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- As práticas dos enfermeiros de cuidados de saúde primários na avaliação familiar: contributos do processo formativo sobre o MDAIFPublication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Leite, Carlinda; Apóstolo, JoãoIntrodução: A saúde de cada família repercute-se na saúde das populações, pela constante interação com o ambiente onde se insere e pelas funções sociais inerentes. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico que permite a identificação das necessidades, das forças e recursos das famílias, sendo utilizado em processos de formação contínua dos enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (CSP). Objetivo: Avaliar o contributo da formação sobre o MDAIF, nas práticas de avaliação familiar dos enfermeiros dos CSP. Metodologia: Estudo de caso descritivo. Participaram 49 enfermeiros no momento pré-formação e 43 no pós-formação. Preencheram um formulário de questões abertas aplicado nos dois momentos formativos. A informação foi sujeita a análise de conteúdo com categorização à posteriori. Resultados: Nas áreas de atenção avaliadas no momento pré-formação, emergiram como categorias: “áreas de atenção MDAIF” (prestador de cuidados, processo familiar, edifício residencial, …); “dados avaliativos MDAIF” (ciclo vital, classe social….); “áreas de atenção individuais” (solidão, bem estar,…)… No pós-formação, emergiram as categorias: “dimensões MDAIF” incluindo “áreas de atenção MDAIF” e, apenas 2 unidades de registo para a categoria “áreas de atenção individuais”. Discussão: As práticas dos enfermeiros de CSP são orientadas para um número elevado de ações focadas nos cuidados a cada membro da família, assumindo-se esta, enquanto contexto de cuidados, no momento pré-formação. Após a formação, as práticas descritas refletem uma mudança, baseada na utilização do MDAIF (Figueiredo, 2012), enquanto modelo conceptual sistémico definidor da ação, em que a família passa a ser o alvo dos cuidados objetivando a reciprocidade da saúde familiar e individual. Conclusão: É sugestivo de que o processo formativo permitiu aos enfermeiros de CSP, a reestruturação das práticas de avaliação à família enquanto cliente, possibilitando uma repercussão positiva em ganhos em saúde, na medida, em que representa a primeira fase do processo de enfermagem.
- A integração de novo membro na família alargada: estudo de casoPublication . Lebreiro, Marlene; Figueiredo, Maria; Guedes, Virgínia; Dantas, Maria Jacinta; Ferreira, Manuela
- Recursos percecionados pelas famílias ao nível da dimensão estrutural do MDAIFPublication . Bica, Isabel; Esteves, Inês; Andrade, Ana; Figueiredo, Maria
- Competência percebida pelos enfermeiros na utilização dos instrumentos de avaliação familiar integrados no MDAIF: contributos do processo formativoPublication . Figueiredo, Maria; Oliveira, Palmira; Castro, Carla; Portela, Maria José; Fernandes, Fernanda
- Estudo diferencial da competência percebida dos enfermeiros de CSP para agir na avaliação familiar: impacte do processo formativo sustentado no MDAIFPublication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Castro, Carla
- Aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar a uma família: estudo de casoPublication . Corte, Agostinha; Marques, Ermelinda; Carrondo, Ezequiel; Figueiredo, Maria
- Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: uma ação transformativa em Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Figueiredo, Maria; Ferré Grau, Carme; Andrade, Carmen; Santa, Laurentina; Monteiro, Maria João; Charepe, ZaidaO Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF), enquanto referencial sustentador das práticas de cuidados com as famílias foi co-construído e validado pela investigação desenvolvida no contexto dos Cuidados de Saúde Primários (CSP). É neste enquadramento que os parceiros deste projeto pretendem, através de experiências inovadoras em cuidados de enfermagem, fazer emergir práticas sistematizadas conducentes à capacitação das famílias, tendo como objetivos: avaliar o impacto da formação, sustentada pelo MDAIF, nas competências dos enfermeiros de CSP na avaliação e intervenção familiar; avaliar o impacto da aplicação do MDAIF no potencial de saúde das famílias; Aprofundar as categorias das dimensões do MDAIF, nas suas vertentes de diagnóstico e de especificação de intervenções. O plano de investigação integra uma triangulação de métodos, considerando as distintas características dos contextos, desenvolve-se em três etapas. A população alvo deste projeto abrange, no âmbito geográfico da região norte do continente de Portugal e Ilha de São Miguel da Região Autónoma dos Açores, 1.218.007 famílias e 3053 enfermeiros de CSP. A avaliação do impacto da formação possibilitou identificar diferenças significativas na competência percebida dos enfermeiros relativamente à avaliação e intervenção familiar. Para avaliar o impacto da implementação do MDAIF foi definido o painel de indicadores, de estrutura, processo e resultado, resultantes do Resumo Mínimo de Dados. No que se refere ao aprofundamento do referencial foram elaboradas propostas de estratégias operativas das intervenções propostas, no âmbito do Papel de Prestador de Cuidados e Processo Familiar. A implementação do MDAIF como referencial sustentador da tomada de decisão dos enfermeiros de família, possibilitará a produção de novos conhecimentos que se converterão em novas práticas pela integração de processos inovadores nas interações com as famílias.
- Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar e contributos para obtenção e ganhos em saúde familiar: estudo de casoPublication . Marques, Ermelinda; Carrondo, Ezequiel; Corte, Agostinha; Figueiredo, Maria
- Impacte organizacional da implementação do MDAIF: perceção dos enfermeiros de família sobre o ambiente internoPublication . Figueiredo, Maria; Lebreiro, Marlene; Sousa, Edmundo; Charepe, Zaida; Querido, Ana
- Auto-perceção da competência dos enfermeiros na avaliação e intervenção familiar nas etapas do processo de enfermagem.Publication . Figueiredo, Maria; Oliveira, Palmira; Lebreiro, Marlene; Guedes, Virgínia; Amaral, Mireille; Charepe, Zaida; Querido, Ana; Pinto, Tiago; Ferré Grau, Carme