Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- "Teclas prá vida" : a transformar janelas em realidades inclusivasPublication . Patrão, Carla; Soeiro, Dina; Parreiral, SílviaO desafio da inclusão das pessoas mais velhas na realidade digital leva- -nos a apresentar algumas experiências vivenciadas pelos participantes nas oficinas "Teclas Prá Vida". Estas oficinas de alfabetização digital integram- -se num projeto vocacionado para a promoção das literacias, o "Letras Prá Vida". Descrevemos como é desenvolvida a literacia digital crítica, ao longo das sessões das oficinas, e partilhamos alguns dados decorrentes da participação das pessoas na ação nacional "7 Dias com os Media", uma iniciativa do Grupo Informal sobre Literacia para os Media, que visa a promoção da literacia crítica com e para os media. Seguindo uma metodologia qualitativa de investigação-ação participativa, as oficinas de alfabetização baseiam-se numa abordagem de educação de adultos não formal, com planificações e avaliações flexíveis e participadas, usando a música, a poesia, a literatura e a tecnologia como meios de promoção das várias literacias. Valoriza-se a literacia da vida dos participantes, sendo os afetos uma constante. No final de cada sessão, a equipa reúne, reflete, partilha, avalia e produz o relatório crítico. Entre os resultados, consideram- -se as várias literacias que o projeto promove e, no âmbito da literacia digital crítica, destacamos a pertinência dos participantes aprenderem a avaliar a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes, com preocupação pela proteção e questões éticas. Assim, os participantes tornam-se capazes de tirar benefício pessoal e social do uso das tecnologias, assumindo-se como cidadãos ativos. Inspirados na ideia de Sydney Harris (1985) de que o propósito da educação é transformar espelhos em janelas, sugerimos a proposta de transformar janelas em realidades inclusivas. Não é a imagem do “velhinho à janela”, a observar o presente e o futuro a ser construído, mas da pessoa mais velha a construir a paisagem, no presente e para o futuro.
- O moodle e a pedagogia no ensino superior : um casamento ou um divórcio tecnológico?Publication . Patrão, Carla; Soeiro, DinaO projecto e-aulas é um espaço que utiliza a plataforma Moodle para os estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra, como complemento à formação presencial, cujo objectivo é melhorar a qualidade da aprendizagem. A plataforma é usada em mais de 100 disciplinas, de 16 cursos, apoiando cerca de 2000 utilizadores. A problemática central desta comunicação é a análise crítica do contributo da utilização do Moodle para a mudança nas percepções, metodologias e atitudes dos professores, estudantes regulares, estudantes trabalhadores e estudantes surdos sobre a aprendizagem e a pedagogia. A metodologia deste estudo é essencialmente qualitativa, baseada na análise de conteúdo de entrevistas a professores e estudantes e de dados da plataforma, como fóruns e estatísticas. Alguns professores aproveitaram o Moodle como uma boa oportunidade para mudar as metodologias pedagógicas, tornando as suas disciplinas mais abertas à participação dos estudantes. O uso pedagógico do e-aulas é especialmente eficaz para os estudantes trabalhadores, contrariamente aos estudantes surdos que não se queriam expor perante os colegas ouvintes. O estudo indica algumas pistas para os professores, no sentido da inclusão dos estudantes não tradicionais no ensino superior.
- Letras prá vida a esperançar com Paulo FreirePublication . Soeiro, Dina; De Oliveira Santos, Lina Cláudia; Parreiral, Sílvia; Patrão, Carla
- Letras prá vida : os media ao serviço da literaciaPublication . Soeiro, Dina; Patrão, Carla; Parreiral, Sílvia; Carvalho, VeraDesde 2015 que o projeto Letras Prá Vida dinamiza oficinas de alfabetização e de literacia digital com adultos, promovendo a compreensão do mundo através da literacia com e para os media. Actualmente as oficinas contam com cerca de 120 participantes, maioritariamente mulheres, entre os 20 e os 95 anos de idade, de etnia cigana, imigrantes, idosos institucionalizados e não institucionalizados, organizados em nove grupos com diferentes níveis de literacia. Entre as muitas atividades, exploram jornais, revistas e outras publicações como o “Borda D’Água”, pesquisam na Internet, escrevem memórias e participam no programa de rádio “Velhos Amigos”, emitido na MundialFM. Os alunos de Comunicação Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, têm participado no projeto, realizando entrevistas, reportagens, vídeos, documentários, e desenvolvem competências e aptidões jornalísticas, saber-fazer profissionais, auto-determinação, participação cívica, autonomia, sentido de responsabilidade e de cidadania.
- E-aulas na ESEC : muito para além das aulasPublication . Patrão, Carla; Soeiro, DinaA aprendizagem acontece muito para além das aulas. Numa lógica à Bolonhesa, de tutoria, orientação, a utilização de um sistema de gestão da aprendizagem através da Internet possibilita um acompanhamento para além de limites de horários, espaços presenciais, formais, distâncias. Por isso, neste artigo, mais do que promovermos o Moodle, daremos voz a quem o utiliza e a quem dele precisa para falar do que é o E-aulas, das suas potencialidades pedagógicas por explorar, do que tem muito mais para oferecer do que apenas ser um distribuidor de conteúdos, que pode ser um promotor de contextos de desenvolvimento pessoal, social e até organizacional.