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  • Learning evidence based practice through involvement in investigation actiities:
    Publication . CARDOSO, MÁRIO; Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Nascimento, Patricia; Pedrosa, Ana Rita; Gonçalves, Paulo
    Objective: to understand how students perceive their involvement in investigation activities and how they contribute for the development of evidence-based practices. Method: qualitative, cross-sectional, descriptive, and exploratory study, carried out in Portugal, in August 2019. A focus group of eight participants was formed to answer the question: “What are the advantages of the participation of nursing students in investigations for the development of knowledge, attitudes, and performance in the use of evidence?” The software NVivo was used for a content analysis. Results: five categories and subcategories emerged from the qualitative analysis of findings: selflearning, integration of theory and practice, interdisciplinary work, evidence-based decision making, and scientific literacy. Conclusion: creating an effective learning experience helps building knowledge and can contribute for the health of the community, for improved educational results during the internship, and for the development of the abilities necessary for Evidence Based Practice.
  • Definição do conteúdo da mnemónica posicionar
    Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Marques, Maria de Fátima Mendes; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO; Henriques, Helga
    Introdução: A Terapêutica de Posição é uma terapêutica essencial na prestação de cuidados de saúde, coadjuvante no tratamento de várias morbilidades, importante para a promoção do conforto e bem-estar em pessoas de maior fragilidade, auxiliando na prevenção de várias complicações decorrentes da doença e/ou tratamento. Objetivo: Definir os indicadores da Mnemónica – POSICIONAR, para futura validação por um painel de peritos. Método: Estudo de abordagem mista, desenvolvido em 3 fases. Apenas nos centramos na abordagem qualitativa do segundo estudo. Participaram 9 enfermeiros peritos que responderam, em duas rondas, a dois formulários, que foram sujeitos a análise temática de conteúdo segundo Bardin. Resultados: A análise de conteúdo permitiu a organização de um conjunto de intervenções para as 10 categorias definidas a priori e que são representativas da terapêutica de posição. Conclusões: O instrumento proposto, possibilita sistematizar um conjunto de critérios a utilizar na avaliação e promoção da segurança da pessoa a posicionar, bem como, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e a continuidade de cuidados.
  • Autopercepção dos estudantes sobre a participação em atividades extracurriculares de transferência de conhecimento :
    Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; CARDOSO, MÁRIO; Nascimento, Patricia; Pedrosa, Rita; Gonçalves, Paulo
    Introdução: A emergência de um novo paradigma na formação na área da saúde apela ao aumento das competências associadas à ciência, para que os futuros profissionais tenham conhecimento sobre métodos e técnicas de investigação e utilizem a literacia científica como uma ferramenta de trabalho. Objetivos: Compreender como os estudantes percepcionam o seu envolvimento nas atividades do projeto da Transição Segura e o contributo para o desenvolvimento de uma prática baseada na evidência. Métodos: Focus Group com oito estudantes finalistas de enfermagem, que respeitavam os critérios de inclusão e que participaram no projeto. A análise qualitativa dos achados seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: A análise do discurso dos participantes permitiu a definição de cinco categorias sobre o seu envolvimento no projeto: trabalho interdisciplinar, integração teórico-prática, tomada de decisão clínica baseada na evidência, autoaprendizagem e literacia científica e respectivas subcategorias. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de translação do conhecimento para a clínica contribui para a sua aprendizagem, promove a tomada de decisão baseada na evidência, desenvolve competências de pesquisa, análise e transferência do conhecimento para a práxis.
  • Conhecimento na clínica em saúde:
    Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Marques, Maria de Fátima Mendes; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO; Sousa, Armando David; NASCIMENTO, TIAGO
    A produção de investigação e a utilização dos seus resultados não têm evoluído da mesma forma. O crescimento exponencial de estudos na área da saúde tem possibilitado o aumento da evidência para sustentar uma prática clínica de qualidade e segura. A revisão da literatura e a experiência do grupo de investigadores demonstram que a transferência do conhecimento para a clínica é mais lenta, com implicações na práxis e impacto negativo nos sistemas de saúde e nos custos associados. O grupo tem trabalhado aspetos relacionados com a transferência do conhecimento para a prática clínica e advoga que, desde o desenho do projeto de investigação à obtenção dos achados, importa prever a utilização do novo conhecimento. Evidenciar os melhores resultados e indicadores de saúde, através de cuidados centrados na pessoa, pode influenciar as políticas e os decisores políticos, contribuindo para um sistema mais equitativo e sustentável, com participação e envolvimento dos profissionais.