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- O reconhecimento da experiência no ensino superiorPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação pretendemos apresentar e discutir resultados, ainda que provisórios, do trabalho de investigação realizado no âmbito do pós-doutoramento em curso “Ensino Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida: Reconhecimento de Adquiridos e Mudança Educativa”. Centrando-nos na problemática do reconhecimento da experiência dos adultos no ensino superior, procuramos desenvolver uma reflexão crítica sobre as tendências de organização dos processos de reconhecimento e validação da experiência dos adultos. Desenvolvemos, numa primeira etapa de trabalho empírico, um estudo exploratório baseado num questionário lançado às universidades públicas portuguesas e, posteriormente, realizámos uma análise documental cujo corpus foi constituído por documentos de carácter político-legislativo – nomeadamente o decreto-lei que estipula as condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior e os regulamentos elaborados por um conjunto de universidades públicas portuguesas. Considerando que se trata de um fenómeno complexo, procuramos articular diferentes níveis de análise e diferentes perspectivas, como tentativa de aproximação e de compreensão da complexidade. Procuramos assim contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos processos de reconhecimento e validação da experiência no terreno empírico do ensino superior português, baseando-nos teoricamente nos quadros teóricos e nas abordagens actuais da educação e formação de adultos.
- Experiencialidade e complexidadePublication . Oliveira Pires, Ana LuisaNeste artigo apresenta-se uma reflexão de natureza teórica e epistemológica, tendo como finalidade a análise do conceito de experiencialidade. Pensamos que não é possível compreender a complexidade dos processos de formação de adultos sem ter em consideração a dimensão central assumida pela experiencialidade, pelo que nos propomos contribuir para a discussão deste conceito, procurando situá-lo tanto do ponto de vista teórico como epistemológico. Os contributos da abordagem da complexidade e do pensamento complexo (Morin, 1977, 1980, 1985, 1991, 1999; Nicolescu, 2003), constituem, do ponto de vista epistemológico, as bases e os pressupostos para esta proposta. Por considerar que o conceito de experiencialidade se encontra articulado com os conceitos-chave de experiência (Honoré, 1992; Larossa, 2002, 2011) e de saberes da experiência (Larrosa, 2002, 2011; Freire, 1992, 2007; Sá-Chaves, 2004) — trabalhados no âmbito dos quadros teóricos da educação e da formação de adultos —, procuramos evidenciar neste artigo as relações e afiliações teóricas subjacentes. Ao reconhecer a centralidade da experiência e dos saberes produzidos pela experiência na vida dos adultos procuramos evidenciar a necessidade de pensar as práticas formativas através da lente da experiencialidade, contribuindo para reforçar a dimensão transformadora e emancipadora da educação e da formação de adultos (Freire, Mezirow, 1990, 2001).
- Formação de adultos e ensino superiorPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaA presenre comunIcação tem como finalidade apresentar alguns resultados de um estudo actualmenre em curso, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar -"Projecto Telos II -Aprendizagem ao Longo da Vida: Avaliação de Efeitos em Diplomados do Ensino Superior". Este projecro de investigação ptocura caracterizar as rrajectórias de formação e de trabalho de um grupo de adultos com níveis de qualificação superior, que realizaram mesrrados e doutoramentos nos anos lectivos de 1995/1996 e 2000/2001, nas Universidades que participam no projecto: Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão) e Universidade de Aveiro. Os dados que analisamos nesta comunicação foram recolhidos numa primeira etapa do estudo, arravés de um inquérito por questionário lançado em 2005. Nesta fase do rrabalho procuramos, rendo como quadro teórico de referência as actuais abordagens de Educação/Formação de Adultos, idenrificar e compreender a perspectiva dos sujeitos sobre a aprendizagem e a relação com o saber, articulada com diferenres espaçoo-tempos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências (problemárica das aprendizagens formais, não formais e informais); e, também, idenrificar e fazer uma leitura compreensiva das dinâmicas motivacionais dos sujeitos, com vista a conhecer as razões que os levam a investir na sua aprendizagem -motivos e dinâmicas de implicação na formação -tanro em relação à formação pós-graduada realizada nas universidades, como em relação à forma como perspectivam a sua aprendizagem futura, num contexto de Aprendizagem ao Longo da Vida.
- O reconhecimento da experiência no ensino superiorPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação pretendemos apresentar e discutir resultados, ainda que provisórios, do trabalho de investigação realizado no âmbito do pós-doutorarnento em curso "Ensino Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida: Reconhecimento de Adquiridos e Mudança Educativa". Centrando-nos na problemática do reconhecimento da experiência dos adultos no ensino superior, procuramos desenvolver uma reflexão crítica sobre as tendências de organização dos processos de reconhecimento e validação da experiência dos adultos. Desenvolvemos, numa primeira etapa de trabalho empírico, um estudo exploratório baseado num questionário lançado às universidades públicas portuguesas e, posteriormente, realizámos uma análise documental cujo corpus foi constituído por documentos de carácter político-legislativo - nomeadamente o decreto-lei que estipula as condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior e os regulamentos elaborados por um conjunto de universidades públicas portuguesas. Considerando que se trata de um fenómeno complexo, procuramos articular diferentes níveis de análise e diferentes perspectivas, como tentativa de aproximação e de compreensão da complexidade. Procuramos assim contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos processos de reconhecimento e validação da experiência no terreno empírico do ensino superior português, baseando-nos teoricamente nos quadros teóricos e nas abordagens actuais da educação e formação de adultos.