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- Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e socialPublication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, Raquel; Silveira, RogérioEste artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.
- Promoting business creation through real world experience in entrepreneurship training programmesPublication . Dominguinhos, Pedro; Carvalho, Luísa Margarida CagicaThe aim of this paper is to analyse the effectiveness of entrepreneurship training programmes targeting post graduate students. The analysis is based on Project “Começar”, involving a Regional Development Agency in Alentejo (ADRAL), and three Higher Education institutions (Évora University, Beja Polytechnic and Portalegre Polytechnic). Two editions of the programme are closed scrutinized, including self-assessment made by developers of the programme. Results show a success rate of 41%, but additional benefits were also found. Key success factors are identified, and some recommendations are proposed.
- Empreendedorismo e desenvolvimento regional: o caso “DNA Cascais”Publication . Valente, Fernando; Dantas, José; Dominguinhos, PedroOs conceitos de empreendedorismo e desenvolvimento regional são pouco consensuais, em termos académicos. Pretendemos, por isso, através da revisão da literatura, contribuir para a sua clarificação, escalpelizando, ainda, a sua interdependência. O objetivo central deste artigo é a descrição e análise do caso “DNA Cascais”, que coloca na prática a interligação entre o empreendedorismo e o desenvolvimento local, ao mesmo tempo que se discutem as razões porque se pode considerar um exemplo de boas práticas no plano nacional e até internacional. A DNA Cascais é uma agência de promoção e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, dirigida ao concelho de Cascais, que incide particularmente no empreendedorismo jovem e no empreendedorismo social. No que respeita ao âmbito de atuação, além de todos os serviços de apoio conducentes à criação de empresas, importa realçar a educação para o empreendedorismo, incidindo sobre os jovens (a idade é crítica para a aquisição/alteração de valores) e sobre os professores. A sigla DNA (Desenvolvimento de Novas Atitudes) reflete o carácter multifacetado da sua intervenção remetendo não apenas para os resultados (criação de empresas), mas muito particularmente para o processo (formação, apoio e mitigação de riscos). A sua criação teve duas motivações: a primeira relacionada com uma falha de mercado no apoio a empreendedores e, a segunda, com a necessidade de dar resposta a níveis de desemprego elevados, especialmente entre os jovens. O principal fator diferenciador do DNA é constituir uma resposta integrada à problemática do empreendedorismo, denominado “ecossistema empreendedor”, premiado em termos nacionais e europeus e que será devidamente detalhado. Os resultados dos diferentes projetos revelam já um impacto significativo no desenvolvimento local não só pelo número de actores locais envolvidos, mas também pelos resultados das empresas criadas, que permitem antever já o retorno do investimento realizado e, ainda, pela visibilidade do projecto tanto a nível nacional como internacional. Trata se, pois, de um caso ilustrativo da relação entre empreendedorismo e desenvolvimento local, em que se aposta na concretização de ideias da população local e na criação de uma atitude mais favorável ao empreendedorismo, atuando sobre os valores da população mais jovem que, além dos resultados já alcançados, presumimos terá repercussões significativas a médio/longo prazo. Palavras chave: empreendedorismo, desenvolvimento local, ecossistema empreendedor, criação de novas atitudes