization of the sector and a bibliographic review were previously carried out, which laid the groundwork for the empirical framework. This study revealed a deeply internationalized sector conditioned by a few shortcomings, namely a certain lack of sustainable competitive advantages, relatively low investment in research and development (R&D), insufficient innovation in internationalization strategies as well as scarce institutional support. Our findings may help pave the way for a more complete understanding of the dynamics of internationalization in highly competitive sectors.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PORTUGUESAPublication . Vieira, Jorge; Frade, RuiO contexto específico da indústria farmacêutica representa um elevado desafio para a internacionalização das empresas portuguesas, devido à reduzida dimensão e carências estruturais do setor, a reduzida representatividade e a elevada intensidade de capital e inovação que caracterizam os atores a nível global. As exportações portuguesas de medicamentos têm sofrido um assinalável incremento nos últimos anos. No entanto a balança comercial de medicamentos é fortemente negativa e bastante desequilibrada, denotando a elevada dependência do nosso país nalguns recursos, em particular, matérias primas e inovação. Este estudo conseguiu atingir os seus objetivos, tendo efetuado a caraterização do setor farmacêutico exportador português, uma sólida revisão bibliográfica sobre a internacionalização, obtendo e definindo, um modelo de investigação de identificação dos fatores que mais influenciam a atitude e estratégias de internacionalização das empresas farmacêuticas portuguesas fabricantes e exportadoras de medicamentos. Este modelo será testado empiricamente em investigação a desenvolver e a ser apresentada futuramente.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACEUTICA PORTUGUESAPublication . Vieira, Jorge; Frade, RuiO contexto mundial atual oferece hoje uma realidade bastante aberta e informal, que fomenta o desenvolvimento da atividade comercial muito para além das fronteiras dos países de origem. A indústria farmacêutica, apesar das particularidades que a caracterizam, não constitui uma exceção e os seus atores concorrem num mercado cujos limites se podem confundir com os do nosso planeta. É nesta realidade que se insere a indústria farmacêutica portuguesa. Sendo maioritariamente constituída por empresas de pequena dimensão e ainda muito dependentes dos resultados financeiros no mercado local, enfrenta os desafios duma competição cada vez mais sem fronteiras, seja localmente seja, sobretudo, quando a decisão é competir em mercados externos. As exportações portuguesas de medicamentos têm sofrido um assinalável crescimento nos últimos anos. Em 2017 representaram cerca de 2% do total das exportações portuguesas. No entanto a balança comercial de produtos farmacêuticos é ainda fortemente negativa, sugerindo o muito que ainda se pode fazer neste setor estratégico para Portugal. Apesar da expansão internacional não ser uma estratégia nova, muito menos inovadora, não existe ainda um consenso sobre os fatores que levam a empresa a encarar a “aventura” da internacionalização e muito pouco se sabe dos fatores que levam ao insucesso desta estratégia. Este trabalho pretende estudar a forma como a internacionalização afeta os resultados das empresas farmacêuticas portuguesas. Pretende-se, nomeadamente, identificar os fatores preponderantes e respetivo impacto na decisão de internacionalização das empresas visadas. A amostra a incluir no presente estudo é constituída pelas empresas que compõe a organização PharmaPortugal: empresas farmacêuticas portuguesas com atividade relevante de fabrico e exportação de medicamentos, atualmente doze empresas. A estratégia de investigação a adotar é híbrida, recorrendo-se numa primeira etapa a um estudo exploratório sob a forma de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender melhor o contexto da investigação e o fenómeno em estudo. Numa segunda etapa, recorre-se a um estudo quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário de forma a obter a generalização dos resultados. Espera-se que esta investigação constitua um pequeno contributo para maximizar as oportunidades de negócio no exterior e simultaneamente reduzir os riscos de apostas menos bem-sucedidas por parte das empresa farmacêuticas portuguesas.
- Does Uncertainty Boost Exports? A Study on the Effect of Innovation and Marketing Capabilities in a Small and Innovation-Intensive SectorPublication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Martinho, Filipa; Martinho, DomingosThe main goal of this research is to study the impact of uncertainty on export performance, from a resource-based perspective. Despite the ample research on how economies behave during periods of high uncertainty, there is still a poor understanding of how this affects smaller sectors, particularly the most exposed to global competition. In this paper, we perform an evaluation of export performance for the Portuguese pharmaceuticals sector (PPI), before and after a period of considerable uncertainty. This study’s results show strong incremental performance gains, during this period. It also confirmed the importance of marketing capabilities, innovation and networking resources in developing international businesses.