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- Enfermagem familiar em cuidados de saúde primários:Publication . Ferreira, Maria; Figueiredo, Maria; Guedes, Virgínia; Marques, Ana Filipa Pinho; Lopes, Ana Rita Rodrigues; Moreira, Ana Rita de Sá; Santos, Melany Campos dos; Lopes, Maribel Vioque; Gomes, Tatiana Vanessa; Peixoto, Maria JoséO enfermeiro de família, pelos seus saberes e sua ação apresenta-se como um recurso importante para as famílias portuguesas. Constituiu objetivo do presente estudo descrever a perceção dos cidadãos sobre os cuidados de enfermagem prestados pelo enfermeiro de família no âmbito da enfermagem familiar. Métodos: Estudo de natureza qualitativa, junto de doze participantes, utentes de uma unidade de saúde familiar do norte de Portugal, recorrendo-se à entrevista semiestruturada, no último trimestre de 2018. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com procedimentos indutivos, considerando as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (EEECAESF) e procedimentos dedutivos, definindo-se categorias à posteriori. Resultados: Na perspetiva do cidadão o enfermeiro de família conhece o sistema familiar, alicerçando os seus cuidados numa abordagem colaborativa, embora não tenham como foco a família como um todo. Destacam-se como pontos fortes o profissionalismo, os comportamentos afetivos, de respeito, empatia e as interações focadas na pessoa e na compreensão dos seus problemas e como constrangimentos o respeito pelas dotações seguras e organizacionais. Considerações Finais: as perceções integram alguns dos aspetos relativos às competências requeridas para o enfermeiro de família. Evidencia-se a necessidade de um maior investimento por parte dos enfermeiros na melhoria da perceção sobre os enfermeiros de família junto dos cidadãos.
- Ganhos na qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do ensino primárioPublication . Ferreira, Maria; Oliveira, Ana Maria; Coelho, Lotário; Cotrim, Hortense; Guedes, Virgínia; Figueiredo, MariaA idade escolar representa uma janela de oportunidade para se adquirirem hábitos alimentares saudáveis. A escola é uma instituição fundamental na formação destes hábitos, nomeadamente os lanches escolares, na medida em que proporciona uma aprendizagem formal colaborativa com a família. Pretendeu-se caracterizar a qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e os seus determinantes individuais e sociais de saúde; avaliar os ganhos na qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, sensíveis ao projeto “Lanches saudáveis”. Estudo quantitativo, quase-experimental sem grupo de controlo. Participaram no estudo 753 crianças do 1º CEB de um Concelho da Região Centro de Portugal no ano letivo 2018/2019 (amostra de base populacional). A intervenção consistiu na realização de sessões de educação para a saúde e ensinos adaptados a cada criança, no início do projeto e aquando da avaliação cega dos lanches escolares. Os registos da qualidade alimentar dos lanches foram feitos, através de grelha criada para o efeito, pelos professores após treinamento dos critérios de classificação dos lanches. A avaliação foi cega realizada durante 5 semanas do 2º e 3º período. Ao longo do desenvolvimento do projeto verificou-se uma melhoria continua e gradual da qualidade alimentar dos lanches escolares por parte dos participantes. As meninas apresentaram melhor qualidade alimentar dos lanches escolares que os meninos. A intervenção realizada foi eficaz na melhoria da qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças com resultados estatísticos 42Pensar Enfermagem | Vol. 25 | N.º 1 | 1º Semestre de 2021 ABSTRACT: School age represents a window of opportunity to acquire healthy eating habits. The school is a fundamental institution in the formation of these habits, namely school snacks, insofar as it provides formal collaborative learning with the family. It was intended to characterize the food quality of school meals for children in the 1st Cycle Basic Education and their individual and social health determinants; to evaluate the gains in food quality of school meals for children in the 1st Cycle Basic Education, sensitive to the “Healthy snacks” project. Quantitative study, quasi-experimental study without a control group. 753 children from the 1st CEB of a municipality in the Central Region of Portugal participated in the study year 2018/2019 (population-based sample). The intervention consisted of health education sessions and lessons adapted to each child, at the beginning of the project and when blindly evaluating school snacks. The records of the food quality of the snacks were made, through a grid created for the purpose, by the teachers after training the classification criteria of the snacks. The evaluation was performed blindly during 5 weeks of the 2nd and 3rd periods. During the development of the project, there was a continuous and gradual improvement in the food quality of school snacks by the participants. Girls showed better food quality in school snacks than boys. The intervention performed was effective in improving the food quality of children's school snacks with highly significant statistical results. The project to promote healthy eating resulted in improving the food quality of children's school snacks. The results suggest the need to expand the project's implementation to other children from a health perspective in all policies and collaborative work to promote the exercise of parenting and children's health.altamente significativos. O projeto de promoção da alimentação saudável traduziu-se na melhoria da qualidade alimentar dos lanches escolares das crianças. Os resultados sugerem a necessidade ampliar a implementação do projeto a outras crianças numa perspetiva de saúde em todas as políticas e de um trabalho colaborativo para promover o exercício da parentalidade e a saúde das crianças.
- Necessidades das famílias com membro portador de patologia neuromuscular: dimensão funcionalPublication . Marques, Tiago; Moutinho, Lídia; Fernandes, Maria; Guedes, Virgínia; Ferreira, Maria; Figueiredo, Maria; Marques, AnitaEnquadramento: dar resposta às necessidades das famílias com membro Portador de Patologia Neuromuscular (PPN), possibilita uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos, minimizando a possibilidade de doença e permite maior contribuição familiar nas suas funções. Objetivos: este estudo tem como objetivo caracterizar as necessidades das famílias com membro PPN, na sua dimensão funcional. Metodologia: foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, transversal, com amostra intencional de 30 famílias. Utilizámos um formulário construído com base na matriz operativa do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) como instrumento de colheita de dados. Tratamento e análise de dados efetuados pela estatística descritiva. Resultados: os membros portadores de patologia neuromuscular, na sua maioria são dependentes no autocuidado vestuário, higiene e uso do sanitário; a família apresenta a saturação do papel do cuidado doméstico e a saturação do papel de prestador de cuidados. Conclusão: o enfermeiro de família poderá dar resposta às famílias com a criação de programas que permitam: -reajuste dos papeis familiares onde existe saturação; -possibilidade de trabalhar e dar apoio ao prestador de cuidados; -formação específica no que respeita aos cuidados ao membro PPN.