Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO DE EQUIPASPublication . Cardoso, Patricia; Espirito Santo, Pedro; Frade, RuiOs avanços da tecnologia têm promovido elevados ganhos nas organizações. A existência de equipas multidisciplinares nas empresas, criou a necessidade de realizar trabalhos de uma forma diferente daquela que se realizavam na última década. Hoje em dia, o trabalho assente na interação de equipas tem promovido aumentos nos ganhos de eficiência e decorrente disso, são várias as empresas que promovem através da colaboração de equipas, a melhoria da sua aprendizagem organizacional. Neste contexto, este estudo visa investigar o real impacto da colaboração de equipas na aprendizagem organizacional. Para tal, desenvolvemos um estudo de caráter transversal, numa empresa em que identificámos que as competências em tecnologias da informação (TI) e a liderança, são as principais motivações da colaboração de equipas. Este estudo evidencia também que a colaboração de equipas promove mais conhecimento organizacional. Deste modo, são identificados avanços académicos e contributos práticos que a gestão empresarial não deve ignorar.
- OS EFEITOS DA LIDERANÇA NA MELHORIA CONTÍNUA EMPRESARIALPublication . Frade, Rui; Cardoso, Patricia; Espirito Santo, PedroA liderança nas organizações é vista como uma variável com efeitos significativos nas empresas. As lideranças têm a capacidade de melhorar o ambiente das empresas e consequentemente a produtividade é aumentada. A melhoria contínua nas empresas possui efeitos significativos da liderança. Neste sentido, este estudo procura analisar o papel da liderança na melhoria contínua através do bem-estar dos trabalhadores e do equilíbrio família-trabalho. Estas variáveis chave, foram relacionadas, após revisão da literatura, num modelo que foi testado, pelos mínimos quadrados parciais (PLS – Partial Least Squares), através de dados recolhidos em empresas industriais, através de uma amostra de 97 trabalhadores e concluiu que a liderança tem efeitos significativos na melhoria contínua através do papel mediador de variáveis associadas aos seus funcionários.