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  • O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento social
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
  • Empatia, uma chave para a intergeracionalidade
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe
  • Formação académica e projetos de práticas artísticas: uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Vasconcelos, António Ângelo; Felício, Pedro
    No âmbito da Pós-graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procurou-se, a partir de necessidades identificadas nos contextos de ação pessoal, profissional e/ou comunitária dos formandos, construir a centralidade da formação. Ao considerarmos este objetivo como eixo central do processo formativo, procurámos ultrapassar os tradicio nais currículos fragmentados que impõem as Unidades Curriculares como barreiras ao trabalho coletivo entre docentes e entre estes e os estudantes. Trata-se, numa primeira parte, e de acordo com o mote lançado pelo MEXE, de analisar a forma como se construiu o “comum” no próprio processo formativo. Numa segunda par te, numa lógica próxima da meta-análise, procurámos analisar o “comum” em três dos projetos efetivamente desenvolvidos e concluídos pelos formandos, identifican do o que os aproxima e distancia enquanto processos de intervenção artística nesses contextos.
  • Vozes cruzadas: interação e aprendizagens intergeracionais em tempo de pandemia
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
    O projeto idoSOS – intertwined voices iniciou-se em setembro de 2020, no âmbito do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), obtendo financiamento do Banco Santander no âmbito de um concurso interno do Instituto Politécnico de Setúbal que visava apoiar projetos direcionados para a criação de respostas às problemáticas decorrentes da pandemia originada pelo SARS-Cov-2. Trata-se de um projeto que teve como objetivo investigar estratégias intergeracionais eficazes para minorar o isolamento social da população idosa, valorizá-la e reforçar a sua capacidade de enfrentar situações de emergência. Através da metodologia adotada, procurou-se criar vias para o diálogo e encontro entre jovens e idosos/as que resultassem em processos empáticos de apoio e aprendizagem mútua. Aos jovens participantes - estudantes da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural (ESE-IPS), sobretudo dos 2º e 3º ano, que por sua iniciativa se inscreveram na bolsa de voluntariado do projeto - era esperado que também desenvolvessem competências transversais, úteis à sua formação. Os/asidosos/asforam escolhidos entre utentes de dois centros de dia do concelho de Setúbal, um em meio rural e outro urbano. Os resultados do projeto, aferidos a partir da análise dos dados recolhidos nos processos de monitorização e avaliação do projeto que integram vários instrumentos de investigação, são analisados em dois aspetos fundamentais: 1) a relação/interação entre o par jovem/idoso e do que dela advém em termos da consecução dos objetivos do projeto; 2) a eficácia e valor atribuído às metodologias e estratégias usadas no projeto. Esta comunicação focar-se-á, fundamentalmente, nos resultados relativos ao primeiro tópico.
  • Políticas de educação sexual
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele
    Analisam-se as políticas públicas nesta área, seguidas em Portugal no período compreendido entre 1984 e 2009, nomeadamente os referenciais de regulação e cognitivos, e o modo como uma diversidade de actores participaram na sua construção.
  • A valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurriculares
    Publication . Pereira, A; Figueiredo, Carla Cibele; Rodrigues, Maria Rosário; Jesus, Isabel
    No âmbito do Ensino Superior, propomos uma abordagem educativa de carácter inovador, apresentando os objetivos e metodologia associados a uma Unidade Curricular (UC) denominada como Carteira de Competências, que faz parte dos planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESEIPS). Esta UC proporciona uma aprendizagem centrada em contextos extracurriculares, internos ou externos à escola, em diferentes âmbitos de intervenção, procurando-se uma aproximação dos alunos à comunidade envolvente. A metodologia de trabalho e o modelo de avaliação utilizados na UC são flexíveis e adequados às especificidades de cada estudante, não se operacionalizando as horas de contacto através de aulas mas sim de sessões de trabalho com um professor tutor. A UC só se conclui após a obtenção de 5 ECTS ao fim dos três anos da licenciatura. Desta forma apresentamos a caracterização dos objetivos e a forma de trabalho utilizados na UC Carteira de Competências, integrando também uma reflexão sobre este percurso, essencialmente promovida a partir da coordenação da UC e das coordenações de diferentes cursos.
  • Aspectos facilitadores e inibidores da participação dos estudantes na governação das instituições do ensino superior
    Publication . Figueiredo, Carla Cibele; Palma, Albertina; Pessoa, Ana Maria; Fialho, Filipe; Mourato, Joaquim
  • Género e cidadania na educação: um percurso de formação partilhado
    Publication . Pessoa, Ana Maria; Figueiredo, Carla Cibele; Jesus, Isabel Henriques de