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- Empowerment comunitário em saúde escolar – adolescente com diabetes mellitus tipo 1Publication . Feitor, Sofia; Veiga, Ana Rita; Silva, Vitor; Duarte, Sandra; Sousa, Maria Rui; Bastos, FernandaType 1 Diabetes Mellitus (DM1) is one of the most prevalent chronic diseases in school age. Health policies point to a greater intervention and accountability of the community towards the health of its members and their full integration in society, promoting the development of health literacy based on an empowerment philosophy. Since the school is a favorable context for intervention, this study, through a review of the literature and based on the Empowerment Nursing-User Model and Laverack Community Empowerment Model, aims to elaborate a Nursing Care Plan Model aimed at training the school community with adolescents with DM1, using ICNP 2017. Agglutinating the first phase of the Laverack Community Empowerment Model (personal action) with the examples of Empowerment Nursing-User Model empowering behaviors (access to information, support, resources, opportunities to learn and grow, informal power and formal power), we identified diagnoses as: potential to raise awareness of the relationship between the therapeutic regimen and DM1 control and potentiality to improve the problematic meaning attributed to the therapeutic regime or illness by the adolescent. According to the phases of approach of small community groups and development of community organizations, we identified diagnoses aimed at the school community and the family like the potential to improve awareness of their role towards the adolescent with DM1. Community empowerment is an instrument to be used in the development of the process of school inclusion and training adolescents with DM1 as well as the whole school community.
- Hipertensão diabetes - um cluster, um desafio para promoção da autogestão do regime terapêuticoPublication . Sousa, Maria Rui; Bastos, Fernanda
- Recursos tecnológicos como estratégias para o autocuidadoPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Fernandes, Carla Sílvia; Sousa, Maria Rui
- Autogestão da doença crónica: dos modelos aos programas de intervençãoPublication . Sousa, Maria Rui; Vilar, Ana Isabel; Sousa, Clemente Neves; Bastos, Fernanda
- A pandemia por covid-19 numa comunidade escolar do ensino superiorPublication . Freire, R.M.A.; Bastos, Fernanda; Nilza Caldevilla, Maria; Sousa, Maria Rui; Teixeira, Manuela; Abreu, MargaridaIntrodução: Na sequência do aparecimento do SARS-COV-2, a escola desenvolveu um conjunto de ações para prevenir e controlar a transmissão deste agente. Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (2020), o Plano de Contingência Covid-19, entretanto criado, teve como objetivo, nomeadamente, a monitorização epidemiológica da comunidade escolar. Objetivos: Descrever as variáveis sociodemográficas e clínicas dos indivíduos que estiveram em isolamento profilático ou quarentena, por Covid-19, determinado pelos serviços de saúde e analisar a incidência da infeção e do número de indivíduos em isolamento profilático na comunidade escolar. Metodologia: Estudo descritivo, de natureza epidemiológica, cuja população incluiu todos os indivíduos que voluntariamente notificaram à equipa do plano de contingência (EPC) a sua situação. Estas notificações reportaram-se aos casos de isolamentos profiláticos ou quarentena por Covid-19 que ocorreram num período de 12 meses. Os dados colhidos tiveram por base a informação facultada pelos indivíduos. As variáveis foram analisadas recorrendo-se à análise estatística descritiva e inferencial. Atendeu-se aos aspetos éticos inerentes à pesquisa com seres humanos. Resultados: Dos 331 indivíduos que contactaram a EPC, 69,8% estiveram em isolamento profilático e 30,2% em quarentena. A maioria é do sexo feminino (84,9%) e aproximadamente 90% da amostra são estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Quanto ao local de contacto de risco, maioritariamente ocorreram na comunidade (44,7%), 6% na escola e 38,7% no ensino clínico (EC). Destes, 48,3 % ocorreram em EC hospitalar, verificando-se uma maior incidência de casos positivos neste contexto (p ≤0,005). Verificou-se que estes indivíduos residem maioritariamente nos concelhos de Gondomar (27,7% e 8% dos estudantes em isolamento profilático e quarentena, respetivamente), Matosinhos (33,3% e 7%, dos estudantes em isolamento profilático e quarentena, respetivamente) e Porto (22,6% e 7% dos estudantes em isolamento profilático e quarentena, respetivamente). Conclusões: Verificou-se que o local de contacto de risco foi predominantemente externo à instituição. Os estudantes em EC hospitalar estiveram mais expostos ao contágio do que os que frequentaram o EC na comunidade. Também não se exclui a possibilidade de uma maior exposição dos estudantes com atividades presenciais, resultante da deslocação para os contextos de EC ou para o edifício da escola. Acresce referir a existência de estudantes trabalhadores, nomeadamente dos cursos pós-graduados, que são enfermeiros.
- Competências do enfermeiro gestor de cuidados de saúde em ERPIsPublication . Martins, Teresa; Imaginário, Cristina; Lumini Landeiro, Maria José; Sousa, Maria Rui
- Liderança, supervisão e monitorização de cuidados em saúdePublication . Martins, Teresa; Imaginário, Cristina; Lumini Landeiro, Maria José; Sousa, Maria Rui
- Plano individual de cuidados de saúde do utente em ERPIPublication . Martins, Teresa; Imaginário, Cristina; Lumini Landeiro, Maria José; Sousa, Maria Rui
- Medidas de terapêutica farmacológicaPublication . Martins, Teresa; Imaginário, Cristina; Lumini Landeiro, Maria José; Sousa, Maria Rui
- As quedas e sua prevenção em contexto das ERPIsPublication . Martins, Teresa; Cristina, Cristina; Lumini Landeiro, Maria José; Sousa, Maria Rui