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  • Contributo dos sistemas aumentativos e alternativos para a promoção da comunicação em crianças com paralisia cerebral : intervenção e estudo de um caso
    Publication . Almeida, Maria da Luz Gomes Martins de; Vaz, João
    A comunicação reveste-se de grande importância em todo o processo de desenvolvimento da criança, sendo a faculdade de comunicar com clareza, fundamental para toda a sua evolução futura. No entanto, esta competência encontra-se desde muito cedo alterada em crianças com deficiência motora grave, como é o caso da paralisia cerebral. Nestas circunstâncias, as crianças tendem a adotar uma postura passiva, limitando o seu interesse, a sua curiosidade e condicionando a sua relação com os outros. Deste modo, os seus processos de aprendizagem e as condições de desenvolvimento tornam-se mais difíceis, exigindo condições e recursos extra para colmatar a situação de desvantagem em que se encontram. Neste artigo iremos apresentar o resultado de um projeto de intervenção centrado na estimulação das competências comunicativas de uma aluna com paralisia cerebral que apresentava uma quase incapacidade articulatória, resultante de uma grave anartria. O trabalho realizado focou-se do desenvolvimento das capacidades comunicativas desta criança, recorrendo à expansão e treino no uso de uma tabela de comunicação assente em símbolos gráficos dos sistemas SPC e Bliss. O trabalho pedagógico continuado com a utilização desse recurso junto da criança em estudo revelou-se eficaz, havendo-a conduzido a um aumento no conhecimento da língua nas várias vertentes avaliadas e à melhoria da qualidade do seu uso em contexto real de interação.
  • Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais
    Publication . Rafael, Maria de Fátima Fernandes; Vaz, João
    Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, é na entrada para o primeiro ciclo que, muitas vezes, é identificada quer a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade (PDAH) quer a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) de natureza ligeira. Não conseguindo responder aos requisitos da escola, muitas crianças começam a revelar padrões de comportamento claramente desajustados e a manifestar dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que cria problemas acrescidos na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens esperadas. A partir daqui, um novo desafio se coloca ao professor: compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si. Neste artigo apresenta-se um trabalho de intervenção realizado em contexto escolar junto de um aluno do 1º CEB com Necessidades Educativas Especiais, que apresentava PHDA e DID. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida pela professora da turma e decorreu em contexto de sala regular inserida nas atividades letivas da turma. Os resultados obtidos mostraram que o plano traçado e as medidas selecionadas e postas em execução se revelaram ajustadas, tendo o aluno conseguido uma evolução favorável quer nos seus padrões comportamentais, quer ao nível das aprendizagens académicas.
  • Quando os problemas de comportamento criam necessidades educativas especiais : intervenção comportamental numa perspetiva sistémica
    Publication . Silva, Rita Margarida Crisóstomo da; Vaz, João
    A questão da indisciplina e dos problemas de comportamento é familiar a todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo e é vista como limitadora do sucesso académico e fonte de perturbação e desgaste desnecessário por parte na comunidade escolar. No entanto, esta realidade não se esfuma ao sairmos os portões da escola. Ela continua para além desse contexto mais restrito, sendo fonte de preocupações não só para as famílias (ou instituições de acolhimento), mas também para a comunidade em geral, devendo tornar-se, por isso, motivo de uma efetiva reflexão. O estudo aqui apresentado, centrado nos problemas de comportamento, passou pela implementação de um plano de mudança comportamental, visando um aluno específico, tendo em atenção os vários contextos onde ele se inseria. Assim, fomentou-se uma alteração das práticas docentes na interação educativa e na organização e gestão da sala de aula, e introduziram-se medidas no lar onde este jovem residia. Simultaneamente, estreitou-se a colaboração entre a escola e a família/instituição com vista à melhoria das competências sociocomportamentais do aluno em causa. Os resultados obtidos acabaram por ir ao encontro da nossa pretensão – uma mudança comportamental sustentada – fruto, nomeadamente, de uma cooperação entre agentes educativos e da complementaridade dos procedimentos e estratégias selecionadas. Neste sentido, a intervenção realizada pode considerar-se numa linha de análise sistémica.