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- Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infânciaPublication . Mendes, Inês; Figueira, SofiaEste estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.
- Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infânciaPublication . Borges, Ana Catarina; Figueira, SofiaEste estudo tem como objetivo compreender o contributo da brincadeira heurística e da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Numa perspetiva metodológica, foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação. A recolha de informação foi feita através da observação participante, registo fotográfico, inquérito por questionário e análise documental. O estudo foi desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância, onde foi adotada uma postura na base da reflexão critica do observado diariamente no decurso da investigação. Com as informações obtidas, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras. Quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança.
- Supervisão pedagógica na formação inicial de educadores: modelo de formação em alternânciaPublication . Correia, Isabel Tomázio; Matos, Maria Manuela; Figueira, Sofia
- A contribuição das metodologias ativas na formação dos futuros educadores de infânciaPublication . Correia, Isabel; Matos, Maria Teresa; Matos, Manuela; Figueira, Sofia